Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Notícias do Vale do Taquari-RS



1- Notícias Regionais 21/10/2010 - Quinta-Feira

Ponte da Estrada da Divisa São Jacó - Linha Wink é reformada
A Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), está reformando a ponte da Estrada da Divisa. A mesma liga as localidades de São Jacó e Linha Winck.Os trabalhos deverão estar concluídos já nesta quarta-feira, dia 20, quando o trânsito voltará ao normal. Durante a obra de recuperação da ponte, os usuários são orientados a utilizarem vias alternativas, como a Estrada Jacob Müller.

2- Censo 2010
O responsável pelo IBGE na sub-área de Estrela, Paulo Ricardo Hamester,
informou que nesta "reta final" do Censo Demográfico 2010 está informando o encerramento da coleta dos dados, e o objetivo agora é buscar eventuais pessoas não recenseadas Os domicílios fechados são aqueles onde o recenseador identificou que havia morador na data de referência, mas ainda não conseguiu aplicar o questionário (moradores nunca estão em casa - também há casos de resistência em prestar as informações).

3- A situação da Sub-área Estrela está da seguinte forma: COLINAS - encerrado - 2.419 moradores, nenhum domicílio fechado. CRUZEIRO DO SUL - encerrado - 12.255 moradores, 17 domicílios fechados. ESTRELA - em andamento - 29.744 moradores até o momento, 268 domicílios fechados. IMIGRANTE - encerrado - 3.013 moradores, 1 domicílio fechado. POÇO DAS ANTAS - encerrado - 2.016 moradores, nenhum domicílio fechado. ROCA SALES - em andamento - 9.974 moradores até o momento, 39 domicílios fechados. TEUTÔNIA - em andamento - 26.741 moradores até o momento, 152 domicílios fechados. WESTFÁLIA - encerrado - 2.764 moradores, 4 domicílios fechados. Até o dia 27 deste mês o IBGE encerra por completo a coleta dos dados. Segundo Paulo Ricardo, é importante deixar claro que, após o encerramento da coleta, estima-se que os trabalhos de conferência e supervisão se estenderão até a data máxima de 30/11 - mesmo nos municípios tidos como encerrados, a população aqui divulgada não é definitiva, ainda podendo ocorrer mudanças, principalmente em função da existência de domicílios fechados.

4- Concurso Público da Prefeitura de Estrela
Realizaram no sábado (16/10) e domingo (17/10), no Colégio Santo Antônio, as provas objetivas, para as 18 vagas previstas nos 13 cargos ofertados. No total foram 1267 inscritos com destaque para o cargo de auxiliar administrativo com 680 candidatos para 3 vagas. O gabarito da prova encontra-se no site da Prefeitura de Estrela www.estrela-rs.com.br no link “concursos públicos, no site da Schonnor www.schnorr.com.br e no mural da Prefeitura afixado no hall de entrada. Para os candidatos que desejam recurso das questões devem encaminhar o requerimento junto ao Protocolo da prefeitura até a quarta-feira, dia 20, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Confira o cronograma: 26/10/2010 - Publicação do resultado recurso revisão de questões; 28/10/2010 - Identificação das Provas às 10h na Prefeitura; 29/10/2010 - Publicação Notas através de Edital, até o final do expediente ; 03/11/2010 - Recurso de revisão de notas; 05/11/2010 - Publicação do resultado recurso revisão de notas; 08/11/2010 - Realização do sorteio de desempate, se houver; 10/11/2010 - Publicação do Resultado Final

5- Encantado
O espetáculo Jogo da Memória, que integra o Projeto Lâmpada Mágica, será encenado quinta-feira, dia 21, às 15 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado. A peça, que fala sobre a amizade, é direcionada a estudantes de 8 a 14 anos.
A entrada para o espetáculo é gratuita, com sugestão de doação de material escolar, que será destinado para a Associação Pró-Menor Encantadense (AME).

6- Cruzeiro do Sul
A Emater, Clubes de Mães, Grupos de Senhoras e Comunidade do Passo de Estrela, Cruzeiro do Sul, promovem hoje, quarta-feira, o Encontro da Alimentação, que neste ano terá como tema: "Todos contra a fome".
A programação ocorre no pavilhão comunitário, das 09 às 16 horas.

7- PAVERAMA
Em Paverama, a prefeitura está inscrevendo para o Concurso Público, para preenchimento de 16 vagas.
Os cargos disponíveis são de médico, professores de séries iniciais, finais e de educação infantil, agente administrativo, servente, pedreiro, procurador jurídico, assistente social e psicólogo. As provas se realizarão no dia 05 de dezembro.

8- CONCURSO PÚBLICO EM IMIGRANTE
Inscrições para a seleção de pessoal na Prefeitura de Imigrante terminam dia 21. São 10 vagas no total, nas funções de auxiliar de escritório, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de Creche, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, técnico de contabilidade, tesoureiro, eletricista, operário, médico clínico geral, médico pediatra, motorista e oficial administrativo.
As inscrições devem ser feitas através do site www.objetivas.com.br. As provas serão aplicadas no dia 13 de novembro.

9- Fazenda Vila Nova
A Administração Municipal de Fazenda Vilanova, através do Departamento de Cultura, realizou nesta terça-feira, dia 19, a terceira edição da Exposição de Artes Plásticas. A mostra faz parte da comemoração de 15 anos do município e integra a programação da ExpoFaz 2010.

10- Exposição
Iniciou na terça-feira, dia 19, e vai até 28 de outubro a 3ª Exposição de Orquídeas realizada em homenagem à primavera junto à Biblioteca Pública de Lajeado, em parceria com a Associação dos Orquidófilos de Lajeado (Asol).

11- Lajeado
Hoje, será realizado no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado o 8º Seminário Regionalizado Sentinela. Será a partir das 13h30min, voltado para profissionais da área de educação e assistência social com o objetivo de capacitar os atores sociais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

12- Univates
Será realizado na Univates, nos dias 17 e 18 de novembro, o XI Workshop em Alimentos, que visa a qualificar profissionais ligados à área de alimentos por meio do aprimoramento de seus conhecimentos.
O evento ocorrerá no auditório do Prédio 3, nos turnos manhã e tarde. As inscrições podem ser efetuadas pelo site da Univates.

13- Expovale 2010
Escolas de toda a região vão se encontrar em programação especial durante a XVII Feira Industrial, Comercial e de Serviços – Expovale 2010. Será nos dias 16 e 17 de novembro, das 14h às 18h, no Parque do Imigrante em Lajeado.
É a maior feira de negócios e lazer do Vale do Taquari também oportunizando a integração de crianças e adolescentes. Os convites enviados pela comissão organizadora do evento se estendem a alunos do Ensino Fundamental da rede pública de toda a região, mais as escolas particulares de Lajeado.
As instituições de ensino que confirmarem presença terão a entrada liberada na feira e ainda recebem um ingresso para cada aluno usar no Parque de Diversões.


14- AMTURVALES
A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) participa, pelo segundo ano, da Feira das Américas, na cidade do Rio de Janeiro.
A programação, que acontece paralelamente ao 38º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens, inicia nesta quarta-feira, dia 20, e segue até sexta-feira, dia 22, e é promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).A Feira das Américas - ABAV é um evento que reúne toda a cadeia produtiva do Turismo.
Durante os três dias do evento, os visitantes poderão buscar informações sobre o que está acontecendo no mercado, quais as novidades dos expositores, realizar networking com profissionais de diversos segmentos e preparar-se para o crescimento do setor.

15- Travesseiro
Começou na semana passada o revestimento primário de 42 quilômetros de estradas municipais de Travesseiro.
O trabalho será executado pelo valor de 324 mil reais.
16-Lajeado
A Prefeitura de Lajeado comunica que no dia 1º de novembro não terá expediente externo nem interno nas repartições públicas municipais. A medida é conforme Decreto, que transfere o ponto facultativo de 28 de outubro, Dia do Servidor Público, para o dia 1º de novembro nas repartições.
As escolas municipais seguirão calendário próprio. Quanto aos postos de saúde, somente o do Bairro Montanha estará aberto, no horário das 7h30min às 21h45min, sem fechar ao meio-dia.
17- Doutor Ricardo
A Secretaria de Saúde de Doutor Ricardo programa para o dia 26 de outubro evento alusivo a prevenção em Saúde Bucal. A programação inicia às 8 horas e 30 minutos, com diversas atividades previstas.

18- Lajeado
A Prefeitura de Lajeado fez uma limpeza geral nas imediações do túnel que interliga os bairros São Cristóvão e Santo André, no final da Rua São Paulo e que se situa sob a RS 130.
No local foi feita roçada, capina e recolhido o lixo verde, além de ser removida a terra que estava cobrindo a escadaria.

19- Leitura para todos
A Univates promove, até 10 de novembro, a campanha "Leitura para todos". O objetivo é recolher doações de material escolar e livros de literatura. Os donativos serão repassados a entidades do Vale do Taquari.
Além de alunos, professores e funcionários da Instituição, a comunidade da região também está convidada a participar. Caixas coletoras estão instaladas na Univates, na Biblioteca, Atendimento ao Aluno e hall de entrada dos prédios 1 e 11.

20- TEUTÔNIA
Hoje, das 13h30min às 18h, a CIC Teutônia promove o II Fórum do SPC de Teutônia. O evento será realizado no Grêmio Cultural e Recreativo Teutoniense e contará com palestras que buscam motivar as equipes de trabalho a fomentar novos negócios.

21- UNIVATES
Estão abertas as inscrições na Univates, para a segunda edição do Curso de Churrasco para Mulheres, marcado para ser realizado nos dias 28 de outubro e 4 e 11 de novembro, na Univates. A atividade visa realizar visita a açougue para a escolha das carnes, elaborar o churrasco e desenvolver técnicas de bem-servir.

22- FERIADO DE FINADOS
O feriado de Finados e sua véspera devem alterar mais uma vez os horários de funcionamento de prefeituras da região.
Entre estas estão as prefeituras de Travesseiro e de Cruzeiro do Sul, que fecham no final da tarde do dia 29, para reabrir na manhã do dia 03 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário