Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 12 de novembro de 2010

Prefeito Celso Bronstrup e Secretário Gardel de Estrela
recebem Campeão de Bicicross
NOTÍCIAS REGIONAIS – VALE DO TAQUARI
12-11-2010 – 6ª FEIRA


1- Censo 2010

Na quinta-feira, dia 11 de novembro, às 14 horas, foi realizada no Centro de Cultura e Turismo de Estrela a reunião de encerramento da CMGE - Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Censo 2010 do município de Estrela.
Números preliminares foram repassados aos integrantes da CMGE.
Números oficiais estarão à disposição da comunidade a partir do dia 29 de novembro de 2010. Primeiro o TCU será informado sobre os dados de todo o Brasil.
Os integrantes da CMGE que foi criada em 2009, receberam Certificado de Participação no Censo 2010 do IBGE, assinado pelo presidente nacional da instituição, Paulo Pereira Nunes.
Representantes da Aepan-ONG, IECLB, imprensa, Prefeitura Municipal de Estrela, Emater, STR Estrela, CRE, Brigada Militar e outras entidades, integraram a CMGE – Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Estrela, no Censo IBGE 2010.
Jones Bianchetti, Coordenador de Área e Paulo Hamester, Coordenador de Sub-Área comandaram os trabalhos.

2- Festival de Teatro - Menina de Estrela conquista troféu de melhor atriz estudantil em Dois Irmãos
Uma menina de Estrela conquistou o troféu de melhor atriz estudantil, em festival estadual de teatro realizado recentemente no município de Dois Irmãos.
Trata-se de Laura dos Santos Birckhauer, que completou 11 anos de idade nesta quarta-feira (10/11).
Ela integra o Grupo de Teatro D’Tudo um Poko.
A premiação foi decorrente da participação na encenação do sketch (peça teatral) “As bonecas”.
O grupo é dirigido pelo professor Fernando Tepasse e os ensaios ocorrem às quintas-feiras de manhã, nas dependências do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann.
Esta semana, Laura dos Santos Birckhauer recebeu a homenagem do coordenador de Cultura, José Renato Schneider e da secretária municipal de Cultura, Belkis Calsa.

3- Piloto destaque no bicicross visita Prefeito

O piloto de bicicross Lucas Pasch, 17 anos de idade, tem sido destaque no Estado.
Natural e residente em Estrela, Pasch venceu recentemente a etapa Campo Bom na categoria “19 anos +”.
No ranking estadual, o estrelense terminou em quarto lugar.
Nesta semana, Lucas Pasch visitou o prefeito Celso Brönstrup.
Ele esteve acompanhado do secretário municipal de Esportes e Lazer (Smel), Nardir Steffens.
“Parabéns, Lucas. Você agora é referência no esporte para outros jovens”, cumprimentou Brönstrup.
A visita aconteceu no Gabinete do Prefeito e Lucas Pasch exibiu os dois troféus que conquistou em 2010.
“Esse foi o primeiro ano nesse esporte e está dando certo”, observou Pasch, acrescentando que treina na pista municipal de bicicross, em Estrela.

4- Encontro de gerações
Projeto Vida Saudável visita Emei Raio de Sol
A Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), está desenvolvendo o projeto Vida Saudável.
O mesmo atende mais de 210 alunos na faixa etária acima dos 45 anos.
O projeto desenvolve aulas de atividades físicas, recreativas e de lazer, proporcionando melhor qualidade de vida aos participantes.

Foi pensando nisso que o Núcleo do Bairro Oriental desenvolveu oficina de fuxico, recentemente, com as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol, onde os participantes do Vida Saudável ensinaram as crianças a fazerem o fuxico.
Esta atividade faz parte da iniciativa "HOJE TEM RECEITA DA VOVÓ" desenvolvido também pelo Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), trabalhando dessa vez uma oficina artesanal.

5- Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela lança Vestibular de Verão 2011/1

A Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela recebeu na noite de segunda-feira (08/11) cerca de 150 pessoas no auditório da instituição para o lançamento do Vestibular de Verão 2011/1, ocasião que ocorreu também os lançamentos do Jornal Profissionais do Futuro, Natal Solidário, Laboratório de Turismo e os cursos de Pós-Graduação 2011/1.

As inscrições para o Vestibular ocorrem 17/12, de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, e sábados, das 7h30min às 11h30min na secretaria ou pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular.
A prova de redação acontece no dia 18/12, a partir das 13h, na Faculdade.
Cursos oferecidos:
Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (noturno)
Duração: 04 semestres
Vagas: 50
Titulação: Tecnólogo em Secretariado

Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio (noturno)
Duração: 06 semestres
Vagas: 50
Titulação: Tecnólogo em Agronegócio

Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo (noturno)
Duração: 04 semestres
Vagas: 50
Titulação: Tecnólogo em Gestão de Turismo

6- Uame elege diretoria

Em assembléia realizada na noite de ontem (10/11), foi reeleito Celso Machado presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – Uame – para o biênio 2011/12.
A reunião aconteceu na Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, ficando marcada a posse da nova diretoria para dia 16 de dezembro, na Associação dos Moradores do Bairro Oriental, numa confraternização conjunta com a entrega da premiação aos primeiros colocados dos Jogos Interbairros, que estão sendo realizados em conjunto com a SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Até lá, Celso Machado terá preenchido todos os cargos de diretoria da UAME.

7- Curso de formação de Ecolideranças - Prefeitura abre inscrições para curso gratuito

ESTRELA – A Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e Instituto Palavra Ações, está com as inscrições abertas para o Curso gratuito de Formação de Ecolideranças, que ocorre nos meses de novembro a dezembro, na Câmara de Vereadores de Estrela.
A formação ocorre nos dias 16/11; 17/11; 23/11; 24/11; 30/11; 01/12; 07/12; 08/12 e 10/12 das 19h às 22h.
As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Rua Coronel Flores, 353, Centro – Estrela, ou através do e-mail meioambiente@estrela-rs.com.br. Mais informações e dúvidas através do telefone (51) 3981.1043.


16- “Primeiro” Música na Praça ocorre no dia 22
ESTRELA – No dia 22 de novembro data que se comemora o Dia do Músico, a Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com apoio do Núcleo Cultural promove o “1º Música na Praça", um palco aberto para apresentações de músicos, individuais ou em grupos. O evento ocorrerá junto à Praça Menna Barreto, a partir das 17h até às 22h.
As inscrições serão gratuitas e livres para apresentações individuais ou em grupos e podem ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, a ser retirada no Centro de Cultura e Turismo, até o dia 18. Mais informações 3981-1089 ou pelo e-mail: secultur@estrela-rs.com.br

8- Estadual de Vôlei
Final da infanto será em Estrela
A equipe de voleibol infanto-juvenil da Languiru/CML/Avates/Prefeitura de Estrela entrou em quadra na sexta feira para enfrentar mais dois desafios válidos pelo Campeonato Estadual de Voleibol.
Aproveitando o ritmo adquirido na Taça Paraná, o elenco manteve a invencibilidade e superou, por 3 X 0, a UCS (Caxias do Sul) e o União (Porto Alegre).
Como encerrou fase classificatória com a melhor campanha, conquistou o direito de trazer para Estrela a fase final, que ocorre no dia 21 de novembro.
O adversário sairá do confronto entre Notre Dame, de Passo Fundo; e Sogipa, da capital.
O perdedor enfrenta a equipe estrelense na semifinal e o vencedor luta com o União na busca da vaga na decisão.


9- Expovale 2010 começa hoje
Começa hoje, a 17ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços.
A Expovale 2010 realiza-se até 21 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.
A solenidade de abertura ocorre no Pavilhão de Shows às 18 horas com a presença de autoridades, lideranças, empresários e público em geral.
A expectativa é de receber mais de 200 mil visitantes e movimentar R$ 44 milhões em negócios, superando as marcas da edição de 2008.

10- Proerd em Capitão encerra hoje
A Secretaria da Educação e a Brigada Militar de Capitão encerram hoje, mais uma edição do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência).
A solenidade de formatura dos alunos será no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 19 horas e 30 minutos.


11- Colégio Teutônia tem apresentação
Hoje, o Expressart Grupo de Dança, do Colégio Teutônia, realiza seu espetáculo de final de ano. Tendo por local o auditório da escola, o evento inicia às 20 horas.
Também participam do espetáculo a Artte Escola de Dança, com bailarinos de Estrela e Lajeado. Ingressos antecipados podem ser adquiridos por 3 reais, e, na hora custarão 5 reais.

12- Prefeituras da região representadas em Brasília
Dez prefeituras da região estiveram representadas em Brasília, em evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios.
Na capital federal os prefeitos e vices do Vale do Taquari analisaram a conjuntura política pós-eleitoral e apresentaram pedidos ao novo governo, entre eles, a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a divisão igualitária dos Roialties do Pré-Sal.

13- Cruzeiro do Sul discute campanha contra brucelose
Em Cruzeiro do Sul, o prefeito Rudimar Muller, o vice José Iran Maria e o secretário da Agricultura, Volmir Dullius, discutiram com representantes do Conselho Agropecuário, veterinários, Emater e CIC Vale do Taquari, uma possível campanha para erradicação da brucelose e tuberculose bovina.
O modelo seria o mesmo aplicado na Comarca de Arroio do Meio.

14- Centrais Sindicais querem Salário Mínimo de 580 reais
As centrais sindicais iniciaram mobilização em defesa do salário mínimo de R$ 580 em 2011.
Ontem, líderes sindicais, sob o comando do deputado e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT), se reuniram com o vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT), e com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), na tentativa de sensibilizar os congressistas para aprovação do salário mínimo no valor desejado.

15- Lajeado realiza evento Gospel
A Prefeitura de Lajeado promove no dia 20 de novembro, no Parque Histórico, o 1º Encontro Gospel do município. O evento será realizado das 16 às 22 horas e o ingresso será 1 kg de alimento não perecível, a ser doado às entidades assistenciais SLAN e Lar Tabita.

16- Teutônia tem mostra cultural amanhã
A Secretaria de Educação de Teutônia realiza neste sábado, dia 13, mais uma edição da Mostra Artístico-Cultural da rede municipal de ensino.
O evento está marcado para as 8 horas, na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (Sociedade de Água).
Na ocasião ocorre a apresentação de trabalhos de estudantes de 5ª a 8ª séries das escolas municipais.

17- Previsão de safra de grãos pode chegar à 149 milhões de toneladas
A safra de grãos 2010/2011, em fase de plantio, está projetada entre 146 milhões e 149 milhões de toneladas.
A estimativa faz parte do segundo levantamento de intenção de plantio, divulgado pela Conab.
O total indica uma redução em relação a safra passada, que alcançou recorde de 148,82 milhões de toneladas.


18- Culto de Natal na Univates
Será realizado na Univates, no próximo dia 26 de novembro, um culto ecumênico de Natal, promovido pelo Núcleo de Cultura, que celebrará o início do período do Advento 2010.
A atividade ocorrerá, a partir das 20h45min, no jardim entre a Biblioteca Central e o Prédio 7.
O culto será celebrado pelo Padre Antonio Puhl e pelo Pastor Oscar Miguel e terá, ainda, a participação de alunos da Univates nas atividades litúrgicas, além do Coral Vocalize. A previsão de duração é de 45 minutos.

19- Encomenda de alevinos em Paverama
Em Paverama encerra nesta sexta-feira, dia 12, o prazo para que os produtores rurais encomendem os alevinos.
A ação faz parte de uma parceria da Administração Municipal com a Piscicultura Dalferth para beneficiar os produtores rurais do município.
As encomendas podem ser efetuadas diretamente na Secretaria de Agricultura.

20- Feira do peixe em Estrela
No próximo sábado, dia 13, ocorrem as tradicionais Feiras do Peixe e do Produtor Rural, na praça Henrique Roolaart, em Estrela, a partir das 7 horas. Estarão disponíveis pescados vindos diretamente de criadores do interior do município. As feiras são realizadas pela Secretaria de Agricultura e Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário