Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 15 de novembro de 2010

Seminário realizado em Estrela-RS


1- Celso Bronstrup participou de reunião da Amvat

Celso Bronstrup, prefeito de Estrela, participou no dia 12 do encontro mensal da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) presidida por Paulo Cezar Kolrausch.
A reunião foi realizada no Parque do Imigrante em Lajeado, onde acontece a Expovale.

O encontro ainda teve a participação do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da região dos Vales (Amturvales), Ronaldo Zarpelon.

2- Ex-atletas e ex-dirigentes do Estrela F. C. se reúnem novamente.
O segundo encontro acontece dia 20 de novembro daqui a um mês.

A programação do dia 20 de novembro, inicia às 16h com uma partida de futebol no Estádio Municipal Aloísio Valentim Schwertner, sem cobrança de ingressos.
As 19h, tendo por local o CTG Raça Gaudéria, acontece a abertura do Mural Recordar é viver, com muitas fotos, e as 21h será servido o jantar.

No encontro do ano passado, estiveram presentes 94 ex-atletas e ex-dirigentes, e para este ano já estão confirmados mais de 200 acompanhados das esposas. Rádio Stúdio FM 106.3 transmite o evento.

3- Lideranças de Estrela recursos em Brasília

Uma comitiva formada por representantes dos poderes Legislativo e Executivo esteve em Brasília (DF), acompanhando o andamento de projetos de interesse do município de Estrela.
O presidente da Câmara Marco Wermann (PT), o secretário Juarez Fülber (PPS) e o supervisor legislativo Valmor Griebeler, mais a responsável pela Central de Projetos da prefeitura, Daiane do Couto, mantiveram contatos em ministérios e órgãos do governo, assim como deputados federais, e Senadores.
A viagem teve o objetivo de agilizar a construção de um túnel na BR-386, na altura do Bairro Pinheiros, e da implantação de iluminação na mesma rodovia, no trecho da ponte até o trevo de acesso à cidade entre outros projetos.

4- Estrela-RS- Projeto Viva Verão 2011 deve iniciar em janeiro

A competição multi-esportiva mais quente do ano que ocorre tradicionalmente nos meses de janeiro e fevereiro, o “Viva Verão”, deve reunir no Parque Princesa do Vale um grande número de atletas, na disputa das modalidades esportivas como Vôlei de Praia (duplas masculinas e femininas); Futebol Sete (categorias sub 12 e sub 15), Skate e Bicicross.

As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 6 de dezembro, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

5- Projeto Colônia de Férias 2011

Os preparativos para mais uma edição do Projeto Colônia de Férias/Segundo Tempo já iniciaram na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro em Estrela.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens (Gardel) o Colônia de Férias deve iniciar no dia 10 de janeiro de 2011, com diversas atividades diferenciadas como: oficinas de dança, música, teatro, atletismo, passeios e atividades recreativas.
O projeto atenderá crianças e adolescentes de 7 a 14 anos em seis localidades: Loteamentos Populares I, II, III, IV e V; Bairro das Indústrias; Bairro Imigrantes; Auxiliadora; Centro e Loteamento Marmitt.

Inscrições
As inscrições serão realizadas nas Escolas e também na (Smel) a partir do dia 22/11/2010 até o dia 16/12/2010.

6- Estrela sediou 1º Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal

Estrela sediou dia 11 de novembro, na Soges, o I° Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal, evento que reuniu representantes de 120 municípios do Rio Grande do Sul e, contou com a presença dos secretários Estaduais, Ervino Deon (Educação) e Ricardo Englert (Fazenda).
O seminário foi realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Fazenda com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); 3ª Coordenadoria Regional de Educação e do Grupo de Educação Fiscal do Estado - RS (GEFE-RS).

7- Natal: Definidos os horários do comércio para Estrela

O horário de Natal foi o principal assunto da reunião de diretoria do Sindilojas Vale do Taquari.

O atendimento especial do comércio para o mês de dezembro foi negociado pelo Sindilojas com o Sindicato dos Comerciários de Lajeado para as cidades de Estrela e Arroio do Meio.

A reunião foi coordenada pelo presidente Marcos Mallmann, que informou que as negociações de outros municípios da região ainda estão em andamento.

Horários de Natal Estrela:

Nos sábados, dias 04/12, 11/12– até a 17h e no sábado dia 18/12 – até as 18h
De 13 à 17/12 – até as 21h
De 20 à 23/12 – até as 21h
No domingo, dia 19/12 – das 17h às 21h
Dia 24/12 até as 17h
Dia 31/12 até as 17h

8- Estrelense vence Concurso de Redação do Senado Federal

Fernanda Rodrigues, 16 anos, representando a E. E. Vidal de Negreiros, venceu a etapa estadual do Concurso de Redação do Senado Federal.
Ela representou o Estado e ficou a campeã em nivel de Brasil.
Além de troféus e medalhas, recebeu dois note books.
Sua escola, ganhou quatro computadores.
Em 2007 ela já tinha ficando entre as melhores do País na Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa.

9- Membros do Comdica e Conselho Tutelar se reúnem no Projeto Social Menina Moça

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Conselho Tutelar, de Estrela, realizaram reunião junto ao Projeto Social Menina Moça.
O mesmo funciona junto ao Colégio Martin Luther.
De acordo com os conselheiros, objetivo foi prestigiar o Projeto Social, que iniciou atividades em julho de 2002.
Atualmente, atende a 22 meninas entre 10 e 16 anos de idade, provenientes de famílias carentes de Estrela.
As meninas são oportunizadas a realizar trabalhos manuais, como bordados, tricô e crochê.

10- Abertura da Expovale destaca o potencial de desenvolvimento do Vale do Taquari
Empresários, autoridades, políticos e lideranças locais e nacionais prestigiaram na sexta-feira à noite, dia 12, a abertura da 17ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços – Expovale 2010.
O evento realizado no Parque do Imigrante foi marcado pelos discursos de otimismo com a feira e o enaltecimento coletivo do potencial de desenvolvimento do Vale do Taquari.
Até o dia 21 de novembro a Expovale será a vitrine desta pujança, evidenciada pelo que de melhor os mais de 360 expositores têm para mostrar.


11- Exposição fotográfica e outorga do título de Cidadão Honorário Encantadense integram a programação da 14ª Semana da Câmara de Vereadores de Encantado

Na terça-feira, dia 16, o Legislativo de Encantado inicia a programação especial da 14ª Semana da Câmara de Vereadores e dos 94 anos do Legislativo Encantadense.

Às 17h, os vereadores darão início a Sessão Solene e a Sessão Plenária Ordinária. Já às 19h, o fotógrafo Juremir Versetti inicia uma exposição fotográfica em homenagem aos 95 anos do município de Encantado.

A exposição que terá como tema “Nossa Gente, Nossa Cidade”, além de homenagear a cidade, visa retratar o cotidiano de Encantado e, ainda, auxiliar entidades do município.


12- Corpo de Bombeiros: "Prevenção é a melhor escolha"
Ano após ano, com a chegada do calor, centenas de pessoas morrem afogadas no Rio Grande do Sul. Nos meses de verão, a incidência aumenta em razão de as pessoas buscarem locais de banho, prática de esportes ou mesmo refugiar-se do calor, muitas vezes sem tomar os devidos cuidados com a segurança.
Para o capitão Eduardo Gener Pinheiro Medeiros, comandante do Corpo de Bombeiros, há três dicas importantes para se evitar acidentes: jamais entrar em águas desconhecidas, não entrar na água se tiver ingerido bebida alcoólica e nunca deixar crianças sem a supervisão de um adulto. "A prevenção é a melhor maneira de se evitar acidentes", orienta.
Ao contrário do que muitos pensam, explica o oficial, a maior parte dos afogamentos acontece em água doce (rios, lagos, açudes, cascatas). Estes locais escondem verdadeiras armadilhas, como lodo, obstáculos submersos, galhos, arames farpados, buracos e os mais diversos objetos que podem prender as pessoas pelas roupas ou causar ferimentos profundos.

13- Musical infantil “Salada Mista” foi transferido para dia 19
A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec) de Paverama comunica que a peça teatral “Salada Mista”, do teatro Luz e Cena, foi transferida do dia 17 para sexta-feira, dia 19 de novembro.
O vento será apresentado no ginásio da Comunidade Católica de Paverama e a apresentação acontece das 9h às 14h.
O teatro será extensivo aos estudantes de 1ª à 8ª séries, professores e comunidade em geral.

14- FAMURS
Um levantamento da FAMURS mostra que as 496 prefeituras gaúchas somam 270 mil servidores municipais.
Neste levantamento, mostra que somente a Prefeitura de Palmeira das Missões não vai conseguir pagar o 13º salário neste ano, e, outras vinte prefeituras pagarão com atraso.
No Vale do Taquari nenhuma prefeitura está incluída nesta situação.

15- Transporte Escolar
A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa aprovou a emenda da Famurs à proposta Orçamentária do Estado para 2011, que prevê acréscimo de R$ 10 milhões, aos R$ 56 milhões já previstos, como ressarcimento aos Municípios gaúchos que realizam o transporte escolar dos alunos da rede estadual de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário