Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 22 de novembro de 2010

Limpeza Arroio Saraquá - Bacia Taquari-Antas


NOTÍCIAS REGIONAIS – 22-11-2010 – 2ª FEIRA

Deputado Tiririca garante recursos para o PR
O desempenho eleitoral do palhaço Tiririca, em São Paulo, com mais de 1 milhão e 300 mil votos, resultará em lucro para o seu partido, o PR.
A votação de Tiririca valerá para o Partido da República, cerca de 2 milhões e 700 mil reais a mais por ano no rateio do Fundo Partidário, formado por recursos públicos e dividido de acordo com a votação de cada legenda.

Travesseiro-rs confirma médica
A Secretaria de Saúde de Travesseiro confirmou a médica Edel Holderried como a nova médica responsável pelo Programa Estratégia da Saúde da Família.
Além dos atendimentos no Ambulatório da Sede e no Posto de Saúde de Três Saltos Baixo a médica fará visitas domiciliares a acompanhará os trabalhos dos grupos de educação em saúde.

Teutônia-rs recebe concerto
Teutônia é uma das 10 cidades gaúchas escolhidas pelo Grupo Instrumentarium para receber o concerto “Música Antiga nas Igrejas”.
O evento está marcado para o dia 4 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja Evangélica Luterana Redentor do Bairro Canabarro, com entrada franca.
Serão apresentadas músicas barroca italiana e alemã do século 17.

Assistência Social de Travesseiro-rs
O Departamento da Assistência Social de Travesseiro está organizando para a próxima sexta-feira mais uma visita a Clinica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado.
Os interessados em acompanhar a visita devem realizar as inscrições no Cras, informando o número da carteira de identidade.

Capitão-rs divulgou eventos de final de ano
A Prefeitura de Capitão divulgou a programação das festividades de final de ano. A programação começa dia 05 de dezembro com missa às 19 horas, na Igreja Matriz, com a participação dos grupos culturais do município. Já às 20 horas ocorre o sorteio dos primeiros vale compras da campanha Nota da Sorte e inauguração oficial da Praça da Cidade, seguida de apresentação da OCLAJE.

Cic Teutônia-rs
A CIC Teutônia iniciou a comercialização dos estandes da exposição comercial e industrial da Festa de Maio 2011.
Até hoje, dia 22, a preferência é para associados expositores na Festa de Maio de 2008; de 23 a 26 de novembro, para associados não expositores em 2008; de 27 de novembro a 3 de dezembro, para empresas teutonienses não associadas à CIC; e a partir do dia 4 de dezembro para os demais interessados.

Colégio Alberto Torres
Os grupos de teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres de Lajeado apresentam nesta segunda-feira, dia 22, a partir das 19h30min no Centro Comunitário Evangélico, três montagens ensaiadas durante o ano. Os alunos apresentarão as peças: “Colônia de Férias”, “A Mansão da Família Machado” e “Tudo na vida tem um lado A e um lado B”.

Univates inaugura prédio 16
Na próxima quarta-feira, dia 24, às 18 horas, a Univates inaugura oficialmente o Prédio 16, situado ao lado do Complexo Esportivo da Instituição.
O novo prédio representa um investimento de mais de R$ 7,5 milhões. Além de abrigar salas de aula, auditório e laboratórios, o local também sediará a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde.

CTG de Encantado-RS
O CTG Giuseppe Garibaldi realiza nos dias 26, 27 e 28 de novembro, mais uma edição do Rodeio Crioulo Estadual.
O evento acontece no Parque João Batista Marchese, com as apresentações campeiras iniciando na 6ª feira, dia 26, e, as apresentações artísticas a partir da tarde de sábado, dia 27.

Censo 2010
Os números levantados no Censo 2010, representarão alteração na composição das câmaras de vereadores na região a partir da próxima eleição.
Pelo menos sete Câmaras terão acréscimos em número de vereadores.
Em Lajeado e Venâncio Aires, o número de vereadores passará de 10 para 15. Na cidade de Estrela que atualmente conta com 9 vereadores, o número de cadeiras no legislativo será de 13.
As cidades de Arroio do Meio, Encantado, Taquari e Teutônia passarão dos atuais 9 para 11 vereadores. Os demais municípios da região continuarão com 9 vereadores.

Câmara de Vereadores de Estrela-rs
Hoje, às 18 horas e 30 minutos, tem sessão ordinária da Câmara de Vereadores Estrela, com três projetos do poder executivo, na ordem do dia. O destaque fica para a proposta de alteração na lei que consolida a legislação tributária municipal.

Arroio do Meio-rs estrutura curso
Está sendo estruturado em Arroio do Meio, um Curso de Irrigação – Sistemas por Gotejamento e Fertirrigação, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, na Casa Cultural de Forqueta.
O curso com 16 horas de duração contará com a instrução do SENAR e terá aulas teóricas e práticas.

Marquinho Lang
O deputado estadual Marquinho Lang (DEM), já admite a possibilidade de concorrer a prefeito em Bom Retiro do Sul na eleição de 2012.
Marquinho deve enfrentar nas urnas o atual prefeito Celso Pazuch (PSB), que tentará a reeleição.

Tarso Genro anunciará secretariado
O governador eleito Tarso Genro (PT) pretende anunciar no mais tardar até quinta-feira, dia 25, a totalidade da composição do seu Secretariado. Entre hoje e amanhã Tarso pretende fechar acordo com o PDT, destinando aos trabalhistas três secretarias.
Na quinta-feira ele deverá viajar para Buenos Aires, na Argentina, onde irá passar cerca de dez dias de férias.

Abastecimento de água em Teutônia-rs
O serviço de abastecimento de água em Teutônia é municipalizado em mais de 80% e nos últimos dois anos não ocorreu reajuste da taxa cobrada dos consumidores.
Em evento realizado no final de semana o prefeito Renato Altmann confirmou a sua promessa de campanha de não reajustar a taxa durante os seus quatro anos de mandato.

Câmara de Vereadores de Arroio do Meio
Em Arroio do Meio o suplente de vereador Valdir Fahl (PT) encerrou sua curta temporada de dois meses na Câmara de Arroio do Meio, destacando o planejamento existente na Prefeitura nas últimas três administrações.
Fahl salienta que desde 2000, não se gasta mais do que se arrecada.

Arroio Saraquá
Um grupo de 25 pessoas realizou 6ª-feira, a limpeza nas margens do Arroio Saraquá. Foi retirado uma tonelada e meia de materiais poluentes.

Contensão de despesas em Paverama-rs
O prefeito de Paverama, Elemar Dickel, adota medidas de contenção de despesas em todos os setores da administração municipal até o final do ano. Neste período a Secretaria de Obras não fará mais prestação de serviços a particulares, exceto nas emergências, e, todo o trabalho fica estritamente dentro do horário de expediente da Prefeitura.
Emater de Lajeado-rs
A Emater de Lajeado em parceria com a administração municipal realiza no dia 30 de novembro, curso sobre a “Organização da Comercialização de Mel”, O evento inicia às 8 horas e 30 minutos, no Parque Histórico.

Teutônia encerrou Pacote Agrícola
A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, encerrou o Pacote Agrícola 2010, que beneficiou 944 produtores, investindo um valor superior a 368 mil reais.
Os recursos foram repassados, a título de incentivo, diretamente para cada agricultor.

Dia do músico em Estrela
A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela realiza hoje evento alusivo ao Dia do Músico. Haverá "palco aberto" para apresentação de bandas e músicos individuais de Estrela.
O evento acontecerá a partir das 17 horas, em frente ao prédio da Prefeitura, com término previsto para as 22 horas. Em caso de chuva o evento acontecerá no ginásio da Soges.

Medicamentos em Estrela-rs
Em Estrela a partir do dia 28 de novembro, os medicamentos antibióticos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Básicos somente estarão disponíveis na Farmácia Básica Central, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, na rua Coronel Brito.

Marques de Souza-rs
A Administração Municipal de Marques de Souza dispõe de um horário semanal de atendimento preferencial à comunidade: quintas-feiras à tarde a partir das 13 horas, quando o prefeito Rubem Kremer, fica à disposição no gabinete do Executivo, atendendo todos os munícipes.

Projeto Viva Verão em Estrela-rs

A Prefeitura de Estrela realiza nos meses de janeiro e fevereiro, mais uma edição do projeto “Viva Verão”, com a disputa de diversas modalidades esportivas no Parque Princesa do Vale.
A competição deve reunir um grande número de atletas na disputa do Vôlei de Praia (duplas masculinas e femininas); Futebol Sete (categorias sub 12 e sub 15), Skate e Bicicross.
As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 6 de dezembro, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Colônia de Pescadores realiza Assembléia
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, com sede em Porongos - Estrela, tem assembléia geral marcada para às 09 horas do dia 11 de dezembro, na sua sede.
Segundo o presidente José Léo Käffer, na ocasião será feita apreciação das contas da entidade e a eleição de diretoria para o próximo triênio. As chapas devem ser inscritas até sexta-feira, dia 26.

Coquetel Beneficente em Tutônia-rs
Hoje, às 20 horas, acontece o 2º Coquetel Beneficente da Liga de Combate ao Câncer de Teutônia, na Associação da Água de Languiru. Na ocasião serão apresentados os novos trajes das soberanas do município, para divulgação da Festa de Maio de 2011.

Eventos em Lajeado-rs
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 30 de novembro, o cronograma de eventos relativos ao 1º semestre de 2011, para confecção do Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município. A relação pode ser entregue na Casa de Cultura de Lajeado.

Vestibular na La Salle Estrela-rs
As inscrições para o Vestibular de Verão La Salle 2011 poderão ser efetuadas até o dia 15 de dezembro, na secretaria da Faculdade em Estrela ou pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular.
A prova de redação acontece no dia 18 de dezembro, a partir das 13 horas. Os cursos oferecidos são: Tecnologia em Secretariado, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Gestão do Turismo, todos eles no turno da noite.

Fazenda Vilanova-rs
A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza no dia 10 de dezembro, o pagamento da segunda parcela do 13º salário, ao funcionalismo público municipal.
Arroio do Meio terá Ginásio Municipal
O Distrito de Palmas – Arroio do Meio está recebendo o seu ginásio esportivo municipal, com 1.028m². A obra está na fase de colocação da cobertura e deve ficar pronto até o início do ano letivo de 2011.

Doutor Ricardo-rs comemora emancipação
O município de Doutor Ricardo está se preparando para comemorar 15 anos de emancipação, com a realização do evento “Doutor Ricardo em Festa”, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro.


Manutenção de motosserra em Estrela-rs
Será realizado no município de Estrela de 23 a 26 de novembro o treinamento de Operação e Manutenção de Motosserra. O instrutor é o engenheiro de produção Frederico Diehl.
O curso é promovido pelo SENAR em parceria com o STR de Estrela. O evento tem carga horária de 32 horas e aborda conteúdos relativos à utilização segura e manutenção da motosserra e não possui custos para o participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário