Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 23 de novembro de 2010

Centro de Cultura de Lajeado-rs - Vale do Taquari


NOTÍCIAS REGIONAIS – 23-11-2010 – 3ª FEIRA

1- Prazo para Justificativa por não votar
Os eleitores que não compareceram nas urnas no dia 03 de outubro, na realização do 1º turno das eleições gerais, têm até o dia 02 de dezembro para enviar uma justificativa ao juiz eleitoral.
O procedimento é procurar um cartório eleitoral e preencher um requerimento de justificativa que será avaliado pelo juiz.
O prazo de justificativa para quem não votou no 2º turno, dia 31 de outubro, encerra no dia 30 de dezembro.

2- Duplicação da BR 386
Foram liberados ontem os licenciamentos para as máquinas do consórcio empresarial iniciarem as obras de duplicação da BR 386, trecho entre Estrela e Tabaí, num total de 33,5 quilômetros.
O trabalho começa a partir da Praça de Pedágio em Fazenda Vilanova, em direção a Tabaí.

3- Censo IBGE 2010
O Censo do IBGE revela dados importantes como o RS ser o Estado com o quarto menor índice de analfabetismo do país.
Outro dado interessante é que Colinas é o município com o segundo menor índice de analfabetos no estado, com apenas 4,26% e Imigrante está na quinta colocação, com 4,63%, da população analfabeta.

4- Seminário em Arroio do Meio
O Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Arroio do Meio em parceria com o Conselho de Defesa do Meio Ambiente, realizam nesta quarta-feira, dia 24, o Seminário Municipal do Meio Ambiente.
O evento inicia às 14 horas, no salão da Comunidade Evangélica São Paulo.

5- Enart 2010
Venâncio Aires participou em quatro modalidades com uma grande representação da 25ª edição do Enart, realizado no fim de semana em Santa Cruz do Sul.
Classificou-se em duas modalidades para a finalíssima de domingo. As prendas e os peões modalidade Danças de Salão conquistaram 2º lugar, e na declamação feminina, Evelaine Barbian, também ficou na segunda colocação.

6- Inicia Expofeira de Prograsso
Inicia no final da tarde de quinta-feira, dia 25, a 1ª Expofeira de Progresso, evento comemorativo aos 23 anos de emancipação do município.
A expectativa da comissão organizadora é de receber até o final da feira, domingo, dia 28, cerca de 25 mil visitantes, e, gerar em torno de 1 milhão de reais em negócios.

7- Secretaria Estadual da Agricultura
O programa Troca-Troca de Sementes, da Secretaria Estadual da Agricultura está recebendo os pedidos da semente de milho, para a Safrinha.
Os produtores interessados em adquirir as sementes podem acessar o site do Feaper e realizar a inscrição.

8- STR de Nova Bréscia
O STR de Nova Bréscia realiza nesta semana uma série de atividades. Para a noite de hoje estão previstas reuniões nas localidades de Linha Pinheiros, Linha Estefânia e Linha Jacarezinho, todas iniciando às 20 horas e 30 minutos.

9- Alerta sobre queda no repasse do FPM
O Ministério do Planejamento divulgou o Relatório de Avaliação Fiscal do 5º bimestre de 2010, alertando a Confederação Nacional de Municípios, sobre a queda no repasse dos valores do FPM.
Os indicadores como o Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados, mostram a queda de 5 % em novembro, devendo refletir de forma negativa nos repasses para as prefeituras.

10- Secretaria da Agricultura de Lajeado
A Secretaria da Agricultura de Lajeado recebe até esta quarta-feira, dia 24, encomendas de sementes de milho safrinha.
Para as encomendas os interessados devem apresentar o CPF e o Talão de Produtor.

11- PDT pode participar do Governo de Tarso Genro
O diretório estadual do PDT autorizou, por 108 a 51 votos, a executiva estadual do partido a ingressar no governo Tarso Genro (PT).
No entanto, foi mantida a exigência de duas secretarias fortes, preferencialmente Saúde e Agricultura, como condição para ingressar no governo.
A terceira pasta do partido está entre Esportes, Gabinete dos Prefeitos e Ciência e Tecnologia.
A executiva pedetista ameaça não entrar no governo em caso de não atendimento dos seus pleitos.

12- Matrículas em Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para a matrícula de alunos novos nas escolas municipais encerra no dia 6 de dezembro.
Os pais ou responsáveis por crianças em idade escolar devem proceder a inscrição na escola mais perto da residência.
Para proceder na matrícula do aluno, os pais deverão levar comprovante de vacinação, fotos, registro de nascimento e comprovante de residência.

13- Musica antiga em Teutônia
Teutônia é uma das 10 cidades gaúchas escolhidas pelo Grupo Instrumentarium para receber o concerto “Música Antiga nas Igrejas”.
O evento está marcado para o dia 4 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja Evangélica Luterana Redentor do Bairro Canabarro, com entrada franca.
Serão apresentadas músicas barroca italiana e alemã do século 17.

14- Assistência Social de Travesseiro
O Departamento da Assistência Social de Travesseiro está organizando para a próxima sexta-feira mais uma visita a Clinica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado.
Os interessados em acompanhar a visita devem realizar as inscrições no Cras, informando o número da carteira de identidade.

15- Vereadores de Lajeado realizam sessão
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores Lajeado. Seis projetos estão na pauta do dia, além da análise de três matérias que foram vetadas pelo poder executivo.

16- Vereadores de Imigrante
Na sessão de hoje a noite a Câmara de Vereadores de Imigrante deve analisar o projeto da previsão orçamentária para 2011, que prevê uma receita de 11 milhões 975 mil reais, cerca de 10% superior a este ano.

17- CODEVAT realiza assembléia
O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari - CODEVAT realiza assembléia geral no dia 1º de dezembro, às 16 horas e 30 minutos, no prédio 7 da Univates, em Lajeado. Na pauta: Apresentação do Planejamento Estratégico Regional e Estruturação das Comissões Setoriais.

18- Projeto Viva Verão em Estrela
A Prefeitura de Estrela realiza nos meses de janeiro e fevereiro, mais uma edição do projeto “Viva Verão”, com a disputa de diversas modalidades esportivas no Parque Princesa do Vale.
A competição deve reunir um grande número de atletas na disputa do Vôlei de Praia (duplas masculinas e femininas); Futebol Sete (categorias sub 12 e sub 15), Skate e Bicicross.
As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 6 de dezembro, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

19- Culto Ecumênico na Univates
Será realizado na Univates, no próximo dia 26 de novembro, um culto ecumênico de Natal, promovido pelo Núcleo de Cultura, que celebrará o início do período do Advento 2010.
A atividade ocorrerá, a partir das 20h45min, no jardim entre a Biblioteca Central e o Prédio 7.
O culto será celebrado pelo Padre Antonio Puhl e pelo Pastor Oscar Miguel e terá, ainda, a participação de alunos da Univates nas atividades litúrgicas, além do Coral Vocalize.

20- Cronograma de Eventos em Lajeado
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 30 de novembro, o cronograma de eventos relativos ao 1º semestre de 2011, para confecção do Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município. A relação pode ser entregue na Casa de Cultura de Lajeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário