Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 27 de novembro de 2010

Duplicação da BR 386 - Estrela - Tabaí

NOTÍCIAS REGIONAIS – 26-11-2010 – 6ª FEIRA
Pó causa intoxicação em operários em Estrela

Ao todo, cinco funcionários precisaram ser medicados no hospital. Suspeita é de que seja formol.

A presença de um produto químico no meio do lixo doméstico fez com que cinco funcionários da usina de tratamento de resíduos do município de Estrela precisassem ser levados ao hospital nesta semana.
Um pó branco passou pela esteira de triagem, na qual trabalham 22 pessoas e causou intoxicação.

Segundo a secretária do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Ângela Schossler, os operários começaram a ter tonturas.

“Imediatamente foram levados para o hospital para serem atendidos.
Foram medicados e no outro dia já puderam voltar a trabalhar”, explica.

A primeira medida tomada no local foi de suspender os trabalhos e o problema só não foi maior porque os funcionários usavam luvas e máscaras.

“Optamos por encerrar para não haver mais intoxicações e para analisar o produto” disse a secretária.

A primeira impressão é de que possa ser formol.
“É a segunda vez que isso ocorre e são os mesmos sintomas. Estamos investigando para ver de qual local partiu esse produto”, ressalta.


AECA participa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade


Representantes da Associação de Ecologia e Canoagem de Estrela (AECA) chegam a São Paulo para disputar as provas do Campeonato Brasileiro de canoagem Velocidade.

A competição acontece de sexta até segunda-feira (29/11) na raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP).

Os atletas estrelense, Dimas Alex Sulzbach e Marcio André Kayser, viajaram no início desta semana com os integrantes da Seleção Brasileira, que está sediada em Caxias do Sul.

Prefeitura de Capitão
Como forma de incentivo ao registro das movimentações da produção dos agricultores, a Prefeitura de Capitão vai sortear no dia 17 de dezembro mais de 5 mil reais em vales compras entre os agricultores que trocarem suas notas do talão de produtor por cautelas na Secretaria da Agricultura.

Coral de Travesseiro
O Coral Novo Brilho de Travesseiro participa neste final de semana em Criciúma, Santa Catarina, do 17º Festival Internacional de Corais. As apresentações oficiais do Coral Travesseirense ocorrem hoje, às 19 horas e 30 minutos, e, amanhã, às 11 horas.

CTG de Encantado realiza Rodeio Crioulo
Inicia hoje no Parque João Batista Marchese, em Encantado, mais uma edição do Rodeio Crioulo promovido pelo CTG Giuseppe Garibaldi com provas campeiras e artísticas. Nesta sexta-feira serão realizadas as primeiras provas campeiras. Amanhã a tarde e a noite serão realizados os concursos artísticos, Para o domingo estão previstas as finais de todas as modalidades e a entrega da premiação.

Exposição em Progresso
Iniciou ontem a primeira exposição feira na cidade de Progresso. Mais de 60 expositores são atração econômica enquanto uma programação paralela com artistas renomados dos gêneros sertanejo e gauchesco, devem atrair milhares de visitantes, para Progresso, neste final de semana.

Polêmica em Fazenda Vilanova
O projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Fazenda Vilanova retirando parte da remuneração, como o 13º salário dos vereadores, do prefeito e vice, foi vetado pelo prefeito José Luiz Cenci, que alegou a inconstitucionalidade da matéria.

Distribuição de água em Cruzeiro do Sul
O município de Cruzeiro do Sul vai receber um investimento na ordem de R$ 600 mil para ampliação da rede de água tratada. A obra será executada pela Corsan, beneficiando 800 famílias localizadas entre o bairro Floresta, na divisa com o município de Lajeado até o Km 24 da RS 453, além de 20 empresas do Distrito Industrial.

Vestibular da Univates
As inscrições para o Vestibular da Univates podem ser efetuadas até o dia 14 de dezembro no Setor de Atendimento ao Aluno dos campus de Lajeado e Encantado ou pela internet, pelo site da instituição.
A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, nos campus de Lajeado e Encantado.
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e os alunos que participaram dos Jogos Escolares do Ensino Médio 2010 não pagam. São oferecidos 43 cursos e cerca de duas mil vagas

Doux Frangosul adiou pagamento de produtores
A Doux Frangosul adiou a regularização dos pagamentos de produtores integrados. De acordo com comunicado oficial divulgado ontem, o acerto deve ocorrer em 03 de dezembro. Os produtores esperavam que os valores fossem repassados integralmente ainda neste mês, conforme acordado em reunião com a própria empresa.
Segundo a nota da Doux Frangosul, o atraso na liberação dos recursos se deu em função dos prazos burocráticos.
Em todo o Estado são 2.200 produtores de suínos e frangos prejudicados pelos atrasos, que se estendem desde 2008.

Expobol em Boqueirão do Leão
Em Boqueirão do Leão, acontece de 08 a 12 de dezembro, a 2ª Expobol, em comemoração aos 23 anos do município. Para o evento já foram comercializados cerca de 120 estandes para empresas de toda a região. O evento será realizado na sede do Grêmio 05 de Junho, no Centro da cidade.

Vereadores de Estrela
A Câmara de Vereadores de Estrela realiza sessão ordinária na próxima segunda-feira, às 18 horas e 30 minutos, no salão do Centro Comunitário Santa Rita, dentro do projeto de descentralização das atividades legislativas.

Título de Cidadão Estrelense
O professor Ildo João Salvadori, receberá o título de “Cidadão Estrelense”. A iniciativa é do vereador Marco Aurélio Wermann (PT), e recebeu o apoio dos demais membros do poder legislativo. A data da Sessão Solene para concessão do título, ainda não foi definida.

Tarso Genro
Ontem o governador eleito Tarso Genro confirmou mais duas secretarias que serão ocupadas pelo PDT no governo petista no RS. Afonso Motta será o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Kalil Sehbe responderá pela Secretaria dos Esportes e Lazer.

Luiz Fernando Schmidt assumirá como Deputado Estadual
O governador eleito, Tarso Genro também confirmou o nome da deputada estadual Stela Farias (PT) para assumir a Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos.
Com o aproveitamento no secretariado dos deputados estaduais eleitos pelo PT, Stela Farias e Luiz Fernando Mainardi, assumirão na Assembléia Legislativa os suplentes Jéferson Fernandes e Luiz Fernando Schmidt, que vai representar o Vale do Taquari no parlamento gaúcho.

Feira da Saúde em Arroio do Meio
Marcada para este sábado, dia 27, das 08h às 11h30min, na rua de eventos e no Clube Esportivo Arroio do Meio, a tradicional Feira Municipal de Saúde. Serão oferecidos gratuitamente: testes de diabete, exame de colesterol, pré-câncer de mama, teste de visão, escovação e orientação dentária, coleta preventiva de câncer bucal, verificação de pressão, avaliação da massa corporal, exame da osteoporose e exame da próstata.

Matriculas em Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para matrículas de alunos novos nas escolas municipais encerra no dia 06 de dezembro.

Emater de Lajeado
A Emater de Lajeado realiza no dia 30, terça-feira, curso sobre a “Organização da Comercialização de Mel”, O evento inicia às 8 horas e 30 minutos, no Parque Histórico.

Medicamentos em Estrela
Em Estrela a partir de segunda-feira, dia 29, os medicamentos antibióticos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Básicos somente estarão disponíveis na Farmácia Básica Central, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, na rua Coronel Brito.

Culto Ecumênico na Univates
Hoje será realizado na Univates, em Lajeado, um culto ecumênico de Natal, promovido pelo Núcleo de Cultura, que celebrará o início do período do Advento 2010.
A atividade ocorrerá, a partir das 20h45min, no jardim entre a Biblioteca Central e o Prédio 7.
O culto será celebrado pelo Padre Antonio Puhl e pelo Pastor Oscar Miguel e terá, ainda, a participação de alunos da Univates nas atividades litúrgicas, além do Coral Vocalize. A previsão de duração é de 45 minutos.

Colônia Z 20 de Pescadores
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, com sede em Porongos - Estrela, tem assembléia geral marcada para às 09 horas do dia 11 de dezembro, na sua sede. Segundo o presidente José Léo Käffer, na ocasião será feita apreciação das contas da entidade e a eleição de diretoria para o próximo triênio. As chapas devem ser inscritas até hoje, dia 26

Orquestra Municipal de Teutônia
A Orquestra Municipal de Teutônia realizará apresentação em Gramado no próximo domingo, dia 28, com a participação de Renato Borghetti, dentro da programação do Natal Gaúcho.

PDT define nomes para compor governo de Tarso Genro
O PDT deverá decidir hoje as indicações do partido para as secretarias do Esporte e do Gabinete dos Prefeitos, além da direção da Caixa RS. Estão cotados para os cargos Ênio Bacci, Kalil Sehbe, Afonso Motta e Flávio Lammel.

PSB contrariado
O presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira, afirmou estar contrariado com a ausência de debate no PT sobre a composição do Secretariado do Governo Tarso Genro.
O PSB, segundo Caleb, tinha preferência pelas pastas do Desenvolvimento Rural e da Justiça e Direitos Humanos.

Vereadores de Arroio do Meio
Em sessão extraordinária, os vereadores de Arroio do Meio aprovaram por unanimidade um projeto de lei, abrindo um crédito suplementar de 1 milhão, 988 mil reais.
Com este recurso serão pagas as folhas do funcionalismo de novembro, dezembro e o 13º salário.


Crime contra natureza em Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura recebeu a denúncia de crime contra a natureza.
Foram retiradas as cascas de árvores nativas que estão nas calçadas de passeio, próximas de uma escola, e colocado um produto químico para matar as mesmas.
Segundo informações, os alunos do educandário, ficam no local para se protegerem do sol, o que estaria incomodando alguns vizinhos.


Criação de novos municípios
Cinco comunidades do Vale do Taquari têm propostas já encaminhadas na Assembléia Legislativa para se emancipar.
Trata-se de Costão - Estrela, Forqueta - Arroio do Meio, Palanque e Vila Deodora - Venâncio Aires, e Bela Vista do Fão - Marques de Souza.
Ao total o Rio Grande do Sul conta com 32 movimentos emancipacionistas.

Novos delegados no Vale do Taquari
Realizada quarta-feira posse de seis delegados de polícia na região e destes, quatro atuarão em Lajeado. Eduardo Ferronatt Nardy, Juliano Stobbe, Hastrit Greipel e Humberto Messa Roehrig.
Para atender Cruzeiro do Sul foi empossado Vinícius Batista do Valle e para a DP de Bom Retiro do Sul, Rodrigo Reis, 26 anos, este filho do Delegado de Lajeado, José Romanci Reis.
A região é composta por 19 delegacias em 35 diferentes municípios.

Travesseiro recolhe sucatas
Em Travesseiro será realizado hoje o recolhimento do lixo sucata em todo o município. A equipe de coleta percorrerá todas as localidades, saindo da Secretaria de Obras às 07 horas.

Solicitada prisão de Tiririca
O promotor Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o humorista Tiririca, seja condenado a cinco anos de prisão por falsidade ideológica.
De acordo com o promotor, Tiririca cometeu o delito porque teria entregue à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e sobre a propriedade de bens.

Missa de Ação de Graças em Lajeado
A Escola Municipal São José de Conventos de Lajeado realiza nesta sexta-feira, dia 26, Missa de Ação de Graças.
Encenações e apresentações de músicas pelos alunos da escola estão programadas para o evento que inicia às 8h30min, na Igreja São José de Conventos. O evento é aberto a toda comunidade.

Prefeitura de Lajeado
A Prefeitura de Lajeado não estará prestando serviço externo nesta sexta-feira, dia 26, nas secretarias que funcionam no Centro Administrativo, e nem nas secretarias de Meio Ambiente e do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Neste dia será efetuada a implantação dos novos sistemas de informática da administração municipal.

Fazenda Vilanova
Os estudantes de cursos universitários e técnicos de Fazenda Vilanova, deverão apresentar durante este mês na Secretaria Municipal de Educação a documentação necessária para recadastramento do auxílio transporte. Quem não apresentar a documentação ficará sem receber o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário