Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

NOTÍCIAS REGIONAIS DO VALE DO TAQUARI – 11-11-2010



NOTÍCIAS REGIONAIS – VALE DO TAQUARI – 11-11-2010 – 5ª FEIRA

1- Atendimento médico em Capitão-rs
A Secretaria da Saúde de Capitão informa a comunidade que a médica do PSF Kátia Civardi estará de férias entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro.
Período em que só o Doutor João Bassani atenderá a comunidade.

2- FAMURS
Nos dias 17 e 18 de novembro acontece em Porto Alegre, organizado pela Famurs, o 21º Fórum das Secretarias Municipais de Educação.
Na pauta, os desafios do Gestor Público frente aos resultados na área de educação.

3- Expovale 2010 espera receber 200 mil visitantes
As potencialidades do Vale do Taquari estarão reunidas a partir de 6ª-feira nos pavilhões do Parque do Imigrante, em Lajeado.
Com expectativa de receber mais de 200 mil visitantes, a Expovale 2010, será palco para o lançamento de novos produtos, inovações tecnológicas e fechamento de negócios.
Nesta edição, a feira valoriza a produção familiar, que representa o meio de sustento de quase 30% da população do Vale do Taquari.
Além das grandes empresas, cerca de 120 agroindústrias ocuparão 82 espaços do pavilhão 04 do parque.

4- Hospital de Venâncio Aires em busca de recursos em Brasília
Para tentar liberar 1 milhão e 600 mil reais, junto ao Governo Federal, viajou terça-feira à Brasília uma comitiva do Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, liderada por Vilson Deves.
Nesta empreitada, devem ser mobilizados diversos deputados federais, para tornar o hospital como referência em algumas áreas.


5- Coral Municipal de Arroio do Meio-rs
Integrando a programação de aniversário dos 76 anos de Arroio do Meio, o Coral Municipal promove sábado, dia 13, às 20 horas na Igreja Luterana, o 32º Festival de Corais.
Além do coral anfitrião, apresentam-se também o Coral Municipal de Capitão, Coral Santa Cecília, de Santo Cristo e o Coral Municipal de Encantado.

6- Prefeitura de Estrela concede auxílio à Igreja
A Prefeitura de Estrela concedeu auxílio financeiro no montante de 3 mil 314 reais à Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Unida do Brasil.
Os recursos serão utilizados no custeio e manutenção do programa “Escola Bíblica nos Bairros”.
O cheque foi entregue pelo prefeito Celso Brönstrup ao secretário administrativo Luis Fernando Kalsing e da coordenadora do Departamento Infantil, Carla Kalsing, os quais representaram a instituição religiosa.

7- Atrações musicais da Expovale 2010
A Expovale 2010, que transcorre de 12 a 21 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, reserva diversas atrações musicais.
No primeiro dia do evento tem show com a banda Acústicos e Valvulados. Ainda estão previstos shows com a Banda Strike (dia 13), Nenhum de Nós (dia 14), Luiz Marenco (dia 15), César Oliveira e Rogério Melo (também dia 15), Gian e Giovani (dia 19) e Chimarruts (dia 20).
O ingresso para qualquer um dos eventos custará 5 reais e dá acesso para todos os espaços da feira.

8- Feiras do peixe e do produtor em Estrela-rs
No próximo sábado, dia 13, ocorrem as tradicionais Feiras do Peixe e do Produtor Rural, na praça Henrique Roolaart, em Estrela, a partir das 7 horas.
Estarão disponíveis pescados vindos diretamente de criadores do interior do município. As feiras são realizadas pela Secretaria de Agricultura e Emater.

9- Expovale 2010
A Expovale 2010, que transcorre de 12 a 21 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, reserva diversas atrações musicais.
Os shows de talentos locais ficam por conta da Orquestra de Consertos de Lajeado (Oclaje) e Orquestra de Imigrante. As apresentações vão ocorrer no último dia do evento, 21 de novembro, a partir das 17 horas.

10- Melhorias no Trânsito de Teutônia-rs
A Administração Municipal de Teutônia promoveu mais melhorias no trânsito, as quais contemplam e beneficiam os condutores de motos.
Em áreas de grande fluxo e nas ruas centrais da cidade foram implantados espaços específicos para o estacionamento de motocicletas.

11- Jornalista Caco Barcelos na Expovale
O jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos, fará palestra durante a Expovale 2010. O evento ocorre no dia 18 de novembro, às 18 horas e 30 minutos, no Clube Tiro e Caça.
O palestrante abordará o tema “Jornalismo e Credibilidade”.

12- Amturvales presente na Expovale
A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) estará presente na Expovale 2010.
O evento ocorre de 12 a 21 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado.
O estande da Amturvales ficará localizado no pavilhão 2. A entidade divulgará na feira os roteiros turísticos da região.

13- Estrela realiza seminário
A Administração Municipal de Estrela realiza amanhã, dia 11, o I Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal.
O evento acontece na Soges, a partir das 8 horas e 30 minutos, e, tem como objetivo possibilitar a troca e socialização de práticas em Educação Fiscal, através de apresentação de trabalhos, em quatro modalidades: teatro, música, painel e mostra.

14- Curso de formação de Ecolideranças
Prefeitura abre inscrições para curso gratuito

ESTRELA – A Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e Instituto Palavra Ações, está com as inscrições abertas para o Curso gratuito de Formação de Ecolideranças, que ocorre nos meses de novembro a dezembro, na Câmara de Vereadores de Estrela.
O curso tem o objetivo de sensibilizar os participantes para a cidadania participativa nas questões ambientais de sua comunidade, município, estado e país, relacionando com as lutas ambientais em nível global. Além de buscar a integração da escola com a comunidade em que está inserida, gerando a maior compreensão da realidade local e incentivando os participantes a liderar as transformações que se fazem necessárias em seu cotidiano, recuperando um relacionamento harmonioso com seu meio ambiente.
A formação ocorre nos dias 16/11; 17/11; 23/11; 24/11; 30/11; 01/12; 07/12; 08/12 e 10/12 das 19h às 22h.
Confira a programação durante os nove encontros:

- Somos Natureza e fazemos parte de tudo o que existe;
- Temos que nos preparar para intervir;
- Temos que conhecer e desenvolver nossas potencialidades para intervir;
- Temos que liderar e comunicar com competência nossas ideias;
- Temos que planejar nossas intervenções.


As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Rua Coronel Flores, 353, Centro – Estrela, ou através do e-mail meioambiente@estrela-rs.com.br. Mais informações e dúvidas através do telefone (51) 3981.1043.

15- PDT no governo de Tarço Genro
O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, se reuniu com a bancada estadual para discutir as pastas que a sigla ocupará no governo de Tarso Genro. As secretarias de Ciência e Tecnologia, Agricultura, Saúde, Administração e Esporte interessam à legenda.

16- Orçamento de Lajeado de 124 milhões de Reais
A prefeita de Lajeado Carmen Regina Cardoso entregou na Câmara de Vereadores a proposta Lei Orçamentária Anual do Município para 2011.
A estimativa de receita nos cofres municipais no próximo ano é de 124 milhões de reais.

17- Procon de Lajeado será inaugurado
A Prefeitura de Lajeado inaugurou oficialmente hoje, o serviço do PROCON - Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
A solenidade aconteceu às 11 horas, na Rua Júlio May, 322, local - onde vinha funcionando o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Codecon).

18- Estrela se destaca na etapa final da competição
CAMPO BOM - O município de Campo Bom foi palco, no último domingo (07/11), da etapa final do Campeonato Gaúcho de Bicicross, que reuniu 110 atletas representantes de diversos municípios de RS, com destaque para os pilotos de Estrela.
Assim como acorreu na pista de Estrela, na realização da sexta etapa, todas as largadas foram disputadas numa demonstração de muita técnica, força e resistência dos pilotos, está que é a pista com maior nível técnico do estado com extensão de 400 metros.
Os pilotos da Escolinha Municipal de Bicicross\Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) vestiram a camisa do Vale do Taquari Bikers Clube (VTBC) conquistando o terceiro lugar na disputa por clube, no total de 11 equipes participantes. A equipe contou com o apoio da Prefeitura de Estrela, Casa do Ciclista e Postes Indasul.
Os destaques estrelenses na última etapa foram: Arthur Lenz, que além de conquistar a primeira posição na etapa, obteve o título de campeão Gaúcho de Bicicross para o Vale, na categoria Expert 13 e 14. Outro atleta com um desempenho expressivo foi Lucas Maciel Pasch, que na categoria Expert 19+ conquistou a primeira posição na etapa. O atleta que começou há competir este ano apresentou grande evolução durante o campeonato, conquistando a quarta posição no ranking geral.

19- “Primeiro” Música na Praça ocorre no dia 22
ESTRELA – No dia 22 de novembro data que se comemora o Dia do Músico, a Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com apoio do Núcleo Cultural promove o “1º Música na Praça", um palco aberto para apresentações de músicos, individuais ou em grupos. O evento ocorrerá junto à Praça Menna Barreto, a partir das 17h até às 22h.
As inscrições serão gratuitas e livres para apresentações individuais ou em grupos e podem ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, a ser retirada no Centro de Cultura e Turismo, até o dia 18. Mais informações 3981-1089 ou pelo e-mail: secultur@estrela-rs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário