Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 01 de dezembro de 2010

Enfeite de Natal em Estrela.

Visite o Vale do Taquari

Um Convite: Aepan-ONG




NOTÍCIAS REGIONAIS – 01-12-2010 – 4ª FEIRA

Amvat inaugura sede e elege diretoria dia 22
Vale do Taquari – O dia 22 de dezembro ficará marcado na história do municipalismo regional. Nesta data será inaugurada a sede própria da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Estrela.


O espaço, cedido pela prefeitura daquele município, localiza-se no antigo complexo da Ambev. Com quase 200 metros quadrados, terá recepção, sala de reuniões, auditório e salas de apoio, conferindo uma nova dinâmica à associação.


Conforme o presidente Paulo Kohlrausch (PMDB), este é mais um passo importante no processo de reestruturação da Amvat, que na atual gestão, com apoio da diretoria e dos demais prefeitos, teve como foco a qualificação dos serviços prestados aos municípios filiados, que segundo ele terão um novo impulso a partir de agora.


A solenidade de inauguração está marcada para às 16h, na sede, localizada na Rua Pinheiro Machado, no Centro de Estrela. Logo após será eleita a nova diretoria da entidade, para a gestão 2011.


A nova sede da Amvat foi cedida pelo município de Estrela por um período de dez anos, podendo ser renovada por igual período. A prefeitura também assumiu a reforma do local, com investimento aproximado de R$ 58 mil. Para o prefeito Celso Brönstrup (PPS) o fato de Estrela sediar a entidade deve ser visto sob dois aspectos. Em nível local, destaca a relevância dentro de uma política de seu governo que busca resgatar a auto-estima da comunidade.


Além disso, segundo ele, é um passo fundamental para a valorização da entidade, que terá total autonomia para suas decisões. “É uma política de descentralização que julgamos sadia e positiva para o Vale do Taquari”, conclui.


Concurso Público em Lajeado
A Prefeitura de Lajeado abriu inscrições de concurso público para preenchimento de vagas em sete cargos.
Para Monitor de Creche, existem 50 vagas, e os demais cargos em concurso, todos com uma vaga disponível, são para Auxiliar de Bibliotecário, Instrutor de Banda Escolar, Regente de Coral Infanto Juvenil, Secretário de Escola, Professor Área I e Professor Área II – Séries Finais.
As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 10 de dezembro, através do site www.unars.com.br.

Dia Mundial de Lutas contra AIDS
Nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal da Saúde de Estrela realiza atividades de conscientização alusiva a data. As atividades neste ano são voltadas para os jovens da rede escolar que estão no último ano do Ensino Médio.
Os trabalhos ocorrem no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM), tendo iniciado na parte da manhã, e, prosseguindo à tarde das 14h30min às 16h30min.

Audiência Pública da Assembléia Gaúcha discute problema do Doux Frangosul
A Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa realiza audiência públlica nesta quinta-feira, dia 02, às 09 horas e 30 minutos.
Serão discutidas questões relacionadas à cadeia produtiva do frango, especificamente sobre assuntos realizados a prazos e atrasos do pagamento, preço pago por lote de frango e fornecimento de insumos.
Estarão presentes na audiência representantes da Doux Frangosul.

Praça Matriz de Lajeado
A Praça da Matriz, em Lajeado, já está recebendo a decoração natalina alusiva ao Lajeado Brilha 2010, organizado pelo governo municipal e pela CDL.
A inauguração oficial da decoração natalina acontece em grande evento no dia 07 de dezembro, às 20 horas, em frente da Igreja Matriz e na Praça da Matriz, com espetáculo da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e a encenação da peça “Nascimento de Jesus” pelo Grupo Teatral Vida e Luz.

Jovens poetas de Lajeado
Será realizado, no dia 10 de dezembro, no auditório do Prédio 7 da Univates, o lançamento da 15ª edição do livro “Os Jovens Poetas de Lajeado”. O evento iniciará às 19h30min e tem entrada franca.
A iniciativa é do Rotary Club Lajeado-Engenho, com o apoio da Univates.
O objetivo do projeto é estimular a criação literária de estudantes de diferentes séries dos Ensinos Fundamental e Médio e incentivar a leitura.

Cedelinho em Lajeado
A Prefeitura de Lajeado propõe a realização de um convênio com a CDL visando que a entidade proceda o empréstimo, sem ônus, do veículo Cedelinho e de um motorista para a realização de passeios do Tour Lajeado pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação desse prazo. Desde sua criação, em de julho deste ano, a Secretaria da Cultura e Turismo já promoveu 64 passeios no Tour Lajeado, envolvendo mais de três mil pessoas.

Celso Bronstrup em Brasília
O prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, está em Brasília para apresentar o plano habitacional elaborado pela Administração Municipal a uma comissão técnica do Ministério das Cidades.
O município foi pré-selecionado na modalidade de Urbanização Pró-Moradia, incluso nas obras do PAC II. O projeto prevê que 183 famílias sejam beneficiadas com moradias.

Passeio de integração em Lajeado
A equipe do Posto de Saúde do Bairro Santo Antônio – Lajeado, e, os integrantes do Grupo de Educação em Saúde de Diabéticos e Hipertensos realizam nesta quinta-feira, dia 02, um passeio de integração.
O grupo de 40 pessoas irá para Imigrante, onde visitará o Cactário Horst e o Convento de São Boa Ventura.

Heitor Schuch não aceitou convite do governador Tarso Genro
O deputado estadual Heitor Schuch (PSB) não aceitou o convite do governador eleito Tarso Genro, para presidir a Emater.
O parlamentar entende que o cargo que deve ser ocupado por alguém da área técnica. Avaliando o secretariado em formação, Schuch acha que o PSB, merecia um espaço mais generoso no governo petista.


Arroio do Meio realiza exposição
A Comissão Pró-Museu em Arroio do Meio, oportuniza no domingo dia 05 de dezembro, ao público da região, um horário especial de visitação das 18 às 20 horas. O motivo especial é a exposição de 60 telas, reunindo trabalhos da artista plástica Ivone Dutra Reinheimer e 19 alunos.

Concurso de beleza
Elizandra Vieira dos Santos de 18 anos, de Venâncio Aires conquistou o título de “Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul”.
No próximo sábado, dia 04 de dezembro, o município de Venâncio Aires também estará representado no concurso “Mais Negra Brasil”, que ocorre em Canoas. A candidata será Riciele Fabíola Lopes.

Luiz Fernando Schmidt assumirá cadeira de deputado estadual
O petista Luiz Fernando Schmidt, com a efetivação da deputada eleita Stela Farias, na Secretaria Estadual da Administração, assumirá uma cadeira na Assembléia Legislativa.
Schmidt que ficou na suplência nas eleições de outubro, anunciou que vai lutar por uma valorização da agricultura familiar e pela liberação de recursos para pavimentação dos acessos municipais.

Prorrogada campanha de imunização do rebanho bovino
A campanha de imunização do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa, foi prorrogada até 15 de dezembro.
O pedido da Secretaria da Agricultura e da Superintendência do Ministério da Agricultura no RS foi aprovado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério.
A medida é válida para todos os municípios do Estado.

Censo IBGE 2010
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, pelo menos 176 prefeituras do Brasil irão sofrer perda no coeficiente do FPM, devido à queda no número de habitantes, conforme informaram os dados do Censo 2010 anunciados ontem.
A lista inclui 13 cidades do Rio Grande do Sul.

Dia contra AIDS em Encantado
Hoje, Dia Mundial de Combate a AIDS, os profissionais da área da saúde de Encantado, participam de uma palestra com a enfermeira do Serviço de Assistência Especializada de Estrela, Maria de Lourdes Wermann, no auditório do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Teresinha.

Ministério da presidente Dilma
O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assumirá a pasta das Comunicações no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Bernardo terá que tratar das concessões de rádio e TV, da implantação do Plano Nacional de Banda Larga e vai cuidar da nova lei de comunicação eletrônica.

Univates
O Núcleo de Cultura da Univates abre, a partir do dia 13 de dezembro, o período de inscrições para expôr na instituição no primeiro semestre de 2011. Inscrições podem ser efetuadas no Núcleo de Cultura, sala 207 do Prédio 9, até o dia 31 de janeiro.

CIPA da Prefeitura de Estrela
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho, da Prefeitura de Estrela, realizam de 06 a 10 de dezembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2010).
A programação inicia na segunda-feira, dia 06, a partir das 14 horas, no Colégio Santo Antônio, com a realização de palestras apresentando estatísticas de acidentes de trabalho e os riscos de acidentes relacionados à eletricidade.

Justificativa eleitoral
Os eleitores que não compareceram nas urnas no dia 03 de outubro, na realização do 1º turno das eleições gerais, têm até amanhã, dia 02, para enviar uma justificativa ao juiz eleitoral.
O procedimento é procurar um cartório eleitoral e preencher um requerimento de justificativa que será avaliado pelo juiz.

Combate ao borrachudo em Fazenda Vila Nova
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Fazenda Vilnova, juntamente com a Emater, iniciou mais uma etapa de aplicação do BTI (produto para combate do borrachudo).
As duas primeiras aplicações aconteceram nos dias 03 e 17 de novembro, e a próxima ocorre nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro.

Prefeito de Fazenda Vilanova
O prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, após um período de 15 dias de férias, reassumiu hoje o comando do poder executivo.

Construção de casas beneficia 33 famílias
Beneficiando 33 famílias de Lajeado, Forquetinha, Marques de Souza e Canudos do Vale, aconteceu hoje a assinatura dos contratos do STR de Lajeado, para a construção de casas próprias, com recursos liberados pela Cooperativa Habitacional, administrada pela FETAG.

Caminhadas em Colinas
Todas as quartas-feiras, às 17 horas e 45 minutos, em frente ao Ginásio de Esportes de Colinas, acontecem as caminhadas orientadas, sob a supervisão de um professor de educação física. A atividade é gratuita.


Show de patinação em Imigrante
A Associação Cultural de Imigrante promove show de patinação, no dia 05 de dezembro, às 20 horas e 30 minutos, no Ginásio Esportivo Municipal. Na ocasião estarão se apresentando os 30 alunos da Escola de Patinação, sob a coordenação do professor Guilherme Leonhardt. Não haverá cobrança de ingresso.

Santa Clara do Sul
Será inaugurada na próxima sexta-feira, 03 de dezembro, a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Clara do Sul. O ato inaugural está marcado para as 20 horas.
A nova sede está localizada na rua J, do Parque das Flores próximo ao Clube Esportivo. A obra está orçada em mais de R$ 130 mil, sendo que a Prefeitura repassou um auxílio no valor de R$ 15 mil.

Assembléia Legislativa RS
Em reunião com os líderes das quatro maiores bancadas da Assembléia Legislativa, o PT decidia que assumirá a presidência da Casa já no primeiro ano de governo, em 2011.
Até agora, o deputado Adão Villaverde, cotado para assumir a liderança do governo Tarso Genro, foi o único petista a assumir a candidatura para o comando da Casa no próximo ano. Segundo as negociações entre os partidos, o PMDB ocupará o cargo no ano seguinte.
O principal impasse estaria entre PP e PDT. As duas legendas ainda brigam para comandar o Legislativo no último ano de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário