Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 06 de dezembro de 2010

Iluminação de Natal em Estrela-RS.
Visite o Vale do Taquari - Um convite Aepan-ONG


Notícias do Vale do Taquari – dia O6 de dezembro de 2010


SAMU em Venâncio Aires
A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires apresentou na manhã de hoje, a equipe e o sistema detalhado de funcionamento do SAMU.
São duas ambulâncias, com 12 motoristas, seis médicos, seis enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, que estão estruturados com sede no centro de Venâncio Aires, atendendo também aos municípios de Mato Leitão e Passo do Sobrado.

Exppobol em Boqueirão do Leão
Acontece de 08 a 12 de dezembro, a 1ª Expobol, em Boqueirão do Leão, para comemorar em grande estilo os 23 anos do município. Para a feira estão confirmados 120 expositores.
O prefeito João Davi Goergen espera que 25 mil pessoas visitem o município a partir da próxima quarta-feira quando a exposição será aberta ao público.

Câmara de Vereadores de Estrela
O legislativo de Estrela realiza sessão hoje, a partir das 18 horas e 30 minutos, tendo 17 projetos na ordem do dia.

Vale do Taquari
Nos municípios de Capitão, Fazenda Vilanova, Roca Sales, e Venâncio Aires as sessões das respectivas câmaras começam às 19 horas.

Centro Administrativo em Santa Clara do Sul
O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch assinou o contrato de serviços com a empresa vencedora da licitação para a construção do prédio do Centro Administrativo Municipal, com 2 mil e 500 metros quadrados. O investimento será de 1 milhão e 800 mil reais.

Taquari
Em Taquari o Partido Progressista (PP) rompeu a aliança com a administração municipal de Ivo Lauter (PDT), e, promoveu a saída de todos os secretários e dos demais cargos em comissão.

FAMURS
A presidência da FAMURS comemora a aprovação pela Câmara dos Deputados, das novas regras de redistribuição dos royalties na exploração da camada pré-sal, e, agora mobiliza os prefeitos tendo em vista o anúncio feito pelo presidente Lula de que vetaria a medida. Na próxima quinta-feira, dia 09, os prefeitos gaúchos participam de mobilização na Assembléia Legislativa.
Caso o projeto seja sancionado, o Governo do Estado poderá ganhar cerca de R$ 160 milhões, valor que atualmente é de apenas R$ 3 milhões.
Já os municípios gaúchos que atualmente recebem 80 milhões de reais, passarão a ganhar 470 milhões de reais.

Capitão elabora Calendário de Eventos
A Secretaria da Educação de Capitão realiza amanhã, dia 07, às 19 horas, a reunião de elaboração do calendário oficial de eventos de 2011.
Um representante de cada entidade ou sociedade do município deve comparecer no encontro que acontece no Cras.

Associação de Moradores
A Associação de Moradores de Nova Westfália – Fazenda Vilanova realiza assembléia no dia 15 de dezembro, às 20 horas, para eleição da nova diretoria. O encontro ocorre no salão da comunidade.

ALIVAT
A posse da nova diretoria da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) ocorre hoje, às 20 horas, no auditório da Casa de Cultura de Lajeado.
Será empossado como novo presidente da Academia o jornalista e escritor Deolí Gräff. Ele assumirá no lugar de Marcos Frank, que encerra mandato de dois anos a frente da entidade.

Natal no Parque em Paverama
A Secretaria da Educação e Cultura de Paverama promove no dia 10 de dezembro mais uma edição do Natal no Parque.
O evento ocorre na Praça 13 de Abril, a partir das 19 horas.
Dentro da programação está previsto brinquedos infláveis para as crianças se divertirem; concurso de decoração natalina no parque para as escolas do município com premiação para as três primeiras colocadas; apresentação do Grupo de Danças Origens; apresentação natalina da Escola de Música Musicarte; chegada do Paipai Noel com distribuição de pacotinhos de Natal; show com dupla Jair e Elisandro.

Assembléia da AMVAT
Na Assembléia da Amvat marcada para o dia 22 de dezembro em Estrela será eleita a diretoria da entidade para o ano de 2011. O nome mais cotado para assumir o comando da associação é Sérgio Marasca (PT), prefeito de Westfália.
Regional
Na próxima quinta-feira, dia 09, às 15 horas, a Amvat e a Amvarp (Vale do Rio Pardo) farão assembleia conjunta, na Prefeitura de Boqueirão do Leão. Para o encontro está confirmada a presença do presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin.
Ainda em pauta, os pleitos dos municípios, aos governos estadual e federal.

Clubes de mães em Lajeado
A União Lajeadense de Clubes de Mães realiza hoje a festa de encerramento das atividades do ano em evento de integração com a diretoria dos 20 clubes de mães do município.
A atividade iniciará às 14 horas, no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado.

Teutônia
A Secretaria da Saúde de Teutônia está disponibilizando em todos os Postos de Saúde do Município, a vacina contra Meningite. Todas as crianças de 03 meses a 02 anos, devem ser vacinadas.

Livro: Os jovens poetas deLajeado
Será realizado sexta-feira, dia 10 de dezembro, no auditório do Prédio 7 da Univates, o lançamento da 15ª edição do livro “Os Jovens Poetas de Lajeado”.
O evento iniciará às 19h30min e tem entrada franca.
A iniciativa é do Rotary Club Lajeado-Engenho, com o apoio da Univates.
O objetivo do projeto é estimular a criação literária de estudantes de diferentes séries dos Ensinos Fundamental e Médio e incentivar a leitura.

Núcleo de Cultura da UNIVATES
O Núcleo de Cultura da Univates abre, a partir do dia 13 de dezembro, o período de inscrições para expôr na instituição no primeiro semestre de 2011. Inscrições podem ser efetuadas no Núcleo de Cultura, sala 207 do Prédio 9, até o dia 31 de janeiro.

Cipa da Prefeitura de Estrela realiza SIPAT
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho, da Prefeitura de Estrela, realizam até o dia 10 de dezembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2010).
A programação inicia hoje, às 14 horas, no Colégio Santo Antônio, com a realização de palestras apresentando estatísticas de acidentes de trabalho e os riscos de acidentes relacionados à eletricidade.

Caps de Lajeado
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Caps Crescer, da Secretaria da Saúde de Lajeado realizará sua Festa de Natal quarta-feira, dia 08, das 13h30min às 16h30min, no Ginásio Nelson Brancher.

ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaplicado no dia 15 de dezembro, às 13 horas, para estudantes que foram prejudicados por erros de impressão nos cadernos de questões do primeiro dia do exame.

Justificando ausência nas urnas
Os eleitores que não compareceram nas urnas no dia 31 de outubro, na realização do 2º turno das eleições, têm até o dia 30 de dezembro, para enviar uma justificativa ao juiz eleitoral.
O procedimento é procurar um cartório eleitoral e preencher um requerimento de justificativa que será avaliado pelo juiz.

Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para matrículas de alunos novos nas escolas municipais encerra hoje.

Diplomação da Presidente do Brasil
O TSE marcou para o dia 17 de dezembro a diplomação da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), e de seu vice, Michel Temer (PMDB). A cerimônia será realizada às 17 horas, no plenário do tribunal.

Cantor Nativista
O cantor nativista Marcel Becker, 11 anos, do CTG Pousada dos Tropeiros de Fazenda Vilanova, foi selecionado para participar da 17ª edição do Canto Moleque da Canção Nativa, no município de Candiota.
Ele vai representar Fazenda Vilanova no evento que será realizado entre os dias 10 e 12 de dezembro, com participação de mais de 100 cantores.

Univates
O Programa de Ações Comunitárias da Univates realiza, nesta terça-feira, dia 07, das 14 às 16 horas, na Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santo Antônio, o Dia da Participação Comunitária. Na ocasião serão disponibilizadas diversas atividades sociais e culturais à comunidade com o objetivo de proporcionar uma tarde agradável aos participantes.

Colônia de Férias em Estrela
A SMEL já iniciou os preparativos para mais uma edição do Projeto Colônia de Férias/Segundo Tempo, que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro em Estrela.
O Colônia de Férias deve iniciar no dia 10 de janeiro, com diversas atividades diferenciadas como: oficinas de dança, música, teatro, atletismo, passeios e atividades recreativas.
O projeto atenderá crianças e adolescentes de 07 a 14 anos em seis localidades: Loteamentos Populares; Bairro das Indústrias; Bairro Imigrantes; Auxiliadora; Centro e Loteamento Marmitt.
As inscrições serão realizadas nas escolas e também na Smel, no período de 22 de novembro a 16 de dezembro.

Fazenda Vilanova
Um grupo de 12 adolescentes vilanovenses está encerrando a 10ª etapa do Projeto Pescar Univias, em Fazenda Vilanova.
O projeto consiste de um sistema de franquia social em que diversas organizações abrem suas empresas para formar adolescentes em vulnerabilidade social.
A solenidade acontecerá em Porto Alegre, nesta terça-feira, dia 07 de dezembro.

Projeto Viva Verão em Estrela
A Prefeitura de Estrela realiza nos meses de janeiro e fevereiro, mais uma edição do projeto “Viva Verão”, com a disputa de diversas modalidades esportivas no Parque Princesa do Vale.
A competição deve reunir um grande número de atletas na disputa do Vôlei de Praia (duplas masculinas e femininas); Futebol Sete (categorias sub 12 e sub 15), Skate e Bicicross.
As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 6 de dezembro, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Travesseiro
A Secretaria da Educação de Travesseiro está preparando para o dia 18 de dezembro a Festa de Natal. A programação acontece em frente a Igreja matriz, iniciando às 20 horas e 30 minutos, com apresentações das escolas, show pirotécnico, chegada do Papai Noel, entre outras atrações. Haverá transporte de todas as localidades.

Livros didáticos em Teutônia
A Administração Municipal de Teutônia adquiriu livros didáticos para serem distribuídos às bibliotecas das escolas da rede municipal e escolas de educação infantil do município. O investimento foi de 53 mil reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário