Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 07 de dezembro de 2010

Lagoa do Herval - Travesseiro-RS.
Visite o Vale do Taquari - Um convite: Aepan-ONG


Notícias do Vale do Taquari – dia 6 de dezembro de 2010

Música na Igreja em Estrela
A próxima atração da Campanha Estrela Premiada será o projeto Música nas Igrejas. O Grupo Instrumentarium se apresentará amanhã, a partir das 20 horas, no Santuário Santo Antônio.
O evento integra a programação de final de ano da Câmara de Dirigentes Lojistas, ACIE, Prefeitura Municipal de Estrela com patrocínio da concessionária Champs Elysées.

Sexta-feira tem chegada do Papai Noel em Estrela
A programação Estrela Premiada segue na próxima sexta-feira com show da Orquestra Municipal de Imigrante e Quarteto de Sopros de Estrela, às 20 horas, na Praça Menna Barreto.
Na oportunidade ocorrerá a Chegada do Papai Noel e entrega da premiação para os consumidores premiados pelo projeto Estrela Premiada 2010.

Travesseiro
A Secretaria da Educação de Travesseiro está preparando para o dia 18 de dezembro a Festa de Natal. A programação acontece em frente a Igreja matriz, iniciando às 20 horas e 30 minutos, com apresentações das escolas, show pirotécnico, chegada do Papai Noel, entre outras atrações. Haverá transporte de todas as localidades.

Livros didáticos em Teutônia
A Administração Municipal de Teutônia adquiriu livros didáticos para serem distribuídos às bibliotecas das escolas da rede municipal e escolas de educação infantil do município. O investimento foi de 53 mil reais.

Áurio Scherer pode assumir como Secretário Adjunto no Governo do RS
O líder do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), Áurio Scherer, que concorreu a deputado estadual pelo PT, pode ser indicado como secretário adjunto da futura Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.
Hoje, em Porto Alegre, às 15 horas, Áurio discutirá esta situação com a equipe de transição formada pelo governador eleito Tarso Genro (PT). A tendência é que ele aceite o cargo.

Atendimentos no setor de saúde em Estrela
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela comunica que nos dias 09 e 10 de dezembro não haverá atendimento no Departamento de Assistência Social – Casa da Cidadania.
Nestes dias ocorre a alteração de endereço, atendendo a partir do dia 13 na Rua Ernesto Alves, 597, Centro, junto ao prédio da SMEL.

Expobol
A 2ª Expobol – Exposição Feira que Boqueirão do Leão realiza para comemorar os 23 anos de criação do município, inicia nesta quarta-feira, dia 08. Às 9 horas será celebrada missa em Ação de Graças na Igreja Matriz e logo após abrem os portões para acesso a exposição.

Pescadores
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari realiza assembléia geral no próximo sábado, dia 11, às 09 horas, na sede da entidade em Porongos - Estrela. Na ordem do dia a apreciação das contas e a eleição de diretoria para o próximo triênio.

Internet em Colinas
Lançado em Colinas o provedor CertelNET para atender a cidade e o interior. No lançamento foi apresentado o serviço do provedor e as formas que conectarão os colinenses com o mundo, ainda neste mês.

Matrículas em Estrela
A Secretaria de Educação de Estrela encerra na próxima sexta-feira, dia 10, o período de matrículas e rematrículas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Código Florestal
Parlamentares da Bancada do Agronegócio apresentaram à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados requerimento que solicita urgência na inclusão do projeto do novo Código Florestal Brasileiro na pauta de votações. O documento está assinado pelos líderes dos principais partidos.

Vereadores de Lajeado
Com sete projetos do Executivo, um veto da prefeita Carmem Regina Cardoso e 12 matérias encaminhadas pelos vereadores, ocorre hoje, às 17 horas, sessão do poder legislativo de Lajeado.

Vereadores de BRSul
Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul.

Duplicação da BR 386
Por iniciativa do Deputado Federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) a bancada gaúcha de deputados e senadores de Brasília unem força a para que a duplicação de quase 400 quilômetros da BR-386, avaliada em mais de R$ 1,5 bilhão, entre Lajeado e Iraí, entre nas prioridades orçamentária do governo Dilma Rousseff.
Na avaliação de Perondi, a estrada, considerada um ponto importante para a economia e turismo, está saturada e perigosa, necessitando ser modernizada e duplicada em toda a extensão.

CPMF pode Voltar?
A possibilidade de retorno da CPMF tem mobilizado diversos segmentos da sociedade.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), com o apoio da Fecomércio e outras associações, criou um site especial para coletar assinaturas contra qualquer tipo de aumento de tributos.

13º Salário
A primeira parcela do 13º salário já está no bolso dos trabalhadores. O restante, conforme determina a legislação trabalhista, deverá ser desembolsado até o dia 20 deste mês.
Pelos cálculos do Dieese, o benefício deverá injetar na economia do Rio Grande do Sul, até o final de 2010, cerca de R$ 6,4 bilhões, 19,8% a mais do que o montante do ano passado.

Vice-Prefeito de Sobradinho é Cassado
O vice-prefeito de Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, Jorge Pohlmann (PP) teve seu mandato cassado.
O vice-prefeito teve os direitos políticos suspensos devido a uma condenação da 2ª Vara Federal de Santa Maria.
O processo está em segredo de justiça e por isso não podem ser passados detalhes da condenação.

Calendário de Eventos de Capitão
A Secretaria da Educação de Capitão está organizando para hoje, a partir das 19 horas, a reunião de elaboração do calendário oficial de eventos de 2011.
Um representante de cada entidade ou sociedade do município deve comparecer no encontro que acontece no CRAS, com as datas em que pretendem realizar eventos no próximo ano.

Travesseiro
A Secretaria da Saúde de Travesseiro está organizando uma campanha de prevenção ao Câncer de Próstata.
Todos os homens acima dos 40 anos devem fazer a inscrição com as agentes de saúde ou entrar em contato com o Ambulatório da Sede.

Teutônia
A administração municipal de Teutônia comprou dois veículos, por meio de licitação do tipo Pregão Presencial, para uso da Secretaria de Educação. Foram adquiridos um Voyage e uma Kombi, num investimento de 90 mil reais.

Pavimentação de rua em Capitão
O prefeito de Capitão, Jari Hunhoff, assinou convênio com a Caixa Econômica Federal de repasse de 97 mil e 500 reais, para pavimentação da rua Pedro Cadore, na Sede. O recurso é oriundo de emenda parlamentar do deputado Renato Molling (PP), junto ao Ministério das Cidades.


Programa saldar dívidas em Fazenda Vilanova
A Administração Municipal de Fazenda Vilanova está disponibilizando aos munícipes que possuem pendências com a prefeitura, a oportunidade de saldar seus débitos, através do Programa de Recuperação de Créditos - Refis Municipal.
Para participar do Programa, o contribuinte deve requerer junto à Secretaria da Administração e Fazenda a consolidação de suas dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2009.
Estão sendo disponibilizadas três formas de pagamento.

Secretaria da Agricultura de Fazenda Vilanova
A Secretaria da Agricultura de Fazenda Vilanova comunica aos produtores rurais que a Inspetoria Veterninária prolongou o prazo para a vacinação dos terneiros de 0 a 2 anos de idade.
Os animais podem ser vacinados até o dia 10 de dezembro.

Clubes de Mães em Lajeado
A União Lajeadense de Clubes de Mães realizou ontem o encerramento das atividades do ano, em evento de integração com a diretoria dos 20 clubes de mães do município.
Na atividade ocorrida no salão de eventos da Prefeitura, a presidente Gicelda Müller apresentou o relatório das ações realizadas pela instituição em 2010. As atividades da entidade serão retomadas em março do próximo ano.

Deoli Gräff
O jornalista e escritor Deoli Gräff foi empossado ontem como presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). A solenidade foi realizada na Casa de Cultura de Lajeado. Nos últimos dois anos a entidade foi presidida por Marcos Frank.

Univates realiza Ação Comunitária
O Programa de Ações Comunitárias da Univates realiza hoje, das 14 às 16 horas, na Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santo Antônio, o Dia da Participação Comunitária.
Na ocasião serão disponibilizadas diversas atividades sociais e culturais à comunidade com o objetivo de proporcionar uma tarde agradável aos participantes.

Colônia de Férias em Estrela
A SMEL realizará mais uma edição do Projeto Colônia de Férias/Segundo Tempo, que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro em Estrela.
O Colônia de Férias deve iniciar no dia 10 de janeiro, com diversas atividades diferenciadas como: oficinas de dança, música, teatro, atletismo, passeios e atividades recreativas.
O projeto atenderá crianças e adolescentes de 07 a 14 anos em seis localidades.
As inscrições estão sendo realizadas nas escolas e também na Smel, até o dia 16 de dezembro.

Reuniões em Travesseiro
A Secretaria da Saúde de Travesseiro segue com o roteiro de reuniões para renovação das carteirinhas de saúde, de prestação de contas, avaliação dos serviços prestados, apresentados os convênios e esclarecidas as eventuais dúvidas das comunidades. Hoje, às 14 horas, a reunião será em São João.

Natal Solidário em Teutônia
O Gabinete da Primeira-Dama de Teutônia, Eliane Altmann, promove a campanha “Natal Solidário”, que consiste em arrecadar brinquedos novos, brinquedos usados em bom estado de conservação, jogos e livros para serem distribuídos nas famílias carentes, em conjunto com os parceiros da promoção.
A entrega pode ser feita até o dia 15 de dezembro em qualquer ponto de coleta existente na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário