Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 09 de dezembro de 2010


Visite Lajeado-RS
Um convite Aepan-ONG


NOTÍCIAS REGIONAIS - 09-12-2010 – 4ª FEIRA

Sicredi em alta
O Sicredi chegou em outubro deste ano como a instituição que mais liberou operações nos Programas Agrícolas do Governo Federal, acumulando desembolso de R$ 322,4 milhões em 2010.
O valor é 47% superior a 2009, e, engloba 6 mil e 300 operações, representando 14% de participação no montante liberado pelo BNDES.


Cruzeiro do Sul
A parceria da Administração Municipal de Cruzeiro do Sul com o Sebrae, viabiliza para hoje, às 19 horas, uma palestra gerencial, gratuita, sobre “O Empreendedor Individual”. O evento ocorre no salão de eventos da Prefeitura.

Fazenda Vilanova
A Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova não autorizou o município a participar da AMVAT, FAMURS e da Confederação Nacional dos Municípios. Por 5 votos a 3 (presidente não votou), o projeto que autoriza o Poder Executivo a contribuir mensalmente com estas entidades de representação foi rejeitado pela casa legislativa.

Conselheiros Tutelares do Vale do Taquari
O 51º encontro dos conselheiros tutelares do Vale do Taquari está marcado para a próxima quarta-feira, dia 15, a partir das 9 horas, no Sínodo Vale do Taquari, localizado no Centro Administrativo em Teutônia.
Os conselheiros tutelares debaterão os seguintes temas: atualização dos dados salariais de cada conselho, elaboração do calendário de encontros, elaborar um plano de ação para o próximo ano.
Também serão repassadas informações trazidas do 5º encontro nacional de conselheiros tutelares, realizados em Luziânia (Goiás) e em Brasília.
O encerramento está previsto para às 15 horas.

Telecentro de Travesseiro
A Coordenação do Telecentro de Travesseiro está organizando cursos de informática básica no Telecentro instalado junto a Escola Pedro Pretto.
Os cursos serão gratuitos e ocorrerão de manhã e a noite, entre 04 de janeiro e 17 de fevereiro. Cada turma será formada por no máximo 20 alunos.
As inscrições podem ser efetuadas diretamente na Escola Pedro Pretto, com o professor Ramón Rockenbach.

Capitão
Amanhã a noite acontecem em Capitão as formaturas dos pré-escolares da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Querer.
A solenidade será realizada no Ginásio Municipal de Esportes com a presença dos familiares dos 28 alunos das duas turmas de formandos.
Na tarde de sábado tem a missa com a formatura do 1º ano da Escola Pólo da Marinheira.

Marques de Souza
Hoje, às 18 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marques de Souza.

Teutônia
O poder legislativo de Teutônia tem sessão ordinária hoje, a partir das 18 horas e 30 minutos.
Natal em Lajeado
Apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e do Grupo Teatral Vida e Luz marcaram na noite de terça-feira (07) a abertura da decoração natalina na cidade de Lajeado.
Em frente à Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla, um grande público se fez presente, prestigiando o evento.

Feira do Produtor e do Peixe
Neste sábado, dia 11, a partir das 7 horas, ocorre à última Feira do Peixe de 2010, na Praça Henrique Roolaart, em Estrela. Estarão disponíveis mais de 500 quilos de pescados. Juntamente com a feira diversas atividades estão sendo preparadas como mateada com a Ervateira Ximango e transmissão ao vivo com a Rádio Studio FM.
Paralela à venda de peixe ocorre a Feira do Produtor Rural. As feiras são realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Emater.

Expobol
Hoje, às 15 horas, os prefeitos dos vales do Taquari e Rio Pardo, dos municípios filiados à AMVAT e a AMVARP, realizam assembleia conjunta em Boqueirão do Leão, dentro da programação da 2ª Expobol.
O encontro ocorre na Prefeitura de Boqueirão do Leão, com a presença do presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin.

ENEM
Os alunos prejudicados pelas falhas de impressão no caderno amarelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser notificados até amanhã.
O Ministério da Educação (MEC) estimava que cerca de 3 mil estudantes teriam direito a refazer as provas, mas admitiu que o número pode ser maior.
O aviso do MEC ocorre por telefone, e-mail, mensagem de celular, carta ou telegrama. Somente terão direito a refazer as provas os alunos que não conseguiram trocar os cadernos de prova.
O novo teste será realizado no dia 15 de dezembro, às 13 horas, apenas com as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Câmara Júnior Internacional
A Câmara Júnior Internacional (JCI Lajeado), em solenidade realizada 2ª feira, no Weiand Turis Hotel, concedeu o Prêmio Carlos Jacob Kielling de Liderança ao presidente da Certel, Egon Hoerlle.
O Prêmio foi instituído pela JCI para homenagear lideranças que, ao longo de suas vidas profissionais, destacam-se na gestão dos negócios de suas empresas e contribuem decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico da região.

A presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou novos integrantes de seu ministério.

A senadora Ideli Salvatti (PT) assumirá o Ministério da Pesca e Aqüicultura.

A deputada federal Maria do Rosário (PT) chefiará a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

A jornalista Helena Chagas vai para a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, será o titular do Ministério das Comunicações.
O senador Garibaldi Alves (PMDB) assumirá o Ministério da Previdência Social
O senador Edison Lobão (PMDB) retornará ao Ministério de Minas e Energia.

O deputado Pedro Novais (PMDB) vai para o Ministério do Turismo.

O ex-deputado Wágner Rossi (PMDB) permanecerá à frente do Ministério da Agricultura.

O senador Alfredo Nascimento (PR) voltará ao comando do Ministério dos Transportes.

O candidato derrotado ao Governo de São Paulo, Aloísio Mercadante (PT), será o Ministro da Ciência e Tecnologia.

Já o ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco (PMDB) comandará a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Na semana passada a presidente eleita Dilma Rousseff já havia anunciado Antônio Palocci (PT) para a Casa Civil. Gilberto Carvalho (PT) para a Secretaria-Geral da Presidência da República e José Eduardo Cardozo (PT) para o Ministério da Justiça.

A equipe econômica de Dilma também está definida, formada por Guido Mantega, que permanecerá à frente do Ministério da Fazenda; Miriam Belchior (PT), para o Ministério do Planejamento; e o gaúcho Alexandre Tombini, na presidência do Banco Central.

Comen de Lajeado
O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) de Lajeado realiza hoje, reunião para escolha da diretoria para o período de 2011/2013. O encontro ocorre às 13h30min, na Câmara de Vereadores, com os representantes indicados da sociedade civil e da administração municipal.

Colônia de Pescadores Z-20
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari realiza assembléia geral neste sábado, dia 11, às 09 horas, na sede da entidade em Porongos - Estrela. Na ordem do dia a apreciação das contas e a eleição de diretoria para o próximo triênio.

Secretaria de Educação de Estrela
A Secretaria de Educação de Estrela encerra nesta sexta-feira, dia 10, o período de matrículas e rematrículas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
Saúde de Teutônia
A Secretaria da Saúde de Teutônia está disponibilizando em todos os Postos de Saúde do Município, a vacina contra Meningite. Todas as crianças de 03 meses a 02 anos, devem ser vacinadas.
Produtores rurais de Fazenda Vilanova
Os produtores rurais de Fazenda Vilanova que ainda não retiraram o seu cheque retorno do talão têm até o amanhã, dia 10, para recebê-lo na tesouraria da Prefeitura.

Paverama
A Secretaria de Educação e Cultura de Paverama realiza até esta sexta-feira, dia 10, as matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2011 na rede municipal de ensino. O procedimento deve ser efetuado diretamente nas escolas.

13º em Fazenda Vilanova
A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza nesta sexta-feira, dia 10, o pagamento da segunda parcela do 13º salário, ao funcionalismo público municipal.

Cursos em Lajeado
Por meio do Programa de Cursos Profissionalizantes e de Empreendedorismo da Prefeitura de Lajeado, já estão abertas as inscrições do Curso de Confeitaria, que será ministrado pelo Senac.
O prazo de inscrições encerra no dia 11 de dezembro, sendo que o curso é gratuito para quem reside no Município de Lajeado.
O curso será realizado de 13 de dezembro a 05 de janeiro. As aulas serão ministradas no Restaurante Emertini, no Bairro Florestal.

Obras em Travesseiro
Foram retomadas as obras de reforma e ampliação do salão da localidade de São João, em Travesseiro.
A obra estava parada por falta do depósito das parcelas do repasse da Caixa Econômica Federal em função do período eleitoral.
A obra está estimada no valor de 125 mil reais, com 97 mil e 500 reais de emenda do Ministério dos Esportes e o restante do valor de contrapartida da prefeitura.

Secretaria de Obras de Capitão
A equipe da Secretaria de Obras de Capitão trabalhou na semana passada no patrolamento da estrada geral de Linha Zanotelli. Também está em manutenção a estrada geral de Picada São Paulo até Bicudo.

Bairro Florestal e Santo Antônio
A construção de dois novos ginásios municipais, nos bairros Florestal e Santo Antônio, consta entre as principais metas de 2011 da Secretária da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Lajeado.
O anúncio foi feito ontem pelo secretário Carlos Kayser, quando projetou algumas atividades para 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário