Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 16 de dezembro de 2010


Evento Tremendo o Vale
Estrela-RS


Noticias Regionais – Vale do Taquari -
16 de dezembro de 2010

Lajeado Brilha
Integrando a programação do Lajeado Brilha 2010, dois shows estão programados para a noite de sábado, dia 18. As atrações terão início às 20 horas na Concha Acústica do Parque Professor Theobaldo Dick, com show do grupo Na Moral, do Bairro Conservas, e às 21 horas o show internacional do acordeonista argentino Alejandro Brittes.

Vereadores de Marques de Souza
Hoje às 18 horas acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marques de Souza.

Vereadores de Teutônia
Em Teutônia a sessão do poder legislativo municipal inicia às 18 horas e 30 minutos desta quinta-feira.

Capitão
O prefeito de Capitão, Jari Hunhof, esteve em Porto Alegre, acompanhando agricultores que buscam a liberação de granjas para produção de ovos férteis em Capitão.
Algumas granjas que já trabalhavam na produção estão sendo reativadas.
O objetivo da viagem foi a adequação das granjas a legislação atual.

Travesseiro
A Prefeitura de Travesseiro alerta a comunidade que a partir de segunda-feira, as equipes das secretarias de Agricultura e de Obras estarão em férias coletivas pelo período de 20 dias.
Durante as férias somente uma equipe de plantão estará atuando para atender aos compromissos de urgência ou emergência.

Capitão
Nesta quinta-feira, dia 16, ocorre a cerimônia de entrega dos certificados oficiais de propriedades rurais que alcançaram o padrão de livres de brucelose e tuberculose bovina aos primeiros produtores do Projeto Piloto da Comarca de Arroio do Meio, baseado no "Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose bovinas", do Ministério da Agricultura. O evento ocorrerá às 14 horas na Câmara de Vereadores de Capitão.

Natal Encanto
A 22ª edição do Natal Encanto, “in Concert” será realizado às 20 horas e 30 minutos do próximo domingo, na Igreja Matriz São Pedro de Encantado. A realização é do Coral Municipal com o apoio da administração municipal, Câmara de Vereadores e um grupo de 10 empresas.

Natal criança em Encantado
A Secretaria da Assistência Social de Encantado promove hoje, a partir das 14 horas, o Natal da Criança, no Parque João Batista Marchese.
Participam crianças de até 12 anos, inscritas no Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Haverá presença do Papai Noel, distribuição de refrigerante, cachorro-quente, sorvete e um presente para cada criança, além de sonorização e brinquedos infláveis.

Somos todos anjos em Capitão
Em Capitão, “Somos Todos Anjos” é o tema da encenação natalina criada para esta sexta-feira, dia 17, na programação do evento “Natal em Família”.
Na ocasião também haverá a chegada do Papai Noel e sorteio de prêmios da campanha de final de ano. A noitada será encerrada com as apresentações das Bandas Art-Biss e San Marino.

Cruzeiro do Sul
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vendeu em leilão, sete máquinas e veículos obsoletos.
Foram arrecadados 172 mil e 100 reais, ou seja, 26 mil e 300 reais a mais do que estavam avaliados.
Segundo o prefeito Rudimar Muller, o recurso será utilizado na compra de veículos e equipamentos para o Parque de Máquinas.

Vereadores de Arroio do Meio
A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio escolheu por unanimidade a mesa diretora para 2011. Darci Hergessel (PDT) foi eleito presidente, tendo como vice Gustavo Kasper (PP), secretário Enéias Bruxel (PMDB) e segundo secretário Nestor Matte (PMDB).

Conselheiros Tutelares
No encontro regional dos conselheiros tutelares do Vale do Taquari, presentes ontem em Teutônia, cerca de 80 pessoas, representando 37 cidades.
Na oportunidade foi debatida a remuneração dos conselheiros e encaminhado um calendário de encontros regionais para 2011, juntamente com um plano de ação.
Uma das metas para o próximo ano é esclarecer a comunidade sobre a real função do Conselho Tutelar.

Lajeado
Hoje pela manhã foi eleita a nova diretoria da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, em reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. Ito Lânius foi reeleito para presidente.

Dilma confirma mais cinco nomes
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, confirmou mais cinco nomes que integrarão o primeiro escalão do futuro governo.
O chefe de gabinete da presidente será Giles Carriconde Azevedo. O atual secretário-geral do Itamaraty, embaixador Antonio Patriota (sem partido), será o ministro das Relações Exteriores. Nelson Jobim (PMDB) continuará comandando o Ministério da Defesa.
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), assumirá o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O senador Aloizio Mercadante (PT) será o novo ministro da Ciência e Tecnologia.

Capitão livre de tuberculose brucelose
No Brasil, inteiro existem 120 propriedades rurais certificados como livres da Tuberculose e Brucelose bovina e a partir de hoje, 20 propriedades de Capitão aumentam esta seleta lista sanitária. A solenidade de entrega deste certificado acontece às 14 horas na câmara em Capitão com a presença do Secretário nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Sérgio Ferreira Jardim.

Progresso adquiriu trator
A administração municipal de Progresso adquiriu um trator que já está em atividade. O investimento foi de 110 mil reais. Deste valor, 100 mil reais foram liberados pelo Senador Paulo Paim (PT).

Vereadores de Arroio do Meio
Os vereadores de Arroio do Meio aprovaram ontem 9 projetos de lei do executivo e um ante-projeto do legislativo. Outras quatorze matérias deram entrada, e deverão ser apreciadas e votadas, na sessão programada para o dia 28 de dezembro.

IPVA
A partir de hoje os proprietários de veículos automotores podem antecipar o pagamento IPVA 2011. Para realizar a quitação, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento do veículo.

AMVAT
A nova diretoria da Amvat que será eleita no dia 22, em assembléia na cidade de Estrela, terá como presidente o prefeito de Westfália, Sérgio Marasca (PT).
Dolores Kunzler (PP), de Sério, ocupará a primeira vice-presidência.
O secretário será José Odair Scorsatto (PDT), prefeito de Arvorezinha, e o tesoureiro, o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup (PPS).

Tarso Genro
O governador eleito Tarso Genro informou que extinguirá 148 cargos de confiança — os CCs — na sua administração. Tarso também garantiu que não tem a intenção de aumentar os salários de governador e dos secretários estaduais.

Mega Sena Acumulou
No concurso 1240 da Mega Sena, cujo sorteio ocorreu ontem, nenhum apostador acertou as seis dezenas.
O próximo sorteio acontece sábado, dia 18, e a estimativa de prêmio é de R$ 24 milhões.

Estrela
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela informa que os Postos de Saúde do município têm horário especial de atendimento nos dias 24 e 31 de dezembro, atendendo nestas datas até às 12 horas.
Natal no Morro em Arvorezinha
O Natal no Morro em Arvorezinha, que está na sua 18ª edição, tem diversas atrações programadas até o dia 25 de dezembro. Sábado, dia 18, acontece a encenação “O Auto de Natal”.

Encantado
As empresas optantes do Simples Nacional que se encontram em débito com a Prefeitura de Encantado estão sendo notificadas para que regularizem as pendências até o dia 22 de dezembro.
As que não adotarem esse procedimento serão excluídas do Simples Nacional a partir de 2011.

Aumento de vencimentos dos deputados
Dos 18 deputados gaúchos que compareceram ontem à sessão plenária da Câmara, apenas dois votaram contra o projeto que elevou para 26 mil e 700 reais o salário dos parlamentares. Em votação simbólica, Luciana Genro (PSOL) e Paulo Pimenta (PT) foram os únicos que se manifestaram contra o reajuste de 61,83% dos salários dos parlamentares.
O reajuste passa a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2011.

Administração Municipal de Teutônia
A Administração Municipal de Teutônia entregou, para a diretoria da Comunidade Evangélica Luterana Cristo, de São Jacó, o projeto de ampliação e instalação de sanitários no pavilhão da entidade.
Além da planta baixa e das fachadas, também foi entregue um orçamento completo e minucioso da obra.
O próximo passo será a comunidade se reunir, fazer os ajustes que julgar necessários para depois encaminhar a execução da obra.

Estrelense Júlia Eidelwein recebe certificado
Na última sexta-feira, dia 10, nas dependências do Colégio Sinodal em São Leopoldo, ocorreu à cerimônia de condecoração aos destaques do Rio Grande do Sul 2010 de Atletismo, oportunidade que a estrelense Júlia Eidelwein (12 anos) foi destaque na categoria pré-mirim.
A atleta recebeu a premiação do presidente da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, Marcos Andrade, e do diretor técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, José Haroldo Loureiro Gomes. Júlia é atleta da Associação de Atletismo dos Vales e da equipe SMEL/Estrela de Atletismo.

Curso em Lajeado
Acontece hoje, a solenidade de formatura de 30 alunos do Curso de Capacitação em Gestão Ambiental que foi oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Lajeado, durante seis meses, com encontros uma vez por mês no Jardim Botânico.
A cerimônia inicia às 19h e será realizada no auditório do Jardim Botânico, localizado na RST-413, no Bairro Moinhos D’Água.

Colégio Evangélico Alberto Torres
O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado realiza hoje sua apresentação de final de ano, que terá como tema “Sons de Natal”. O evento, que inicia às 20 horas e 30 minutos, será realizado nas quadras cobertas, com participação dos alunos da Educação Infantil, série iniciais do Ensino Fundamental, grupos de teatro, Conjunto Instrumental do Ceat e Coral Infantil.
"Cheguei com sorte", afirma Tiririca

A Câmara dos deputados, aprovou reajuste para seus salários na tarde desta quarta-feira (15), o projeto que eleva o salário dos parlamentares, do presidente, do vice e dos ministros de Estado para R$ 26,7 mil, a partir de 1º de fevereiro de 2011 também foi aprovado pelo Senado.

A proposta não precisa passar pela Presidência da República por se tratar de decreto legislativo.

A matéria foi aprovada em menos de 10 minutos de discussão.
Apesar de discutida nos bastidores há meses, a tramitação oficial se deu a “toque de caixa”.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se reuniu pela manhã, aprovou a urgência do tema (279 votos favoráveis, 35 contra e 3 abstenções), depois simbolicamente aprovaram a matéria em si no início da tarde. De lá, ela já foi encaminhada ao Senado, onde os senadores a apreciaram no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário