Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 29 de dezembro de 2010

Estrela-RS
NOTÍCIAS REGIONAIS – 29-12-2010 – 4ª FEIRA

Governo do Estado
O vice-governador Paulo Feijó (DEM) ainda não decidiu se estará ao lado de Yeda Crusius (PSDB) no sábado para transmitir o cargo ao governador eleito Tarso Genro (PT), em solenidade no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.
Feijó poderá embarcar nesta quinta-feira para os Estados Unidos, onde passaria a virada do ano na companhia da filha.

Assembléia Legislativa
A indicação do deputado Pedro Westphalen (PP) para a presidência da Assembléia Legislativa, em 2013, continua repercutindo na bancada do Partido Progressista.
Derrotada por Westphalen na disputa pelo cargo, Silvana Covatti classificou a decisão dos colegas de "machista" e acusou Westphalen de oferecer cargos no Legislativo em troca de apoio para assumir a presidência da Casa.
A deputada também salientou que o diretório estadual do PP, teria se omitido durante o processo.

Tiririca é internado
O deputado federal eleito por SP, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), foi internado na tarde de ontem no Hospital São Mateus, em Fortaleza, Ceará.
A direção do hospital não informou os motivos da internação, mas especula-se que Tiririca realizou uma operação de apêndice.

Imposto de Renda
Na sexta-feira, dia 31, encerra o prazo para pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Lajeado.
Quanto à destinação antecipada de parte do IR 2010 a pagar em 2011 ao Fundo ela deve ser feita até o final do mês para que possa ser abatida no valor a pagar da próxima Declaração do Imposto de Renda.

Vereadores de Arroio do Meio
Ontem na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, foram aprovados 15 projetos encaminhados pelo poder executivo.

CIC Teutônia
A CIC Teutônia ampliou sua sede para atender melhor aos seus associados e colaboradores.
A entidade conta agora com um auditório para palestras e cursos com a capacidade para 60 pessoas sentadas e um salão para 80 pessoas, além dos escritórios e salas da direção.
Os investimentos superaram os 100 mil reais.

Arroio do Meio
O fornecimento de energia elétrica em algumas localidades do interior de Arroio do Meio é precário.
Um dos problemas é a oscilação da voltagem causando prejuízos para os produtores rurais.
Até o Ministério Público já foi acionado para tentar junto a AES Sul, uma qualificação no serviço e também para que indenize produtores pelos danos sofridos.

Carrapato Bovino
A ocorrência de surtos de carrapato em bovinos, resulta em prejuízos aos produtores de leite e de carne na região baixa do Vale do Taquari.
É uma situação que afeta o desempenho da atividade por refletir negativamente na produtividade de leite ou de carne, por causar um quadro de anemia no animal afetado, podendo ainda resultar em enfermidades com incidência de mortes.

Venâncio Aires
A Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo da cidade de Venâncio Aires abriu inscrições para o 16° Festival de Terno de Reis.
O evento será realizado dia 06 de janeiro, a partir das 20h30min, na Travessa São Sebastião Mártir. Até o momento, sete ternos já confirmaram participação no evento.

Progresso
A Secretaria da Fazenda, da Prefeitura de Progresso, não realizará atendimento nos primeiros nove dias de 2011.
Neste período será implantado um novo sistema de informática e treinamento dos servidores que atuam no setor.

Prefeito de Arroio do Meio
Em Arroio do Meio, o prefeito Sidnei Eckert encaminhou projeto de lei a Câmara de Vereadores pedindo autorização para encaminhar operação financeira junto ao BNDES, buscando recursos para a pavimentação asfáltica de um quilômetro da rua principal entre os bairros Bela Vista e Dona Rita.

Solenidade em Capitão
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Capitão realiza amanhã, às 09 horas, no salão do Clube Sete de Setembro a solenidade oficial de lançamento do livro “As palavras que o vento não leva”, que tem como base histórias de 33 pessoas ligadas aos grupos da melhor idade do município, que passaram toda sua vida em Capitão.
A obra literária começou a ser produzida em 2009.

Obras em Capitão
A equipe da Secretaria de Obras de Capitão concluiu o patrolamento da estrada geral de Picada São Paulo e Bicudo. Também foi feita a manutenção no trajeto desde a Cascata até a Marinheira.
Foram melhorados os acessos ao Parque Municipal de Eventos e no local também foram efetuadas algumas melhorias para a realização do Rodeio Crioulo de Capitão.

Travesseiro
A Prefeitura de Travesseiro lembra a comunidade que as equipes das secretarias de Agricultura e de Obras estão em férias coletivas até o dia 08 de janeiro.
Durante as férias somente uma equipe de plantão atende aos serviços de urgência ou emergência.

PIB do RS
O RS cresceu 7,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, superando a previsão do Banco Central para a economia nacional, de 7,3%.
O destaque ficou com a indústria, que teve elevação de 10,3%, o melhor resultado dos últimos 15 anos.
O setor agropecuário teve expansão de 8,9%.

Lajeado
Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2011 a Biblioteca Pública Municipal de Lajeado não atenderá nos sábados. Nos demais dias da semana o atendimento será normal.

Bairro Imigrante recebeu uma unidade do CRAS
O Bairro Imigrantes, em Estrela, recebeu uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O espaço foi instalado pela Prefeitura de Estrela. A unidade vai atender também os moradores do Bairro Pinheiros e da localidade de Santa Rita.
Serão várias atividades funcionando no CRAS, como o Núcleo Pró-Jovem, o Grupo de Idosos e Assistência Social.
Em 2011, também deverá ser instalada uma unidade do CRAS no bairro Moinhos.

CEAT
O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado realiza hoje o segundo dia do brechó de livros. Os alunos que concluíram seus estudos podem revender os livros utilizados.
O brechó ocorre das 14 às 18 horas na sala 105 do prédio do Ensino Médio.

Travesseiro
A Secretaria da Saúde de Travesseiro informa que amanhã, dia 30, a Ginecologista atende as mulheres residentes no interior do município.

Lajeado Brilha
Hoje, integrando a programação do Lajeado Brilha 2010, ocorre a apresentação de duas peças teatrais na Praça da Matriz, com início às 20 horas.
As apresentações serão feitas por alunos dos bairros Conservas e Jardim do Cedro, que participaram durante o ano, gratuitamente, da oficina de teatro oferecida pela Secretaria de Cultura e Turismo, dentro das ações do Programa de Prevenção à Violência – que visa reduzir índices de criminalidade e de drogadição.

Teutônia
A Administração Municipal de Teutônia, atendendo convênio firmado entre a Famurs e a Secretaria Estadual da Fazenda, está regulamentando o fornecimento da carta de “Habite-se”.
Neste sentido, hoje haverá uma reunião de esclarecimento sobre o assunto, na Câmara de Vereadores, a partir das 16h30min.

Univates
Encerra hoje, dia 29, o prazo para que os aprovados no Vestibular da Univates efeturam a matrícula. O procedimento pode ser realizado no Auditório do Prédio 11.
Confira a programação oficial do “Estrela Cidade Natal”:
Quarta-feira (29/12) - 20h – Encerramento da programação “Estrela Cidade Natal”; Sorteio Final do Estrela Premiada; Show de Bandas. Local: Praça Menna Barreto.

Horário em Estrela
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela informa que o Postos de Saúde do município têm horário especial de atendimento no dia 31 de dezembro, atendendo neste dia até às 12 horas.

Prefeitura de Lajeado
A Prefeitura de Lajeado informa que não abrirá no dia 31 de dezembro, com exceção das unidades de saúde - que terão horário diferenciado neste dia.

Prefeitura de Encantado
A Prefeitura de Encantado abriu inscrições para o concurso de Rainha e Princesas do município. Até o dia 05 de março, entidades ou empresas podem inscrever suas candidatas junto à Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo.
O concurso ocorre no dia 18 de março.

Eleitores
Os eleitores que não compareceram nas urnas no dia 31 de outubro, na realização do 2º turno das eleições, têm até amanhã, dia 30, para enviar uma justificativa ao juiz eleitoral.

Recolhimento do lixo em Lajeado
Em Lajeado o recolhimento de lixo domiciliar no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, terá horário e roteiro diferenciado. Um roteiro terá início às 5h e outro às 14h30min.
Já nos dias 1º e 02 de janeiro não terá coleta domiciliar. Quanta à coleta seletiva no dia 31, não terá alteração de roteiro, seguindo normalmente o cronograma nas duas sextas-feiras.

Prefeitura de Estrela
A Prefeitura de Estrela informa que no dia 1º de janeiro, não haverá coleta de lixo no município.
Já Secretaria da Agricultura de Estrela informa que não haverá atendimento veterinário e de inseminador no dia 1º de janeiro. Já no domingo dia 02 de janeiro o horário será de plantão, ou seja as chamadas devem ser feitas pelo fone 3981-1055, entre 07e 09 horas.

Natal Prêmio Teutônia
Hoje ocorre o último sorteio da Campanha Nota Fiscal dá Prêmios – Natal de Prêmios Teutônia, promoção da Prefeitura de Teutônia e realização da CIC Teutônia.
Entre outros prêmios será sorteado um automóvel Celta zero quilômetro.
A programação especial, inicia às 19h30min, tendo por local o centro cívico no Centro Administrativo Municipal.

Calor e ar seco no RS
O ar muito seco e o intenso calor favorecem uma grande diferença térmica entre a madrugada e o dia desta quarta-feira em todo o Estado, como aconteceu hoje.
O sol aparece em todas as regiões, mas a presença de nuvens traz chance de instabilidade muito isolada no Leste.
Já no Sul e no Oeste, o tempo seco agrava o risco de incêndios em vegetação.

Nesta terça-feira, a umidade caiu a apenas 13% na Fronteira Oeste.
A variação de temperatura também foi expressiva, com a mínima chegando a 9ºC em São José dos Ausentes e a máxima a quase 36ºC em Quaraí.
Em Estrela a mínima foi de 19 ºC e máxima de 33 ºC;
Já em Erechim, no Norte do Estado, um temporal de meia hora acumulou um volume d'água equivalente à metade da média para o mês.

Para amanhã, os termômetros devem registrar entre 19ºC e 30ºC em Porto Alegre.
Já em Passo Fundo, no Norte, a temperatura deve variar entre 15ºC e 30ºC;
em Cruz Alta, no Noroeste, entre 15ºC e 32ºC;
em Santa Maria, no Centro,
entre 18ºC e 31ºC. Na fronteira Oeste,
Uruguaiana pode ter temperaturas entre 20ºC e 34ºC.
Já no litoral Norte do Estado, Torres pode ter entre 19ºC e 27ºC, enquanto Caxias, na Serra, entre 13ºC e 27ºC e
Chuí, no Sul, entre 18ºC e 27ºC.

Sorteados os prêmios da Campanha "Nota Fiscal dá Prêmios" de Colinas

Letícia Haas foi contemplada com a Moto 125 cc

O sorteio da Campanha "Nota Fiscal dá Prêmios" do município de Colinas ocorreu na terça-feira, dia 28, em frente ao Centro Administrativo, às 17h.

O maior prêmio, a Moto 125 cilindradas, foi sorteada para a jovem Letícia Haas, que reside no Centro de Colinas. Letícia esteve presente no sorteio e não escondeu a emoção ao lado de sua mãe e de seu irmãozinho, o Léo.
Os ganhadores do quarto e do quinto prêmio também estiveram assistindo o sorteio.

O segundo prêmio, um Notebook, também foi para o Centro de
Colinas, a ganhadora foi Margaret Endler.
O terceiro prêmio, um Refrigerador Duplex, foi sorteado para Liro Weber, da Linha Leopoldina.
Lourdes Geist Wanderer, da Linha Westfália, foi contemplada com uma TV 29 polegadas, o quarto prêmio.
E Albano Roberto da Costa, da Linha Ano Bom, recebeu o quinto prêmio, um Forno Microondas.

A secretária Municipal da Administração e Finanças, Raquel
Klein Diehl, que coordenou o sorteio

AVISOS STR ESTRELA

*** Comunicamos que nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, o Sindicato (loja e agropecuária) estará fechado para balanço.

*** Lembramos que a mensalidade do Sindicato e a Unimed simples(50% da consulta) para o ano de 2011 podem ser pagos. Os valores são os seguintes:
- mensalidade do Sindicato: R$ l36,00 por ano por pessoa, R$ 68,00 para meio ano ou o trimestre R$ 34,00.
- Unimed simples, ou seja, 50% da consulta: R$ 104,00 por pessoa para todo o ano ou R$ 52,00 para meio ano.
Este valor da mensalidade é válido até o dia 30 de dezembro. Após a alteração do valor será conforme o salário mínimo.

*** As pessoas a seguir relacionadas deverão comparecer no Sindicato para tratar assunto referente Unimed:
- Helena Wendt Mattes
- Melita Haberkamp Horst.

Nenhum comentário:

Postar um comentário