Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 30 e 31 dedezembro de 2010


NOTÍCIAS REGIONAIS – 30 e 31 -12-2010 – 5ª FEIRA

Governo do Estado do rs
O governador eleito Tarso Genro não está gostando dos últimos atos da governadora Yeda Crusius. Os convênios assinados por ela com 150 municípios, prevendo investimentos de R$ 200 milhões do Daer em 2011, irritaram profundamente. Para Tarso, a decisão se trata de medida de improbidade administrativa, baseada na Lei de Responsabilidade Fiscal, e confirmou que vai tentar desfazer os convênios no Tribunal de Contas do Estado a partir de janeiro.

Presidente Lula
O presidente Lula está concluindo seus oito anos de mandato com um índice de aprovação de 87%, segundo pesquisa CNT/Sensus. Lula deixa o governo com recorde mundial de popularidade.

GovernadoraYeada
A governadora Yeda Crusius inaugurou na manhã de ontem o asfaltamento de 33 kms da RS 332, entre Arvorezinha e Soledade e vistoriou as obras de asfaltamento da estrada de Arvorezinha para Itapuca.

Vereadores de Arroio do Meio
A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realizou na manhã de hoje mais uma sessão extraordinária. Na ocasião foi aprovado o projeto que autoriza o poder executivo a firmar convênio com o Fundopimes, através de recursos da Caixa RS, liberando 1 milhão de reais, para obras de asfaltamento.

Meio Ambiente
Os integrantes do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do Vale do Taquari realizaram a escolha da nova diretoria da entidade. A coordenação dos trabalhos nos próximos dois anos estará a cargo da lajeadense Simone Schneider, que substitui a estrelense Ângela Schossler.

Arroio do Meio
No primeiro ano depois de sua reativação o Conselho Municipal de Esportes em Arroio do Meio, contabiliza a movimentação de 2.700 atletas com idade entre 07 e 70 anos, em diversas competições esportivas que foram promovidas em 2010.

Ginásio em Arroio do Meio
Já foi colocado o piso, mais de mil metros quadrados, no Ginásio Esportivo de Palmas, em Arroio do Meio. Segundo o secretário de Obras, Paulo Volk, o polimento está pronto e agora começa a instalação dos equipamentos para viabilizar a prática de esportes.

Vale do Taquari
Amanhã, dia 31, não haverá expediente nas prefeituras de Anta Gorda, Canudos do Vale, Santa Clara do Sul, Lajeado, Doutor Ricardo, Encantado, Paverama, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo.

Horário de Final de Ano
Nas prefeituras de Poço das Antas, Progresso e Tabaí, o expediente será normal nesta sexta-feira, dia 31.

Agência Bancáias
As agências bancárias fecham hoje e reabrem somente na próxima 2ª-feira.

Produtores Rurais de Lajeado
Os produtores rurais de Lajeado devem comparecer na Secretaria Municipal da Fazenda para fazer a apresentação dos Talões de Produtor. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso. Os talões deverão ser apresentados até o dia 28 de fevereiro.

Vereadores de Lajeado
Na sessão ordinária desta semana da Câmara de Vereadores de Lajeado realizada ontem no Plenário Municipal, foi eleita a nova Mesa Diretora da Casa, composta por Paulo Tóri – presidente, Círio Schneider – vice-presidente e Delmar Portz – secretário.
Prefeitura de Teutônia
A Prefeitura de Teutônia atende nesta sexta-feira, dia 31, em turno único, das 7h30min às 11h30min. Já os postos de saúde ficarão abertos até às 12 horas.

Colaboração com entidade social em Lajeado
Nesta sexta-feira, dia 31, encerra o prazo para pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Lajeado. Quanto à destinação antecipada de parte do IR 2010 a pagar em 2011 ao Fundo ela deve ser feita até o final do mês para que possa ser abatida no valor a pagar da próxima Declaração do Imposto de Renda.

Venâncio Aires
A Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo de Venâncio Aires abriu inscrições para o 16° Festival de Terno de Reis. O evento será realizado dia 06 de janeiro, a partir das 20h30min, na Travessa São Sebastião Mártir. Até o momento, sete ternos já confirmaram participação no evento.

Progresso
A Secretaria da Fazenda, da Prefeitura de Progresso, não realizará atendimento nos primeiros nove dias de 2011. Neste período será implantado um novo sistema de informática e treinamento dos servidores que atuam no setor.

Travesseiro
A Prefeitura de Travesseiro lembra a comunidade que as equipes das secretarias de Agricultura e de Obras estão em férias coletivas até o dia 08 de janeiro. Durante as férias somente uma equipe de plantão atende aos serviços de urgência ou emergência.

Biblioteca Pública em Lajeado
Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2011 a Biblioteca Pública Municipal de Lajeado não atenderá nos sábados. Nos demais dias da semana o atendimento será normal.
Telecentro em Travesseiro
A Coordenação do Telecentro de Travesseiro segue aceitando inscrições para os cursos de informática básica que serão realizados junto a Escola Pedro Pretto. Os cursos serão gratuitos e ocorrerão de manhã e a noite, entre os dias 04 de janeiro a 17 de fevereiro. Cada turma será formada por no máximo 20 alunos.

Teutônia
A Secretaria da Fazenda de Teutônia terá somente expediente interno de 03 a 06 de janeiro.

Brigada Militar
A Brigada Militar recebe até 18 de janeiro de 2011 inscrições para o processo seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários. O edital prevê a contratação de 528 servidores para a função de Soldado PM Temporário. O contrato será de dois anos, podendo ser prorrogado no máximo por mais um. O aprovado terá que passar por três etapas, prova escrita de conhecimentos gerais, exame de saúde e por último teste de aptidão física.

Parque Histórico
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado informa que o Café Colonial do Parque Histórico estará fechado nos meses de janeiro e fevereiro de 2011. Neste período, o local só será aberto em caso de reservas.

Lajeado Brilha
O sorteio do carro da promoção do Lajeado Brilha 2010, acontece nesta quinta-feira, dia 30, na Concha Acústica do Parque Professor Theobaldo Dick. Antecipando o sorteio ocorrem diversas apresentações artísticas e shows. Após o sorteio, marcando o encerramento do Lajeado Brilha 2010, promovido pelo governo municipal e CDL terá show com a Orquestra de Teutônia. A programação inicia às 19 horas e 30 minutos.

Plantão em Arroio do Meio
A partir de março, a Prefeitura de Arroio do Meio através da Secretaria de Saúde disponibilizará plantão médico 24 horas, junto ao Hospital São José.

Estrela
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela informa que o Postos de Saúde do município têm horário especial de atendimento no dia 31 de dezembro, atendendo nesta data até às 12 horas.

Santa Clara do Sul
A Secretaria da Fazenda de Santa Clara do Sul disponibiliza a partir do dia 03 de janeiro os carnês do IPTU e do ISSQN. Os mesmos deverão ser retirados na parte da tarde na Prefeitura.

Fazenda Vilanova
A Administração Municipal de Fazenda Vilanova está disponibilizando aos munícipes que possuem pendências com a prefeitura, a oportunidade de saldar seus débitos, através do Programa de Recuperação de Créditos - Refis Municipal. Para participar do Programa, o contribuinte deve requerer junto à Secretaria da Administração e Fazenda a consolidação de suas dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2009.

Auxílio Transporte em Fazenda Vilanova
Em Fazenda Vilanova os estudantes beneficiados pelo auxilio transporte, que ainda não retiraram a ajuda de custo referente ao auxílio do segundo semestre de 2010 devem comparecer na Prefeitura, até amanhã, dia 31.

Plantão em Estrela
A Secretaria da Agricultura de Estrela informa que não haverá atendimento veterinário e de inseminador no dia 1º de janeiro. Já no domingo dia 02 de janeiro o horário será de plantão, ou seja as chamadas devem ser feitas pelo fone 3981-1055, entre 07e 09 horas.

Travesseiro
O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, decretou turno único em todas as repartições públicas amanhã, dia 31. O expediente será das 07 às 13 horas e 15 minutos.

Sementes de Milho
Os produtores de Fazenda Vilanova que fizeram encomendas de sementes milho safrinha podem retirar seus pedidos na Secretaria da Agricultura, o mais breve possível.

Feira de Roupas em Teutônia
De 03 a 14 de janeiro, o Departamento de Assistência Social de Teutônia promove a Feira de Roupas de Verão junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Bairro Canabarro, próximo ao Parque Poliesportivo. A feira se deve ao volume de doações que a Assistência Social recebeu no final do ano. Os horários de funcionamento serão: de manhã, das 8 às 11 horas; e à tarde, das 14 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário