Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 28 de maio de 2011

Estrela-RS - Primeiros Passos: Projeto contempla crianças entre zero e 6 anos de idade


Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, iniciou no mês de maio, as atividades do Projeto Primeiros Passos, vinculado ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Este Projeto integra os serviços socioassistenciais oferecidos no Município, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. 

Baseados na ideia de que o CRAS é o lugar de convergência de diferentes ações, como forma de integrar o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, este Projeto visa trabalhar de forma lúdica, psico e pedagógica as questões vinculares, sociais e de cidadania de crianças de 0 a 6 anos de idade. Dessa forma, são oferecidos grupos para que mãe (ou cuidador) e filho descubram e fortaleçam seus vínculos familiares juntos, em momentos de orientação, cuidado, afeto e carinho. 


Neste primeiro momento estão acontecendo grupos nos bairros Imigrantes, Oriental, Moinhos (Loteamento Marmitt) e Boa União. Duas psicólogas foram contratadas para iniciarem este trabalho, tendo como objetivo desenvolver a segurança de acolhida e convívio familiar, propiciar a construção de autonomia e segurança individual, baseados no diálogo e na escuta, proporcionar aprendizagens na área social, oferecendo ambiente receptivo às crianças para desenvolvimento de cidadania e construção do indivíduo, além de resgatar e fortalecer os vínculos familiares.

Os grupos foram subdivididos em faixas etárias, para melhor trabalhar cada criança. No bairro Marmit, os encontros estão ocorrendo todas as segundas feiras, das 9h30 ás 10h30, no Salão da Creche Criança Feliz, para crianças de 0 a 1 ano de idade. 

No bairro Oriental (Pinguela), os encontros ocorrem todas as terças feiras, das 9h30 ás 10h30, no Pavilhão Comunitário São Francisco, e também para crianças de 0 a 1 ano de idade. 

No bairro Imigrantes, os grupos estão acontecendo nas quartas feiras, das 14h às 15h para crianças de 0 a 1 ano de idade, e das 15h às 16h para crianças de 02 á 3 anos de idade, e os encontros são no CRAS. 

Já no bairro Boa União, os encontros ocorrem todas as sextas feiras, das 9h30 às 10h30, na Associação de Moradores (AMBU), para crianças de 0 a 1 ano de idade. 

Toda a população está convidada a participar deste projeto, basta comparecer no dia e local em sua comunidade. Logo estarão iniciando grupos para as demais faixas-etárias, e novos profissionais estarão contribuindo com outras atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário