Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 17 de maio de 2011

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 17 de maio de 2011.

No dia 28 de maio, acontece na Sociedade José Garibaldi, em Muçum, o evento para escolha das soberanas de município. Cinco candidatas estão inscritas para o concurso.

No dia 25 de maio ocorre o Dia do Desafio, sendo que as prefeituras da região, em sua grande maioria, estão confirmando participação. Encantado vai competir com a cidade de “Rafael Delgado”, no México. O objetivo do Dia do Desafio é incentivar as pessoas realizarem atividades físicas, por pelo menos 15 minutos neste dia.
Dentro da programação da Semana de valorização e de resgate da cultura italiana em Arroio do Meio, acontece missa em dialeto vêneto, amanhã às 19 horas na Igreja Matriz. A missa será celebrada pelo padre Alberto Treméa, da cidade de Doutor Ricardo.

Em junho, os proprietários de estabelecimentos alimentícios de Fazenda Vilanova e de Paverama, contarão com um curso de qualificação gratuita. O curso de Boas Práticas na Fabricação de Alimentos foi elaborado pelos departamentos de Fiscalização Sanitária dos dois municípios.

Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, o município de Estrela comemora 135 anos de emancipação. Neste dia será feriado municipal.

Tramita na Assembleia Legislativa o pleito de criação do município de Germânia, que busca emancipação do território de Teutônia. Segundo o líder emancipacionista Elton Klepker, o plebiscito deve ser realizado ainda neste ano.

Foi realizada no último sábado, a 5ª edição da ação “Viva o Taquari Vivo”, em Lajeado e Estrela, retirando 5,5 toneladas de lixo nas margens do rio Taquari, na área urbana das duas cidades. Os itens mais encontrados este ano foram tecidos (1,2 toneladas), madeira (1 tonelada), pneus (926 quilos) e vidros (373 quilos).

A empresa Única Calçados, de Cruzeiro do Sul, anunciou que pretende instalar mais uma linha de produção. A ampliação vai absorver a mão de obra desempregada a partir do fechamento da Calçados Andreza, de Santa Clara do Sul.

Com a participação de deputados e representantes da executiva estadual, o PMDB de Venâncio Aires, realizou no sábado um seminário para todos os filiados, simpatizantes e convidados. O evento teve por objetivo iniciar uma mobilização para a eleição municipal de 2012.

A Emater de Coronel Pilar aceita até o final deste mês, os pedidos de mudas frutíferas. Também estão abertos os pedidos de calcário.


O 37º Dia do Porco e o 20º Encontro Estadual de Suinocultores, serão realizados no dia 12 de agosto na cidade de Vila Maria. O lançamento do evento ocorreu em jantar festivo na semana passada.

Na tarde do dia 27 de maio, os produtores de leite de Arroio do Meio, participam de palestra técnica, quando será abordado o tema: “Criação de terneiros e novilhas”. O encontro ocorre na antiga escola da Comunidade Evangélica São Paulo.

Está marcado para o dia 23 de maio, um novo encontro dos produtores de Doutor Ricardo, com lideranças de entidades relacionadas ao setor leiteiro.

Com novas empresas instaladas, a expectativa do prefeito de Roca Sales, Antônio Valesan, é a recuperação da economia municipal. Segundo Valesan, com o aumento da arrecadação será possível realizar investimentos no Parque de Máquinas da Prefeitura.


A Secretaria da Agricultura de Travesseiro realiza nesta semana um roteiro pelo município para entrega de vacinas da febre aftosa, encomenda do milho troca-troca e entrega da autorização do cheque incentivo. Amanhã a equipe estará às 09 horas, no salão de São Miguel, e, às 14 horas no salão da Unife em Picada Vinagre.

Foi prorrogada até o dia 20 de maio, a Campanha de Vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde autorizou aos estados estender a campanha para alcançar as metas inicialmente fixadas. O Rio Grande do Sul alcançou 60% da meta. Os melhores índices de vacinação na região foram registrados nas cidades de Coqueiro Baixo (90%) e Ilópolis (89%). Por outro lado, o município de Imigrante vacinou apenas 25% da meta estabelecida.

Mais de 50 vereadores e assessores legislativos estiveram na manhã de sábado em Relvado em mais uma reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). O tema da palestra focou as atribuições do vereador.

A Secretaria de Educação de Coronel Pilar comunica que ainda há vagas para o curso de informática - módulo avançado, com 2 horas-aula semanais. O município subsidia em 60% o valor do curso.

Na próxima quarta-feira, dia 18, às 19 horas e 30 minutos, será realizada na Biblioteca Publica Professor Egon Anschaw, em Travesseiro, nova reunião com representantes das equipes interessadas em participar do campeonato de futebol de salão. Neste dia deverão ser entregues as fichas de inscrição, realizado o pagamento da inscrição e do cheque caução.

Acusado de adquirir um imóvel de R$ 6,6 milhões, em São Paulo, no final do ano passado, o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, divulgou nota para contestar a suposta incompatibilidade da compra com a atividade de parlamentar exercida entre 2006 e 2010. A nota da Casa Civil diz que Palocci obteve renda para comprar o imóvel prestando "serviços de consultoria econômico-financeira" através da empresa Projeto-Administração de Imóveis Ltda.

A líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Miriam Marroni (PT), aguarda a resposta para a solicitação de reunião com a bancada do PP na Assembleia Legislativa. O objetivo é apresentar aos progressistas os projetos do programa de sustentabilidade financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário