Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Noticias Regionais do Vale do Taquari - RS - Brasil - Dia 26 de maio de 2011

Teutônia-RS

NOTÍCIAS - 26/05/2011

Na terça-feira à noite, no Plenário da Câmara de Vereadores de Estrela, ocorreu a solenidade de entrega do Título de Cidadão Estrelense ao major do Corpo de Bombeiros, Luís Marcelo Gonçalves Maya. Proposto pelo vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) e subscrito por todos os demais colegas, o título é a honraria máxima do município. Mais de 120 pessoas prestigiaram a sessão solene.


Hoje, às 14 horas, será realizada a assembléia mensal da Amvat, no Baviera Park Hotel, em Teutônia, integrando a programação da Festa de Maio e do 30º aniversário do município. Estará presente o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, mas o assunto principal será o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


A CDL de Lajeado realiza hoje no Clube Tiro e Caça, a Convenção Lojista Regional. Trata-se do maior evento do Vale do Taquari de capacitação voltado à classe varejista. Cerca de 800 pessoas devem participar da programação.


Ainda não está concluído o projeto de lei de origem legislativa para aumentar a partir da próxima legislatura, o número de vereadores em Arroio do Meio. Um acordo está sendo encaminhado para aumentar de 09 para 11 o número de vagas. Em Estrela já está aprovado o aumento de 09 para 13 e em Lajeado de 10 para 15 vereadores.


Iniciaram ontem as comemorações do 30º aniversário de Teutônia, a Festa de Maio - Feira Comercial, industrial e Agropecuária. Além do caráter econômico, o evento também tem atrações artísticas com o destaque para os shows nacionais, amanhã a noite com o Grupo Jota Quest e na noite de sábado com a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.


Em Cruzeiro do Sul, atendendo pedidos de empresários e lojistas, a Prefeitura irá fiscalizar com mais rigidez, o comércio ambulante no município.


O Presídio Estadual Bela Vista em Arroio do Meio foi ampliado, aumentando em 20 vagas a sua capacidade, passando de 22 para 42. O prédio velho recebeu um anexo de 270 m² de construção, com uma sala de trabalho, salas administrativas e duas galerias de celas. A obra orçada em 170 mil reais, baixou para R$ 120 mil, com a aplicação da mão de obra prisional. O investimento foi assumido pelas comunidades de Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo. O presídio acolhe atualmente 45 detentos.


A sociedade mantenedora do Hospital Ouro Branco de Languiru, vai comemorar no próximo domingo, dia 29, 41 anos de existência. Elton Klepker que liderou a criação da entidade e que hoje continua integrado no quadro social, lembra que na época, o hospital passava por uma crise financeira colocando em risco a continuidade das atividades.


Hoje, dia de Nossa Senhora do Caravágio, é feriado religioso em Progresso. Há mais de 80 anos, a comunidade católica realiza uma festa e romaria no dia 26 de maio, atraindo fiéis até de outros estados. O bispo Dom Canisio Klaus celebrou a missa campal na manhã de hoje em frente à Igreja de Batovira.


Aumento do Fundo de Participação dos Municípios, transferência do Imposto Territorial Rural aos Municípios e criação do Programa Estadual de Transporte Escolar, foram algumas das conquistas obtidas pela Famurs, nos 35 anos de existência da entidade. Dezesseis ex-presidentes da Federação estiveram presentes no aniversário da entidade e foram agraciados com uma réplica do monumento “Tributo ao Municipalismo”. Entre os homenageados está Humberto Chittó, ex-prefeito de Muçum.


A Secretaria de Assistência Social de Encantado programa para o próximo sábado, dia 28, a coleta dos donativos da Campanha do Agasalho 2011. A atividade é feita com a parceria de entidades e esportistas. Os organizadores solicitam que as pessoas deixem as roupas e calçados separadas em sacolas para facilitar o recolhimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário