Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Coluna do Luca - 01 de julho

Luiz Carlos Freitag

Coluna do Luca

MAGRI-INVENTIVA:
Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

MARCELO (PSDB): - "Tem pedido para o alevantamento da rua".

ALOISIO (PPS): - "Como este bairro vai se deslocar?"(É uma boa pergunta!).

JOSÉ ALVES (PTB): - "Eu repito a dizer: Nosso Pronto Socorro é uma vergonha".

JOSÉ ALVES (PTB):  - "Foi dada uma tapiada nos tapa-buracos".

JOSÉ ALVES (PTB): "O presidente tá de parabém pela cobrança".

GILBERTO (PP): - "A ponte suporta caminhões de até 10 mil toneladas"(Puxa! Dez milhões de quilos! Que ponte!).

FRASE: "
As duas mulheres se pareciam tanto que todos pensavam que fossem gêmeas, mas não: eram clientes do mesmo cirurgião plástico(Jô Soares, humorista)
Parece que a tentativa de tentar ter o PDT para vice, na eleição de 2012, não vai ser tão fácil assim. Para ninguém. Fiquei sabendo que no final de semana, em reunião, o PDT resolveu construir uma candidatura a prefeito. A nominata a vereador já estaria muito bem elaborada. "Temos condições de ter candidato a prefeito, por que nos encostar em outro partido? Fui candidato a deputado, temos cacife para ir na cabeça", teria dito Paulo Argeu Fernandes, presidente do PDT.

E, quem diria, o Pronto Socorro foi novamente assunto na Câmara de Estrela. O primeiro a reclamar foi José Alves (PTB). Depois foi Gilberto Fensterseifer (PP) que criticou a Unimed: Disse que ela está usando os médicos do Pronto Socorro. "Cobra caro, mas usa os médicos do Hospital, a Unimed deveria ter seu próprio Pronto Socorro, assim como está, não dá". Aloisio Mallmann (PPS) disse que devem haver "outras coisas mais, por tras do mau atendimento do Pronto Socorro" e isso deveria ser pesquisado. Cristiano Nogueria (PMDB) voltou a insistir que o Pronto Socorro tem que ter dois médicos de noite e nos finais de semana, pois a espera chega a tres, quatro horas, mesmo sem ter filas. "Muita gente não reclama mais porque acaba morrendo", afirmou. E Marco Wermann (PT) criticou o IPÊ, que também estaria jogando muita gente para o pronto atendimento do hospital. A Câmara, antes de votar a continuidade do auxilio mensal ao Pronto Socorro (Cerca de C$ 1,2 milhão por ano) quer ouvir a administradora do Hospital Estrela, irmã Terésia e a Secretária Municipal de Educação Adriane Mallmann.

Pergunta que me fizeram, sobre pavimentação de ruas. É que está chegando verba federal para esta melhoria. E tem gente que quer saber se os moradores destas ruas beneficiadas terão de pagar o calçamento. O comentário, é que o calçamento seria gratuito, o que está deixando quem pagou a pavimentação surpreso. Confesso que nada sei a respeito, vou pesquisar.

Renê Horn, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora, ao usar da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores durante a Sessão Descentralizada de segunda-feira, comentou que a entidade gostaria de ser beneficiada com a área onde está a Fonte Boa, nascente de água que abasteceu os moradores do bairro durante muitos anos, antes da Corsan atender a área. É que a intenção é transformar o local em atração turística. E a Associação quer um local para construir sua sede. Poderia ser unido o útil ao agradável.

"O Secretário da Administração, Ademar Dadal, seria um bom candidato a prefeito ou a vice". A afirmação foi feita pelo vereaqdor Gilberto Fensterseifer (PP) na Tribuna, segunda-feira. Perguntei ao Dadal, que é filiado ao PPS, o que ele achava da idéia. Ele respondeu: "Não tenho o que comentar sobre o que ele disse". Mas deixou claro que está a disposição do seu partido. "Apóio qualquer decisão que o PPS tomar"

Jaci Hauschild (PP), apresentou informação sobre o Projeto de Lei do Senado Nº 480 de 2007, autoria de Cristóvam Buarque. Ele obriga políticos eleitos (vereador, prefeito, deputado, etc) a matricularem seus filhos em escolas públicas. "A qualidade do ensino no País iriamelhorar, as consequências seriam as melhores possiveis", afirmou. Concordo plenamente. Também iria melhorar milhões de vezes o atedimento da saúde da população, se fosse criada uma Lei que obrigasse todos os políticos eleitos a terem como único plano de saúde, o SUS. Mas sabe quando leis deste tipo serão aprovadas no Brasil?

Agora, uma fora da política: Recebo várias reclamações de estrelenses, sobre o alto volume de alguns carros e motos de som, que fazem propaganda de rua. Alguns, realmente, estão abusando, já as 8h da manhã em diante, começam o berreiro nos bairros. Assim, os que fazem um trabalho decente acabam levando a culpa de incomodar, mesmo usando um som que não agrida os ouvidos de ninguém.

Marco Wermann (PT) é autor da Lei que criou o Dia do Lider Comunitário. Ele apresentou,m e teve aprovada, solicitação para a realização de uma Sessão Solene em homenagem a UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela pela passagem deste dia. A sessão acontecerá no próximo dia 11 de julho, após o término da Sessão Ordinária.

Secretária de Cultura e Turismo de Estrela, Bélkis Carolina Calsa estaria saindo do PV. Seguindo os passos de Marina Silva, que saiu esta semana. Sobre o novo partido da Bélkis, ainda mistério. "Estou estudando".

Coluna do Jornal  Folha de Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário