Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa de São João em Lajeado

Festa de São João em Lajeado

LAJEADO - A tarde de segunda-feira (20) foi de integração entre os que frequentam os encontros do Grupo de Educação em Saúde do Posto do Bairro Santo Antônio e os próprios servidores que lá atuam. Ao invés das orientações quanto à alimentação saudável, cuidados com hipertensão e diabetes, o grupo formado por 50 pessoas do bairro se dedicou a festejar o São João, se descontraindo com danças e degustando o quentão de gelatina diet, a canjica diet e a pipoca com pouquíssimo sal feitos sob a supervisão da nutricionista Mileine Mussio. Entre os participantes, estava Sebastião Soares (53), que não é hipertenso e muito menos diabético, mas que aos nove anos de idade foi acometido pela poliomielite. "Eu consigo caminhar, mas com dificuldade", admite Soares, que deve controlar a alimentação por conta da facilidade em adquirir peso, já que não pode se exercitar. Segundo ele, depois que passou a frequentar os encontros mensais do grupo, sua saúde se estabilizou. "Aprendi a comer bem, comer verduras e não muita doçura", conta Soares, afirmando que às vezes dá uma escapadinha da dieta.

Além da integração proporcionada pela festa, que contou com a ajuda de sete estagiárias do Curso de Enfermagem da Univates para sua realização, a atividade contribui para aproximar a comunidade do Bairro Santo Antônio aos serviços de saúde oferecidos no posto, destaca a coordenadora da unidade, Aline da Silva. Segundo ela, cerca de uma centena de pessoas do bairro são beneficiadas pelos grupos de saúde formados no posto. Entre os quais, o grupo de Reeducação Alimentar, que mantém encontros mensais, o grupo de puericultura que orienta as mães a respeito dos cuidados com os filhos que ainda não completaram um ano de idade, o grupo das Gestantes, que assegura às futuras mães uma gestação saudável, e o grupo da Ginástica, que mantém encontros duas vezes por semana para exercitar o corpo daqueles que precisam de um certo empurrãzinho.

Festa Junina no Peti Santo Antônio

Paralelo à integração realizada pelo Grupo de Educação em Saúde, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), também do bairro Santo Antônio, realizou sua Festa Junina nesta quarta-feira (22). Pipoca, rapadura, pescaria e apresentações fizeram parte da atividade, que se estendeu durante todo o dia como uma forma de confraternização. "Este é um momento de nos integrarmos ainda mais e mostrarmos novamente tudo que é proporcionado pelo programa", afirmou a coordenadora do Peti, Andréa Reckziegel. 

Para a prefeita, Carmen Regina Cardoso, estas atrações fazem parte do trabalho realizado neste programa pelas secretarias de Educação (Sed) e do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas). "Estas datas comemorativas são aproveitadas para motivar as crianças atendidas aqui, e nós percebemos esta motivação olhando para cada uma delas", disse. Quem esteve na festa e se divertiu muito foi a aluna Kamila Soares (10), que frequenta o Peti desde o início deste ano. "Gosto muito de vir aqui, porque a gente costura e brinca bastante", disse ela, timidamente. A Festa Junina do Peti contou ainda com almoço especial e com a participação da banda do Projovem, projeto que integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 a 17 anos.

Fonte - Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário