Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Notícias do Vale do Taquari - 27 de junho

Visite Lajeado-RS
NOTÍCIAS 27-06

Em Teutônia o Ponto de Atendimento do Sebrae promove palestra gratuita, com o tema “Preparando sua Empresa para as Férias de Inverno”. O evento ocorre no dia 30 de junho, às 19 horas e 15 minutos, na Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela realiza até o dia 08 de julho, as inscrições para a V Rústica de Inverno, que está programada para o dia 17 de julho. . O objetivo dos organizadores é de reunir cerca de 600 competidores, em três categorias no adulto e uma no infantil.  O percurso varia de 2,5 a 10 km conforme a categoria.
           
Nos dias 07 e 08 de julho Lajeado vai sediar o maior evento da indústria de sorvetes da região Sul do país, a XII Jornada Gaúcha de Sorvete. A expectativa é reunir representantes de mais de 150 indústrias de sorvete e de fornecedores de máquinas e matéria-prima. O encontro será realizado no Weiand Turis Hotel, em Lajeado. 

Será realizada na tarde da próxima quinta-feira, dia 30, a Conferência Municipal da Saúde de Coqueiro Baixo. O evento, aberto a toda comunidade, ocorre no auditório do Centro Administrativo.
           
A Secretaria de Agricultura de Nova Bréscia está programando para o dia 25 de julho, a festa para comemorar o Dia do Motorista e do Colono. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes, com a entrega de certificados de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose bovina, em solenidade que contará com representante do Ministério de Agricultura e do Secretário Estadual de Agricultura, Luis Fernando Mainardi.
           
A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado, promovem em parceria, o curso de Fabricação de Queijo Colonial e Derivados do Leite. O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, em Doutor Ricardo. As inscrições podem ser efetuadas junto ao escritório da Emater, em Doutor Ricardo.
           
A Amturvales promove nesta terça-feira, dia 28, na Univates, em Lajeado, palestra com o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe. Ele abordará o tema “Oportunidades para o Rio Grande do Sul, com o Mundial de 2014”. A atividade será realizada paralelamente à Conferência Estadual de Esporte e Lazer – etapa regional.
           
A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) promove hoje o I Sarau Literário. O evento será realizado na sede da entidade, junto ao Parque Histórico, em Lajeado, com início às 19 horas e 30 minutos. Cada membro da Alivat fará uma apresentação sobre a sua produção literária.
           
Confirmados os eventos técnicos da Agroind Familiar, que acontece de 13 a 17 de julho, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Pelo menos dois secretários estaduais ligados ao setor primário confirmaram presença no evento, Luiz Fernando Mainardi, da Agricultura, e, Ivar Pavan, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Também está sendo esperada a presença do Governador Tarso Genro. 
           
A Secretaria de Agricultura e a Emater de Doutor Ricardo, juntamente com a empresa Quinta do Vale, realizam hoje a noite, mais uma etapa do Seminário do Leite. O evento inicia às 18 horas, e acontece no auditório da Prefeitura.
           
Durante a visita do Governador Tarso Genro à Suinofest, uma comissão rocasalense liderada pela vereadora Jaqueline Wirtti, entregou um documento pedindo a pavimentação da estrada de Roca Sales a Muçum. O governador repassou a documentação, para o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Assuntos Federativos, Afonso Motta.
           
Na última sessão do poder legislativo de Cruzeiro do Sul, registradas uma série de reclamações relacionadas à área de saúde. Os vereadores reclamam da falta de medicamentos, dificuldades de acesso ao novo posto e até mesmo de perseguição política.
           
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Com o licenciamento do vereador Eldo Orlandini (PMDB), assume por 20 dias, o suplente Carlos Alberto Marder.
           
Hoje, às 19 horas, será realizada sessão ordinária do poder de legislativo de Nova Bréscia. Em pauta o projeto que prevê o repasse mensal de R$750 reais para a Indústria de Jocelito Laste, para auxílio no pagamento de aluguel.

Em Estrela, os vereadores tem sessão ordinária hoje, às 18 horas e 30 minutos. Cinco matérias estão na pauta do dia.

As câmaras de vereadores de Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Roca Sales, também realizam sessões ordinárias nesta segunda-feira, todas com início às 19 horas.
           
A Semana Nacional de Prevenção contra Incêndios e o Dia do Bombeiro está com uma programação especial em Encantado. Segundo a Ordem de Serviço assinada pelo Comandante Local dos Bombeiros, Sargento Vladimir Rigatti, nesta segunda feira serão feitos contatos com a imprensa local, para divulgação do trabalho realizado na região alta do Vale.
           
Amanhã, às 19 horas, acontece assembleia do COREDE, em Coronel Pilar. O objetivo é definir as prioridades para a Consulta Popular e eleger os delegados. O encontro ocorre no salão comunitário, na sede.
           
O ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, será um dos palestrantes da Agoind que ocorre de 13 a 17 de julho, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Turra participará de um painel que enfoca a “Agroindustrialização no Vale do Taquari”.
           
Duas escolas municipais desativadas em Travesseiro estão sendo aproveitadas com outras finalidades. Em Picada Felipe Essig, o prédio escolar virou sede de uma agroindústria, e, em Três Saltos Baixo, o local se transformou em posto de saúde e sala de reuniões comunitárias. Outra escola desativada na localidade de Barra do Fão, também deve ser transformada em agroindústria.
           
Uma pesquisa de opinião pública realizada na semana passada em Arroio do Meio, mostrou que 71% dos eleitores não concordam com o aumento de nove para onze vereadores a partir da próxima legislatura. Apenas 8% se manifestaram a favor da alteração e 21% não tem opinião formada sobre o assunto.
           
Professores e alunos da 7ª e 8ª séries da Escola Municipal Construindo o Saber em Capitão discutiram o “Bullyng”, como se manifesta, os reflexos e como deve ser combatido..
           
Em Pouso Novo, a administração municipal criou o Departamento de Meio Ambiente, com atendimento junto a Secretaria de Agricultura.
           
Em Cruzeiro do Sul, o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) realiza de hoje até a próxima 5ª-feira, um trabalho educativo, para conscientização dos munícipes sobre os malefícios da iniciação ao consumo de drogas. Segundo a presidente do Conselho, Elizângela Becker, o que mais preocupa no município é o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. 
           
A Secretaria da Saúde de Travesseiro realiza hoje, às 13 horas e 30 minutos, a Conferência Municipal da Saúde. O evento acontece no auditório da Escola Monsenhor Seger. Os temas debatidos serão: “Todos usam o SUS”, “SUS na Seguridade Social” e “Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. O palestrante será Glademir Schwingel, da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.

O Vestibular de Inverno, realizado ontem pela Univates, foi o maior de todas as edições.  Com 31 cursos disponibilizados, 2.455 candidatos disputaram as vagas oferecidas. O gabarito já está a disposição no site da universidade. O listão dos aprovados será divulgado amanhã, às 17 horas. As matrículas poderão ser efetuadas de 30 de junho a 04 de julho, no Setor de Atendimento ao Aluno, localizado no Prédio 9 da Univates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário