Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 27 de junho de 2011

RS outra vez abaixo de 0ºC

O começo de inverno segue rigoroso. O frio intenso praticamente não dará trégua no Rio Grande do Sul nos próximos 10 dias. O afastamento do ciclone permite céu aberto no Sul do Brasil nesta terça-feira, provocando temperaturas mínimas significativamente baixas em quase toda a região, com geada generalizada e forte em muitos locais.

Marcas negativas ocorrem na maioria das regiões do Rio Grande do Estado. Pode fazer de -4ºC a -6ºC nos Aparados. Já no Planalto Sul Catarinense, os termômetros podem marcar de -7ºC a -9ºC.

O sol predominará. Com isso, a tarde será menos fria. O vento que assolou o Leste do Rio Grande do Sul desde a noite de domingo deve diminuir de intensidade.

Nevou nos três estados do Sul

Um dado revelador da potência da massa de ar polar que atingiu o Sul do País é o fato da neve ter atingido Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Na madrugada de segunda, os flocos ainda caíam na Região das Hortênsias e nos Aparados, mas o sol voltou durante o dia.

No Planalto Sul Catarinense, a neve acumulou. O trânsito era perigoso nas rodovias da região pelo gelo na pista. Os flocos alcançaram até a área de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, além de Pato Branco e Palmas, no Paraná.

Ciclone provocou sensação térmica negativa

A tempestade de inverno associada a ciclone extratropical na costa chegou a provocar chuva com relâmpagos sob 5ºC domingo à noite em Pelotas, algo raro pelo frio, e causou o vento intenso desta segunda no Leste do Estado, com rajadas de 80 a 100 km/h na Capital e na costa.

No Oeste, onde o vento era calmo, a mínima despencou para -2,9ºC em Santa Rosa. No Leste, com a ventania, a sensação térmica era negativa de forma generalizada. A tarde, além disso, foi gelada. Em Porto Alegre, alguns bairros sequer chegaram a 10ºC, fato registrado na história recente só em 2000 e 2007.
Fonte - Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário