Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Westfália-RS - Qualificação dos professores

Westfália-RS

Desde o início do ano letivo, em fevereiro, a Secretaria de Educação de Westfália está oferecendo o Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem aos educadores deste nível do seu município.

A formação continuada é direito do educador, ao passo que sua oferta é compromisso das instituições educativas e mantenedoras de sistemas de ensino.

O Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade de Educação – é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita dos anos/séries iniciais do ensino fundamental. 

O Programa é realizado pelo Ministério da Educação - MEC, com a colaboração de Universidades Parceiras, que promovem a capacitação dos tutores que, por sua vez, difundem a proposta em seus municípios, junto a seus colegas de profissão.

O curso, que contempla todos os professores da Educação Infantil e dos três Primeiros Anos Iniciais, é realizado quinzenalmente, na EMEF Bandeirantes – Linha Frank, e ministrado por uma educadora do município em efetivo exercício em classe de alfabetização, a professora Sabrina Henz.

O objetivo, segundo a tutora, é oferecer suporte à ação pedagógica, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem, bem como propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.

Desse modo, nos encontros, as cursistas estudam teorias, refletem sobre suas práticas, discutem intervenções possíveis, constroem atividades aplicáveis e, principalmente, apropriam-se de saberes que possibilitam o seu refazer pedagógico constante.

“O pró-letramento é um curso que não conseguimos redigir em palavras, mas sim em ações que poderão modificar totalmente o aprendizado de nossos alunos!”, relato de professora Marlei Dickel, umas das cursistas do grupo.

O Programa tem previsão de término para o mê de setembro, culminando com uma pequena solenidade para o recebimento da certificação do curso.


Fonte - Prefeitura de Westfália-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário