Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alerta para o alto risco de chuva forte no RS - 13 de julho


Após elevação da temperatura, a MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva forte a intensa no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e ainda durante a quinta-feira e as primeiras horas da sexta-feira. 

A instabilidade que já atingiu parte do Estado nesta terça toma conta da maioria das regiões nesta quarta-feira. 

A chuva deve ser mais intensa do Centro para o Norte do Estado, onde em diversos municípios os volumes em menos de 72 horas podem ficar entre 100 e 200 milímetros, acumulados mais altos que a média mensal histórica de julho. “Porto Alegre e a região Metropolitana estão na área de risco de chuva forte”, destacou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.Conforme a MetSul, a chuva forte pode provocar transtornos em áreas urbanas como alagamentos, já que existe o risco de pancadas torrenciais em curtos períodos. 

Nas regiões de relevo, como em encostas de morros, não se descarta a possibilidade até de deslizamentos de terra ou queda de barreiras devido ao volume elevado de precipitação.A forte instabilidade está associada a uma frente semi-estacionária quase parada sobre o Rio Grande do Sul que dividirá uma massa de ar quente ao Norte, que cobre a maior parte do Brasil, e outra de ar frio sobre o Uruguai e a Argentina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário