Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Coluna do Luca - 28 de julho

Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULA EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.07.11


MAGRI-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS:

JOSÉ ALVES (PTB):"Na última semana passamos no meio de uma grande enchente"

MARCELO (PSDB):"Tem pressionamento bem pressionado em cima disto".

ADRIANO (PPS):"Não é da nossa alça mas a secretaria de obras resolveu tudo".

JACI (PP):"Avós vivenciam os frutos de seus frutos".

CRISTIANO (PMDB):"O aterro não deu vasagem à água".

FRASE: 
"Minha mulher se preocupa tanto com porcarias que quando se preocupa comigo fico preocupado." (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo)

Quinta-feira passada, aconteceu reunião do PSDB e PSB na residência do ex-vice prefeito Inácio Birck. E ele foi convidado para ser o coordenador da campanha de Rafael Mallmann para prefeito. E o Birck não deu resposta logo, disse que ia estudar. Acho que esta coligação está mais do que costurada.

Já tem gente dizendo que se tivermos três candidatos a prefeito, o fiel da balança será o atual vereador José Alves, vice de um deles. E ele foi claro, na Tribuna, segunda-feira: "O PTB não fechou com ninguém ainda, estamos conversando com todos os partidos".

Conversei com o presidente do PP de Estrela, Coronel Carmo Horn sobre a, digamos, intenção do ex-prefeito (duas vezes) Leonildo José Mariani vir também a ser pré candidato a prefeito, junto com José Adão Braun. Ele disse que o PP tem o privilégio de possuir dois bons nomes para serem candidatos a prefeito. "Não descartamos nenhum dos dois", afirmou. Mas eu fiquei sabendo mais uma coisa: Parece que o Mariani tem mais um sonho: Vir a ser presidente da FAMURS, onde trabalha. E para ser presidente, o primeiro quesito, é ser prefeito. Então...

Enchente foi um dos assuntos na Câmara. José Alves (PTB)disse que os prés candidatos a prefeito deveriam visitar os bairros Marmitt, Imigrante, Moinhos, Oriental, Auxiliadora - enfim, todos os locais atingidos pelas cheias. Disse que alguns candidatos nem conhecem os problemas que uma enchente trás. "Ninguém tem culpa de uma enchente, mas tem coisas que não precisariam acontecer", afirmou.

Segundo José Alves (PTB) tem um aterro que quebrou canos trazendo graves problemas à Vila Tereza, além de Moinhos, onde impediu o trânsito de veículos. "Até a Brigada Militar e a Polícia Civil ficaram ilhados, tem que colocar estas duas instituições em local longe das cheias".

Marco Wermann (PT), estava com a alma lavada: Depois que os vereadores, com suas idas a Brasília, haviam conseguido R$ 650 mil já depositados para a creche do bairro das Indústrias, agora, via deputado federal Paulo Pimenta (PT) conseguiram o depósito da primeira parcela, de R$ 245 mil para o início das obras da creche do Bairro Pinheiros. "Foi uma luta árdua, conjunta entre os vereadores e Paulo Pimenta, mas as obras da EMEI do bairro Pinheiros vai ficar concluída no próximo ano, as obras iniciam logo", afirmou.

Marcelo Braun (PSDB) comentou a ocorrência de mais um acidente no acesso dos Loteamentos Populares 3 e 4, devido a falta de uma rótula no local. Lembrou que junto com os moradores, já promoveu a paralisação do trânsito no local, mas até agora o DAER nada fez. "Temos de fechar tudo de novo, fazer pressão, nós vereadores junto com o executivo". Pediu pelo menos lombada eletrônica ou quebra-molas no local. (Na platéia, alguém comentou que o Governo acabou de colocar mais seis "pardais" entre Estrela e Porto Alegre na BR 386. Por que não colocar um neste local? Boa pergunta).

Juarez Fülber (PPS) disse o município está na luta para melhorias naquela área, tendo inclusive já desapropriado o galpão na curva perigosa da Rota do Sol, no cotovelo, bairro Boa União. Disse que agora pode ser feito o projeto, a solução acontecerá em seguida. Realmente, com isso, pode-se ampliar um pouco o projeto e colocar também uma rótula logo em seguida, no acesso aos Loteamentos Populares 3 e 4.

Juarez informou ainda que foi feito acordo com os proprietários de micro ônibus e a partir de 15 de agosto serão feitos horários até as 18h 45 min para os bairros Boa União e Indústrias. E se for necessário, depois também para os bairros Auxiliadora e Oriental.

Ainda sobre enchentes: Jaci Hauschild (PP) lembrou que na Sessão Descentralizada da Câmara, no bairro Auxiliadora, a Associação dos Moradores pediu abertura de uma rua até a Trans Santa Rita, para evitar ficar o bairro ilhado, nas enchentes. "E isso novamente ocorreu, todos os moradores ficaram ilhados, ainda bem que nada sério aconteceu". Jaci disse que os vereadores deveriam se sentar com o prefeito, para tentar achar uma solução para o problema.

Informação diz que a Polícia Rodoviária Federal já flagrou mais de 38 mil motoristas trafegando acima do limite de 60 Km/h na BR 386 entre Estrela e Lajeado. Aqui, tem um pequeno engano: Foram flagrados motoristas acima do limite de velocidade EM LAJEADO. Esta Lei só vale para quem trafega do lado de lá do rio Taquari. Do lado de Estrela, pode ir a qualquer velocidade, que o radar móvel nunca vem prá cá. Outra coisa: É multado quem quer ser. Eu, quando vou a Lajeado, nunca passo o limite de velocidade. Prá que discutir com o radar? Adianta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário