Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Coluna do Luca - Jornal Folha de Estrela

Luiz Carlos Freitag


Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela

MAGRI-INVENTIVA:
Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS:

JACI (PP):
"A divulgação está sendo bastante divulgada".

GILBERTO (PP):
"A Secretaria da Cultura foi desmembrada da Secretaria da Saúde".

JUAREZ (PPS):
"Ele disponibilizou ligeiramente a casa da praça para a reunião".

CRISTIANO (PMDB):
"Se o hospital não estivesse dando lucro ou muito prejuizo, já estaria fechado".

FRASE: "
Elano chutou tão bem e tão forte que a bola atravessou a fronteira e derrubou um falcão que estava voando sem rumo nos céus de Porto Alegre."(Gozador Gremista no Salão do Hermes e Leonardo)

POLÍTICA I - Gente! O que tem de conversa de bastidores na política de Estrela, não tá no gibi. Então, vamos por partes:

POLÍTICA II - Cristiano Nogueira, presidente do PMDB, desmentiu o boato de que exista o prazo de 12 de agosto para Rafael Mallmann (PSDB) decidir se troca de partido ou não. Afirmou com todas as letras: "O PMDB vai apoiar Rafal Mallmann a prefeito, seja por qual partido ele quiser concorrer".

POLÍTICA III - O ex-presidente da Juventude dos Democratas de Estrela, Felipe Diehl, pede, via twitter, ao presidente estadual do partido deputado Onyx Lorenzoni e ao vice Marquinho Lang, interdição no diretório de Estrela. Motivo: Anúncio do ingresso de Milton Radaelli no DEM. Onyx, que viria hoje prá cá, mudou de planos e se reune segunda-feira com Felipe, seu ex-assessor, para tratar do assunto.

POLÍTICA IV - Curiosidade de políticos no Salão do Hermes e Leonardo: Rafael Mallmann, que confirmou seu cargo no IRGA na Justiça, vai renunciar ano que vem para concorrer a prefeito?

POLÍTICA V - PP, PPS e PT se reuniram sexta-feira na residência do vereador Jaci Hauschild. Presentes os tres pré candidatos a prefeito José Adão Braun, Gilmar Neiske e Valmor Griebeler, dos tres partidos, respectivamente. Teria ficado decidido que um deles será o candidato a prefeito de uma possivel coligação dos tres partidos. O vice não ficou definido, poderia vir a ser alguém de outro partido. José Alves do PTB?

POLÍTICA VI - Leonildo José Mariani disse que não sai do PP, apesar do convite que teve do deputado estadual Lucas Redecker (PSDB). Mas vai ser interessante saber quem ele vai apoiar para prefeito: José Adão Braun, se ele for o candidato do PP, ou Eduardo Wagner, do PR, filho do seu compadre e grande amigo Günther Wagner.

POLÍTICA VII - Mariani me disse que não é candidato a prefeito. Mas está sendo visto mantendo contatos, fazendo visitas, recebendo lideranças em sua casa... Parece que a tentação é grande. Será que não é um pré candidato também?

POLÍTICA VIII - Ainda Mariani: Me lembro quando ele encerrou seu primeiro mandato de prefeito: Disse que voltaria à sala de aula, como professor e não se meteria mais na política. Dois dias depois, assumiu a 3ª DE (Hoje 3ª CRE) e logo após, foi prefeito de novo, sucedendo seu compadre Günther. E pelo que sei, agora o assédio é grande para ele voltar a ser candidato. E pelo que conheço ele...

POLÍTICA IX - Definitivamente, Mariani volta a ser um nome na política de Estrela: Diziam que ele estaria sendo demitido da FAMURS: Não é nada disso. Ele deixa de ter um cargo terceirizado e vira funcionário CLT da Federação das Associações de Municipios do Rio Grande do Sul. Vai ter tempo e oportunidade de fazer sua campanha a prefeito.

POLÍTICA X - E Paulo Argeu Fernandes afirma: O PDT não vai ser coadjuvante. "Temos plenas condições de colocar um candidato a prefeito também". E com os votos que fez quando concorreu a deputado estadual, diz que as chances de eleger o prefeito, são muito boas.

Joel Mallmann (PSB) disse que um grande sonho da população é o túnel sob a BR 386 ao lado da Passarela, no final da rua Coronel Brito para unir o Bairro dos Estados com a Boa União. "A obra viria a desafogar a Rio Branco". Juarez Fülber (PPS) disse que integrantes da Câmara conseguiram, em Brasilia, R$ 4 milhões para o túnel. "O projeto está pronto na mesa do prefeito, falta apenas o laudo do geólogo, que sai nos próximos dias". Daí o projeto vai ao DENIT para aprovação em Porto Alegre. "Então nós mesmos vamos levá-lo a Brasilia".

Falando em obra: Juarez disse ainda que está para sair do papel a emenda de R$ 70 mil que fez ao Plano Plurianual de 2009: A construção de uma ponte próximo ao Estádio Municipal, para desafogar um pouco a Coronel Brito. Já existia uma ponte naquele local, mas era de madeira e acabou sucumbindo. Agora uma de concreto deverá ser construida no local.

Marco Wermann (PT) voltou a falar do problema que boa parte dos moradores de Estrela está enfrentando: O cheiro de queimado oriundo da fábrica de café junto ao ex-Arenhardt. "Não queremos que a fábrica feche e sim que ela seja instalada em outro local, longe da zona urbana". Disse que a torrefação agora é feita à noite, aumentando os problemas devido a humidade do ar. A solução é esperada há meses.

Ainda do Marco: Ele quer realizar em Estrela da 1ª Conferência Municipal da Juventude. Para construir um diálogo aberto com os jovens e procurar com eles alternativas. Ótima idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário