Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 23 de julho de 2011

Enchente Rio Taquari - Cruzeiro do Sul decreta Situação de Emergência

Enchente Rio Taquari - Cruzeiro do Sul

A comissão municipal da Defesa Civil esteve reunida na manha desta sexta-feira (22) e decidiu pelo decreto de situação de emergência devido a enchente que atingiu o município nesta quinta-feira (21). Tendo em vista que as águas represadas pelo rio Taquari atingiram partes da área urbana e rural do município de Cruzeiro do Sul.

São cerca de 550 pessoas desalojadas e 200 deslocadas. Em torno de 50 famílias foram removidas pela prefeitura para os ginásios Orlando Eckert (centro), Vila Célia, bairro Cascata, Vila Zwirtes e Passo de Estrela. Varias famílias se deslocaram de foram particular 
Conforme o prefeito em exercício e coordenador da Defesa Civil no município José Iran Maria, mais da metade da população foi afetada pelas chuvas, cheia do rio Taquari, o transbordo dos arroios Sampaio, Arroio Grande e Castelhano. Os moradores do interior tiveram seu deslocamento prejudicado dentro do município. O acesso ao centro, por parte do interior só se dava pela localidade de Boa Esperança (antigo Espeto de Ouro).

Segundo Maria, durante as atividades que se iniciaram por volta das 5h de ontem, chamou a atenção a necessidade do salvamento de três pessoas que se negavam a sair de suas casas no bairro Vila Zwirtes. O prefeito assinala que as mulheres salvas estavam com a água na altura do pescoço. “Foi necessária a utilização de um barco com a colaboração dos munícipes Elaudio Grizotti e Luiz Carlos Gerhardt para o salvamento das senhoras. Além disso, em outro ponto do bairro foram salvos três cães que estavam amarrados e sendo atingidos pela água.

Esse trabalho foi acompanhado em loco pelo prefeito e coordenador da Defesa Civil José Iran Maria.

Iran Maria revela que, para caso houver novamente esse tipo de necessidade, para que não se precise convocar pessoa da comunidade e que tenham barcos, a defesa civil de cruzeiro do sul providenciará a compra de um barco com motor, reboque e farolete. Isso irá evitar ainda a necessidade do chamamento do Corpo de Bombeiros.

A prefeitura está viabilizando refeições às pessoas que foram alojadas, para suprir as suas necessidades até o retorno as residências. 

Em torno de 30 funcionários da prefeitura auxiliaram na remoção das famílias, acompanhados de sete caminhões e uma máquina Pá Carregadeira. Estiveram envolvidas diretamente as Secretarias de Habitação e Assistência Social, Obras e Estradas. As demais de forma indireta. Administração agradece em especial a esses funcionários que puderam se deslocar para auxiliar.
Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário