Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 10 de julho de 2011

Hospital Bruno Born - 80 Anos

Hospital Bruno Born - Década 1940

Hospital Bruno Born - Prédio atual

Hospital Bruno Born – 80 Anos

A Sociedade de Beneficência e Caridade de Lajeado, foi criada em 10 de julho de 1931. Data oficial, cujos 80 anos esta sendo comemorando, da fundação do Hospital Bruno Born de Lajeado-RS.

Foi uma iniciativa privada, unindo católicos e evangélicos, com 62 sócios fundadores. De Pedro Kreutz foi comprada a área de terrenos e logo iniciada a construção do prédio. A construção levou quase dois anos.

Antes da edificação do hospital ser concluída, os doentes que necessitavam de cuidados - como pós-operatório, na época realizado nos consultórios e clínicas médicas - ficavam hospedados em um hotel, ao lado do espaço onde começara a ser levantado o Hospital São Roque.

Nesse meio-tempo, na esquina ao lado da construção, já funcionava o Hotel Dahlem, onde os pacientes eram hospedados depois das cirurgias. Finalmente, em 2 de julho de 1933, foi inaugurado o Hospital São Roque”, conta o historiador.

A casa de saúde foi batizada com o nome do santo católico que, segundo a tradição, é o protetor  das pestes e padroeiro dos inválidos e cirurgiões, trocando de denominação em 1974, para homenagear o presidente da mantenedora da casa de saúde.

No início das atividades, o Hospital São Roque atendia somente na modalidade particular, o que representava uma grande despesa para as famílias que procuravam o serviço. As famílias economizavam parte de seu capital para tratamentos, cirurgias, hospitalizações, medicamentos.

Quase dez anos depois de entrar em atividade, na assembleia de 5 de julho de 1942, ficou acertado um convênio entre hospital e município. Os munícipes pagaram as contas através de uma taxa hospitalar. Com a renúncia do prefeito Frederico Oscar Schaan, seu sucessor abandonou o projeto.


São Roque vira Bruno Born

Depois de comprado o terreno, por 40 contos de réis, em 2 de setembro de 1931 foi iniciada a sua construção. Como o processo era muito moroso, na assembleia dos sócios, Bruno Born foi eleito novo presidente, em lugar de João Sebastiany. “Bruno im­primiu um caráter empresarial.

As obras foram aceleradas. A mantenedora do Hospital São Roque teve em Bruno Born um notável presidente. Segundo documentos da casa de saúde, ele presidiu a Sociedade de Beneficência e Caridade de Lajeado por mais de 40 anos, até o dia de seu falecimento, em 14 de março de 1973.

No ano seguinte foi homenageado com o nome de Hospital Bruno Born. A competência dele era delegar poderes às irmãs da Divina Providência, que administravam o hospital e  trabalharam por 63 anos.

Impresso novo modelo de gestão, a evolução dos procedimentos resultou em o maior e mais moderno centro de tratamento da saúde, sendo considerado referência em vários procedimentos, nas mais diversas regiões do Estado.

O HBB sempre esteve à frente das atualizações. Acompanhou constantemente a modernização tra­zida por médicos e enfermeiras de alto padrão. Investiu permanentemente em seus equipamentos, seja na área cirúrgica, de tratamento intensivo, especialidades, seja na informatização, nas instalações, ampliações, reformas e construções de seu complexo hospital. O novo Centro de Tecnologia Avançada, por exemplo, é um referencial no Estado e no Brasil.

Baile dos 80 Anos
Em 2011 o Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado completa 80 anos de história, e para comemorar esta data, realiza no dia 16 de julho um jantar baile. Será no Clube Tiro e Caça, a partir das 20h, com animação da banda Bee Gees Cover e buffet de Telmo Both. A venda de ingressos e reservas de mesas já está sendo realizada junto à tesouraria do hospital, com entrada pela Avenida Benjamin Constant, no horário das 7h às 18h sem fechar ao meio-dia. O valor para casal é de R$ 120,00. Maiores informações pelos telefones: 51-3714-7582 e/ou 3714-7548.

Nenhum comentário:

Postar um comentário