Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Previsão do Tempo no RS - 20 de julho


O tempo volta a mudar nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A nebulosidade aumenta e muitas nuvens cobrem o Estado, com chuva no decorrer do dia na maioria das áreas do território gaúcho. 


Há o risco de chuva forte em diversas localidades, principalmente da Metade Norte, onde algumas cidades podem ter um volume de chuva de 100 a 150 mm. Na Metade Sul, os acumulados devem ser mais baixos, com precipitações irregulares. 

A temperatura sofre um forte declínio e faz frio no Sul, Centro e Oeste do Estado com marcas muito baixas mesmo à tarde em alguns municípios. 

Cheias de rios e deslizamentos preocupam


A instabilidade deixou o Estado, como previa a MetSul, e o tempo melhorou nesta terça. Mas foi uma breve trégua. Nesta quarta, o retorno da chuva causa preocupação novamente. 


Os dois principais riscos considerados pela MetSul são cheias de rios e deslizamentos. 


Os modelos computadorizados projetam, em média, 30 a 50 mm para a Grande Porto Alegre e de 50 a 70 mm na Serra, com acumulados localizados superiores. São volumes altos para menos de 48 horas.Os rios com nascentes na Serra como Sinos e Taquari estão altos, apesar de terem baixado um pouco, mas tendem a subir com a chuva. 

Como o solo está saturado pelas precipitações da semana passada e do fim de semana, há um alto risco de queda de barreiras e deslizamentos de terra que podem até interromper total ou parcialmente o trânsito de algumas rodovias. 
Fonte - Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário