Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Taquari-RS - 162 Anos






História de Taquari-RS


Emancipado em 4 de julho de 1.849, o município de Taquari completa hoje 162 anos, sendo o mais antigo município da região do Vale do Taquari.

A existência histórica da cidade de Taquari vem de um desdobramento natural e de uma expansão dos primeiros núcleos de povoamento no Rio Grande do Sul. A região era inicialmente era ocupada pela tribo indígena dos Patos, que compunham uma nação indígena poderosa, dotada de gênio pacífico e industrioso.
Desde o início, a região se apresentou como um ponto de atração e interesse de ocupação, devido a sua localização e a fertilidade das terras (até hoje notório, visto que a região é a 3ª mais fértil do mundo, como citado anteriormente).

Colonização

Em 1760, o governo português ordena a fundação de uma povoação no local, pois havia um grande interesse dos portugueses em povoar e desenvolver essa região. E para tal, decide enviar os açorianos, habitantes do arquipélago português dos Açores, recebendo do governo total assistência, através da demarcação de terras e entrega de títulos de propriedade.
Apesar de não ser aceito por todos, Taquari pode sim ser considerada a primeira cidade açoriana do estado, pois os açorianos que aqui chegaram, fixaram-se e colonizaram a terra, enquanto os demais andavam por vários lugares, sem se fixarem em nenhum ponto.
Os primeiros povoadores instalaram-se por volta do ano de 1760, após. O principal ponto de instalação era o Passo do Rio Tibiquary. Segundo o historiador Otelo Rosa, o primeiro habitante de Taquari foi o Tenente Francisco da Silva.
Até hoje não se afirma com exatidão a data de Taquari. Entretanto, sabe-se que foi no ano de 1764, através de José Custódio de Sá e Faria, que era o então governador da Capitania de São Pedro do Rio Grande, quando foi criada a Freguesia de Taquari. O documento que comprova as benemerências da administração de José Custódio é uma certidão passada pelo Juiz-Presidente e mais oficiais da Câmara do Continente de São Pedro, instalada na Vila de Viamão (então capital da capitania).
Por volta de 1764, contabilizavam-se em Taquari 60 casais de açorianos, alojados às margens do Rio Tibiquary.

Origem do nome

A palavra "Taquari" é de origem indígena. Ela vem de tacuara (taquara) e y (água, rio). Portanto, Taquari significa "o rio das taquaras", pois nas margens do Rio Taquari havia muitas taquareiras (taquaras), as quais os índios chamavam de tibiquary.

Emancipação

A criação do município de Taquari se deu no dia 4 de julho de 1849, onde a então Freguesia de Taquari se desmembra do município de Triunfo, e é elevado a Vila.
Abaixo, vemos transcrita a Lei Provincial nº 160, assinada pelo então Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande, Francisco José de Sousa, que determina a criação do Município de Taquari:
"O Tenente-General Francisco José de Sousa Soares de Andréa, Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléia Legislativa Provincial decretou e eu sanciono a lei seguinte:
Art. I – Fica elevada à vila, a Freguesia de Taquari, tendo por limites, provisoriamente, os que lhe forem marcados pelo Presidente da Província.
Art. II – Ficam revogadas as disposições em contrário. Mando, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que cumpram e a façam cumprir, tão inteiramente como nela se contém.
O Secretário desta Província faça imprimir, publicar e corre.
Palácio do Governo, na real e valorosa cidade de Porto Alegre, aos 4 dias do mês de julho de 1849, vigésimo oitavo da Independência e do Império.
Francisco José de Sousa Soares de Andréa"
Segundo informações, em 1849, Taquari tinha uma população pouco superior aos 6.500 habitantes.
Em 7 de setembro do mesmo ano são feitas as primeiras eleições para Vereadores. A primeira Câmara de Vereadores foi formada por Antônio dos Santos Praia (vereador mais votado), Manoel Fernandes da Silva, Antônio Caetano Pereira, Antênio de Azambuja Vilanova, Américo de Azevedo Vilana e João Ferreira Brandão.

Municípios emancipados

O município de Taquari, após emancipar-se em 1849, se tornou um dos maiores do Rio Grande do Sul em relação a área territorial. Como conseqüência, muitos municípios surgiram a partir de Taquari, emancipados direta ou indiretamente. Entre eles, podemos citar:
  • Estrela, que se tornou colônia de Taquari em 1856, até sua emancipação em 1876. A partir de Estrela surgiram, entre outras, as cidades de Lajeado, Colinas, Roca Sales, Imigrante e Teutônia, que chegou a ser colônia de Taquari, em 1858.
  • General Câmara, que se emancipou de Taquari em 1881, com o nome de Santo Amaro (usado até 1939). A partir de General Câmara surgiu a cidade de Venâncio Aires.
  • Bom Retiro do Sul, que se tornou distrito de Taquari em 1895, até sua emancipação em 1959. A partir de Bom Retiro do Sul surgiu a cidade de Fazenda Vilanova
  • Paverama, que se tornou distrito de Taquari em 1958, até sua emancipação, em 1988.
  • Tabaí, que se emancipou de Taquari em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário