Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vale do Taquari - 06 de julho de 2011

Visite o Vale do Taquari


O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, determinou a suspensão de todas as licitações em curso do DNIT e da Valec Engenharia Construções e Ferrovias. Entre as obras prejudicadas está a duplicação da BR 386, trajeto de Tabaí à Canoas, que está em fase de licitação. Outros oito projetos foram incluídos na lista dos cancelamentos até a apuração das denúncias de corrupção.

A 2ª Agroind - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços programa para o dia 15 de julho a “Rodada de Negócios”. A atividade acontece no auditório 2 do Parque do Imigrante, em Lajeado, das 08 às 12 horas e 30 minutos. A atividade vai proporcionar contato direto entre os representantes das empresas e agroindústrias, para formalização de parcerias e negócios.
           
Duas matérias foram baixadas para análise das comissões na Câmara de Vereadores de Nova Bréscia. Os projetos prevêem auxílio para uma Sociedade no Bairro Morro Seco e incentivo para uma empresa localizada no interior do município. A votação deve ocorrer na sessão da próxima semana.   

Em Colinas o empreendedor rural Gilmar Perin recebeu da administração municipal 8 mil 145 reais. O recurso é oriundo do Programa Municipal de Diversificação das Atividades Agropecuárias, Preservação e Recuperação do Meio Ambiente.
           
O 5º Fórum Tecnológico do Leite ocorre nos dias 21 e 22 de setembro em Teutônia, com o tema “Tecnologias e conforto animal para a produção de leite”. O evento de iniciativa do Colégio Agrícola Teutônia, conta com a parceria da Emater e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região.
        
Em Marques de Souza, cerca de 30 agricultores participaram de uma tarde de campo, que tratou do tema “Pastagem de Trigo – Duplo Propósito”.  A atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura.
                         
O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, e o Secretário de Agricultura, Paulo Grassi, visitaram propriedades produtoras de leite, que receberam incentivos da administração municipal. Uma das reclamações dos produtores é quanto a baixa voltagem da energia elétrica na área rural.  
           
A Juíza da 1ª Vara da Comarca de Encantado, Drª Caren Letícia Castro Pereira, entra em licença maternidade e em seu lugar assume o Dr. Luis Clóvis Machado da Rocha Jr, oriundo da cidade de São Pedro do Sul. A solenidade de transferência está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11, às 15 horas, no Fórum de Encantado.
        
Segundo informações da Acsurs, os consumidores estão pagando menos pela carne suína. Há 25 dias, o quilo do pernil era comprado nos supermercados por R$ 10 em média e hoje este valor caiu para R$ 6. A baixa do preço é compensada com o aumento do consumo. Outra constatação da Acsurs é de que em alguns supermercados chegou a faltar carne suína.
           
A falta de acerto entre DNIT e FUNAI, pode resultar em atraso nas obras de duplicação da BR 386, num trajeto de nove quilômetros, entre Estrela e Bom Retiro do Sul. A Funai não abre mão da exigência de deslocamento para um local seguro e bem estruturado das 25 famílias caingangues, que residem atualmente as margens da rodovia.

A parceria firmada entre Prefeitura de Roca Sales e a Corsan viabiliza a substituição da tubulação da rede de água de algumas ruas da cidade. As obras iniciadas no dia 27 de junho devem ser concluídas nesta semana.
           
Foi divulgado o relatório de atividades do mês de junho do Conselho Tutelar de Encantado. Foram 136 ocorrências e destas, 118 como reincidentes. Realizadas onze visitas e ocorreram cinco intercâmbios.
             
Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. A sessão marca o retorno dos vereadores Delmar Kuhn (PDT) e Aldemir Gregori (PP), que estavam de licença. Na ordem do dia o projeto de emenda a Lei Orgânica Municipal ampliando a composição do Legislativo, passando de nove para onze vereadores a partir de 2013.
           
O Censo realizado no ano passado pelo IBGE mostra que dos 71.180 habitantes de Lajeado, 36.532 são do sexo feminino e 34.588 do masculino. O município conta ainda com 8.979 pessoas (12,6%) que tem mais de 60 anos, significando um crescimento de 9% em comparação com o censo anterior. 
           
A Comissão Organizadora da Suinofest realizou ontem a prestação de contas do evento realizado no mês passado. O resultado financeiro líquido superou os 102 mil reais.    

O Palácio do Planalto confirmou que o diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot (PR), será afastado do cargo assim que retornar das férias. Ele foi afastado a pedido da presidente Dilma Rousseff, por causa das suspeitas de envolvimento em superfaturamento em obras e licitações de rodovias.

A Secretaria da Agricultura de Estrela realiza hoje, às 15 horas, na localidade de São João, mais uma reunião descentralizada. No encontro será feita uma explanação sobre os programas desenvolvidos pela secretaria e os produtores poderão apresentar as suas reivindicações.

Domingo, dia 10 de julho, será realizada em Fazenda Vilanova, a festa do padroeiro São Cristóvão. A programação inicia às 10 horas com procissão motorizada. Ao meio-dia acontece almoço comunitário na sede do CTG Pousada dos Tropeiros. 

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Francisco Moesch, será o palestrante da Reunião-Almoço da Associação Comercial e Industrial de Estrela, na próxima sexta-feira, dia 08 de julho. Ele abordará o tema “Questões Tributárias Atuais de Interesse Empresarial”. O evento acontece no Estrela Palace Hotel.
        
A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado e as Escolas Municipais de Educação Infantil promovem sábado, dia 09, na Praça da Bandeira, a partir das 14 horas, o Arraiá das EMEI’s. A festa envolve as nove escolas de Educação Infantil. Na ocasião serão sorteados os dez prêmios da rifa de São João.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela realiza até sexta-feira, dia 08, as inscrições para a V Rústica de Inverno, que está programada para o dia 17 de julho. O objetivo dos organizadores é de reunir cerca de 600 competidores, em três categorias no adulto e uma no infantil.  O percurso varia de 2,5 a 10 km conforme a categoria.
           
Nesta quinta e sexta-feira, dias 07 e 08 de julho, Lajeado sedia o maior evento da indústria de sorvetes da região Sul do país, a XII Jornada Gaúcha de Sorvete. A expectativa é reunir representantes de mais de 150 indústrias de sorvete e de fornecedores de máquinas e matéria-prima. O encontro será realizado no Weiand Turis Hotel, em Lajeado. 

De 11 a 15 de julho a cidade de Encantado receberá aproximadamente 500 pessoas para o 45º Congresso Estadual da Associação Riograndense dos Técnicos em Administração Fazendária Municipal. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Encantado, objetiva o intercâmbio cultural, a qualificação do gestor público, bem como a atualização e aprimoramento da linguagem contábil e orçamentária do setor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário