Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vale do Taquari - 07 de julho de 2011

Visite o Vale do Taquari


A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela realiza até esta sexta-feira, dia 08, as inscrições para a V Rústica de Inverno, que está programada para o dia 17 de julho. O objetivo é de reunir cerca de 600 competidores, em três categorias no adulto e uma no infantil.  O percurso varia de 2,5 a 10 km conforme a categoria.
           
A Secretaria de Agricultura de Nova Bréscia está programando para o dia 25 de julho, a festa para comemorar o Dia do Motorista e do Colono. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes, com a entrega de certificados de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose bovina, em solenidade que contará com representante do Ministério de Agricultura e do Secretário Estadual de Agricultura, Luis Fernando Mainardi.
        
A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado, promovem em parceria, o curso de Fabricação de Queijo Colonial e Derivados do Leite. O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, em Doutor Ricardo. As inscrições podem ser efetuadas junto ao escritório da Emater, em Doutor Ricardo.
        
A Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado realiza amanhã a tarde, a Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto a toda comunidade, acontece no Auditório Brasil do Centro Administrativo.
                 
A Secretaria de Agricultura de Capitão realiza até o dia 29 de julho as encomendas de mudas de erva-mate.

No dia 25 de julho acontece a Festa do Colono e do Motorista de Anta Gorda. A programação inicia às 09 horas, e será realizada no Parque Municipal Aldi Bisleri. Na programação está previsto desfile e bênção de máquinas agrícolas, entrega da premiação das Olimpíadas Rurais, almoço e baile.
        
A Administração Municipal de Encantado cadastra os estudantes que utilizam transporte universitário. O cadastramento deverá ser feito neste mês, na Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, apresentando cópia da matrícula. A partir de 15 de agosto serão efetuados os pagamentos, através de rateio entre os estudantes, do valor de R$ 40 mil.
        
A Secretaria da Educação de Doutor Ricardo em parceria com as secretarias de educação de Relvado, Anta Gorda e Coqueiro Baixo, promovem um curso de técnicas de cocção de vegetais e carne, voltado as merendeiras das escolas. O curso será ministrado no dia 20 de julho, a partir das 08 horas, na Escola Olavo Bilac, na Linha Bonita. Na coordenação estarão as nutricionistas de cada  município e o encontro deve se repetir anualmente. 

Aprovado ontem em 2º turno, na sessão ordinária do poder legislativo de Arroio do Meio, o aumento de nove para 11 vereadores, a partir da próxima legislatura.
        
Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, 22% da população tem mais de 65 anos. Em Relvado os idosos representam 19% dos habitantes, e, em Colinas este número é de 18%.  No Censo de 2000, Colinas ocupava o primeiro lugar em número de pessoas da terceira idade, com cerca de 15% da população.    
A Administração de Doutor Ricardo, através das secretarias da Assistência Social e da Saúde, iniciou o projeto: “Essência de Mulher”. O primeiro encontro aconteceu no salão comunitário da Barra do Zeferino. As atividades foram coordenadas pela secretária Cátea Rolante, e sua equipe de trabalho.
                 
O município de Fontoura Xavier está completando 46 anos de emancipação. Diversas atividades artísticas e culturais estão programadas até o próximo domingo para celebrar a data. Nesta quinta e sexta-feira serão realizadas uma série de palestras nas escolas do município. No sábado ocorre o plantio de mudas de araucária no Parque Municipal.
        
No dia 14 de julho, Roca Sales realiza a sua Conferência Municipal de Saúde. O palestrante será Glademir Schwingel, médico sanitarista da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O vereador lajeadense, Ito Lânius, anuncia amanhã a noite, em ato na Câmara de Vereadores, a sua saída do PSDB e ingresso no PMDB. Lânius pode ser candidato a prefeito em 2012, numa coligação envolvendo PMDB, PSDB, PTB e PT.  Já o PDT de Lajeado, estaria encaminhando um acerto com o PP. Cláudio Schumacher, do Partido Progressista, seria o candidato a prefeito, tendo o deputado federal pedetista Ênio Bacci, como vice. 
                 
Durante a segunda reunião da Comissão Pró-Duplicação da BR 386 no trecho Lajeado – Tio Hugo, as lideranças definiram por uma mobilização. No dia 08 de agosto, às 10 horas, os membros da comissão se dividirão em cinco municípios situados às margens da BR 386, emLajeado, Soledade, Tio Hugo, Carazinho e Iraí para adesivar os veículos com a campanha “Duplicação é a Solução”.

A 2ª Agroind - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços programa para o dia 15 de julho a “Rodada de Negócios”. A atividade acontece no auditório 2 do Parque do Imigrante, em Lajeado, das 08 às 12 horas e 30 minutos. A atividade vai proporcionar contato direto entre os representantes das empresas e agroindústrias, para formalização de parcerias e negócios.
        
A Juíza da 1ª Vara da Comarca de Encantado, Drª Caren Letícia Castro Pereira, entra em licença maternidade e em seu lugar assume o Dr. Luis Clóvis Machado da Rocha Jr, oriundo da cidade de São Pedro do Sul. A solenidade de transferência está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11, às 15 horas, no Fórum de Encantado.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Francisco Moesch, será o palestrante da Reunião-Almoço da Associação Comercial e Industrial de Estrela, nesta sexta-feira, dia 08. Ele abordará o tema “Questões Tributárias Atuais de Interesse Empresarial”. O evento acontece no Estrela Palace Hotel.
        
O Grupo Gestor do Pólo Ervateiro do Alto Taquari realiza nesta sexta-feira, uma tarde de campo no interior de Ilópolis. No evento serão repassadas informações técnicas sobre a diversificação de culturas e o sombreamento de erva-mate com Noz Pecã. Na oportunidade também será assinado o termo de cooperação com produtores, Viveiros Pitol, Grupo Gestor da Erva-Mate e Emater. A programação encerra com degustação de alimentos com erva-mate e nozes.
        
A Secretaria da Saúde de Capitão realiza na tarde do dia 12 de julho, a Conferência Municipal da Saúde. O evento é aberto a toda comunidade.
        
De 13 a 17 de julho acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a 2ª Agroind – Feira de Máquinas Equipamentos Produtos e Serviços para a Agricultura Familiar. Cento e quarenta agroindústrias estão confirmadas para o evento.  Em termos de artesanato, 27 expositores estão confirmados.

Em Fazenda Vilanova, os agricultores já podem fazer a retirada das mudas de árvores frutíferas e de sombra. A entrega está sendo realizada na Prefeitura. As novas encomendas poderão ser realizadas até o dia 1° de agosto, na Secretaria da Agricultura.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário