Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vale do Taquari no Rádio - 11 de julho

Notícias Vale do Taquari
As Secretarias Municipais de Fazenda Vilanova reuniram-se na última semana para organizar a programação de 15 anos de emancipação política da cidade. Segundo a coordenadora do Departamento de Cultura, Ângela Bilhar, todas as secretarias estão participando da organização da festa. “Estamos preparando um grande evento que promete atrações para crianças, jovens, adultos e terceira idade”, comenta. Ângela destaca ainda que está sendo construída uma parceria com o comércio local e que a festa será marcada por 15 ações, que iniciam dia 9 de outubro e encerram-se no dia 24 de outubro.


Notícias Vale do Taquari
O Sindilojas Vale do Taquari e o jornal O Informativo do Vale realizaram sábado à noite (09/07), no Clube Sete de Setembro, o evento beneficente A Cara do Vale. O jantar baile, também alusivo ao Dia do Comerciante, revelou as 20 personalidades da região em diferentes categorias. Os destaques foram escolhidos pela população. 

A cerimônia de entrega dos trofeus teve à frente o diretor-presidente da Rede Vale de Comunicação, Oswaldo Carlos van Leeuwen, e o presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Marcos André Mallmann. Também prestigiou o evento o vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, que enalteceu a iniciativa como forma de valorizar os empresários e lideranças, em especial da área de comércio. 

A renda do evento será entregue para o Programa Mesa Brasil do Sesc, com atuação regional, e para a Associação de Proteção e Promoção à Infância e Adolescência (Appia), de Estrela. 

Os ganhadores.
Saúde – Gustavo Guilherme Ruschel,
 fisiatra; 

Comerciante – Vestuário, calçados e acessórios – Marcelo Eduardo Lenz;Comerciante – Bazar, decoração, perfumaria – Lovaine Sandri;

Comerciante – Móveis, eletrodomésticos e eletrônicos – Ilvo Poersch (Certel);

Comerciante – Material de Contrução – Modesto Bettio (Tubétio);

Turismo – Juliana Jasper;Poder Executivo – Carmen Regina Pereira Cardoso, prefeita de Lajeado;

Justiça – Pedro Rui da Fontoura, promotor;

Agricultura – Nilo Kern Cortez, engenheiro agrônomo da Emater regional;

Esporte – Nardir Rosemundo Steffens, secretário de Esporte e Lazer de Estrela;

Cultura – Gerson Teixeira, secretário de Cultura e Turismo de Lajeado;

Educação – Rejane Ewald, secretária de Educação de Lajeado;

Segurança –Helio Miguel Schauren Jr.;Personalidade religiosa – Padre Antônio Puhl, pároco da Paróquia Santo Inácio;

Trabalhador – Ricardo Blau, empresário e ecônomo da Associação Atlética Banco do Brasul (AABB);

Liderança regional – Áurio Scherer, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio;

Meio Ambiente – Anestor José de Moura;

Empresário – Luiz Heissler, o Django;

Voluntariado – Anelise Hausmann, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela;

Poder Legislativo – Ito Lanius, vereador.


Notícias Vale do Taquari
Até nesta terça-feira, dia 12 de julho, Teutônia oferece uma nova oportunidade de pagar o IPTU com desconto. Conforme está previsto na lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, o Município dispõe de seis datas, de março a novembro, para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com descontos ao longo do ano. Até esta terça-feira tem 8% de desconto para quem pagar à vista ou quitar a primeira parcela. 

Após esta data restam duas datas, com descontos menores. Veja as datas ainda possíveis para pagar com desconto em 2011:

• 12 de julho = 8%;
• 10 de setembro = 6%;
• 10 de novembro = 4%.

A Administração Municipal lembra que o IPTU é o tributo que fica 100% no Município e reverte diretamente em benefícios para toda a comunidade, com investimentos em saúde, educação, obras, lazer, esporte, cultura, turismo, iluminação, emprego, renda, entre outros serviços.

Onde pagar.

Os locais para pagamento são os seguintes: Caixa da Prefeitura, na sala 14 do Centro Administrativo; Caixa Econômica Federal; Sicredi; Banrisul; Bradesco; e agentes conveniados ou credenciados dessas instituições financeiras.

Isenção do IPTU.

A isenção do IPTU está prevista em Lei Municipal e deve ser requerida junto à Secretaria da Fazenda, na sala 14, do Centro Administrativo, antes do pagamento do tributo. Para obter o benefício, o contribuinte deve preencher os seguintes requisitos previstos em lei:

• Ter um único imóvel em seu nome, destinado para sua própria residência;
• Não possuir débito perante a Fazenda Municipal;
• Se enquadrar em pelo menos duas das seguintes condições: prédio de até 60 metros quadrados, renda familiar mensal de até 4 salários mínimos e idade superior a 70 anos.

Se o munícipe estiver enquadrado nestes itens poderá requerer a isenção do IPTU antes do pagamento. Com isso, pagará somente a taxa de coleta de lixo.

Fonte: Assessoria de ImprensaAdministração Municipal de Teutônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário