Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nota de esclarecimento à imprensa por parte do responsável técnico da UTL de Estrela

Prefeitura der Estrela-RS
Nota de esclarecimento à imprensa por parte do responsável técnico da UTL de Estrela

Em virtude das declarações manifestadas na sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda (29.08.11), sobre o assunto de que a usina de tratamento de lixo está sendo administrada pela  Prefeitura de forma irresponsável por meio da  Secretaria Municipal do Meio Ambiente e que este descaso estaria ocasionando a poluição ambiental e a contaminação do córrego na margem lindeira devido ao vazamento de chorume ocorridos na UTL.

Foi uma manifestação que nos envergonha e que consideramos como ato de traição, pois fomos considerados uma equipe sem moral e sem ética profissional, fato grave e sem fundamento, porque não houve a mínima consulta da nossa parte, somente uma especulação sem escrúpulos ou fundamento, do jeito que foi expressa, ou seja, realizada por pessoas sem noção, sem critério e sem saber que temos uma  equipe formada por pessoas que se preocupam e fazem um trabalho sério buscando as medidas necessárias para o bom andamento dos serviços realizados na usina.

A  Usina de Tratamento de Lixo Doméstico do município teve o registro da ocorrência de vazamento acidental de chorume da lagoa facultativa desativada da compostagem com lançamento irregular na margem lindeira  no córrego localizado nas proximidades da usina. 

O ocorrido foi durante o período de elevada precipitação de chuvas, que culminou entre o período das duas enchentes de 21.07.11 e 08.08.11. Tão logo ocorrida à irregularidade, foram tomadas as providências para que fosse eliminado o vazamento. 

O vazamento aflorou no solo ao lado do talude de contenção da lagoa desativada da compostagem, sendo realizado um trabalho de restauração do talude com máquina apropriada em 25.08.11. Junto às medidas foram coletadas quatro amostras  dos pontos de amostragem do vazamento, para mensurarmos o impacto ambiental ocasionado pelo chorume, o que foi relatado em relatório.

Portanto, esta situação em momento algum foi ignorada, da forma como somos acusados, pois as medidas foram tomadas para buscar a solução do problema e os procedimentos necessários ao estancamento do chorume vazado, ocorreram com acompanhamento do início ao fim. 

A usina está licenciada no órgão ambiental FEPAM e tem o dever  de cumprir as condicionantes da licença LO 3259/2010. Esta realidade faz parte do gerenciamento de rotina da usina e tem ocorrido  nos últimos meses junto a grande frequência de vistorias do órgão fiscalizador, comprovado pelos relatórios resultantes destas vistorias entregues na FEPAM. 

O incidente foi levado ao conhecimento e fomos vistoriados recentemente em 18.08.11 pelo órgão ambiental FEPAM, sendo que  o acidente gerou o relatório de interpretação de laudos e despejo irregular do chorume no córrego, contendo este a descrição do incidente e as medidas tomadas para solução do problema.

Hoje continuamos o nosso trabalho, pois nossa visão é melhorar o que fazemos com responsabilidade.   Ressaltamos ainda que todas estas  acusações são absurdas da forma como foi manifestada e  do jeito que fomos atacados, estão nos tratando de criminosos que ignoram as suas responsabilidades, pois  temos consciência dos efeitos e das consequências de um crime ambiental, pois não somos irresponsáveis para deixarmos uma situação desta a revelia ignorando totalmente  as consequências adversas que um ato deste poderia proporcionar, pela omissão  do nosso trabalho. 

Sem falar do desrespeito às pessoas que nos conhecem, as que nos visitam, o que de certa forma tem alguma ligação a nós e até aqueles que procuramos de alguma forma se estenderem. Foi um ato de promoção ao descrédito das pessoas da nossa equipe, sem critério e direito à defesa. 

A nossa parte estamos fazendo junto ao esforço da equipe, pois contratempos existem em qualquer parte do planeta, sendo que os profissionais do nosso grupo certamente deram a sua contribuição com o seu esforço e dedicação, isto podemos afirmar com a cabeça erguida.

César Mendonça
Responsável Técnico pela UTL

Nenhum comentário:

Postar um comentário