Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Boas condições ambientais das águas do Rio Taquari contrastam com velhos problemas no início da primavera 2011

Águas em boas condições ambientais
Vegetação ainda com reflexos das  últimas cheias
Vegetação ainda com reflexos das  últimas cheias
Águas do Rio Taquari exuberantes
Presença de lixo
Ambientalista Jorge analisa vegetação
Presença de conchas
Águas esverdeadas e límpidas
Pesca predatória - peixe com menos de 5 cm
Aproveitando as águas da  primavera para navegar
Amoreiras com frutos

Boas condições ambientais das águas do Rio Taquari  contrastam com velhos problemas no início da primavera 2011

Ambientalistas da Aepan-ONG realizaram levantamento das condições ambientais do Rio Taquari, no dia 27 de setembro de 2011.  Ás 16 hs 30 min., momento em que foi realizado as análises de campo, o tempo apresentava-se ensolarado, com temperatura 24,5 °C, ventos de 22 km/h, céu azul, algumas poucas nuvens e Umidade Relativa do Ar de 72 %.
A mata ciliar encontra-se em brotação, mas ainda com reflexos das últimas cheias com vegetação semi-deitada. Grande destaque para amoreira que já produz frutos para festa dos pássaros que foram vistos, como sabiá, canários entre outros. O quero-quero se fazia presente no Porto de Estrela local do monitoramento. A temperatura do solo de 23,5 °C.  
Por sua vez as águas do Rio Taquari estão exuberantes, com boas condições ambientais. Coloração esverdeada, aspecto límpido; transparência de 100 cm; Oxigênio Dissolvido de 11,5 mg/L; Matéria Orgânica em pequena concentração, apenas 1,0 mg/L; Temperatura da água de 20 °C; pH 6,8; isenta de óleos, espumas ou vermes. Verificado ainda a presença de peixes e conchas.
Apesar das boas condições das águas do Rio Taquari, velhos problemas ainda persistem como a grande quantidade de lixo jogado nas margens e dentro do recurso hídrico,  além da pesca predatória. Pequenos peixes de menos de 5 cm estão sendo pescados por algumas pessoas menos avisadas.


Ambientalistas: Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário