Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 29.09.11

Luiz Carlos Freitag - Luca
Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 29.09.11

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

ALOISIO (PPS): “Não sou flautista mas levei muita flauta”.

FRASE: “Um pai cuida de 10 filhos, mas 10 filhos não cuidam de um pai” (Vereador Marco Wermann (PT), apresentando um video sobre respeito aos idosos).


Existe preocupação e atendimento a cães soltos nas ruas, que aumentamcada vez mais, em Estrela. Mas moradores do Bairro Boa União, mostramoutra preocupação: Está aumentando também assustadoramente o número de gatos soltos. E também reclamações sobre gatos que invadem casas e terrenos, “levando pulgas para os cães que estão presos em pátios e sendo bem tratados”.

Duas convenções partidárias aconteceram no final de semana em Estrela:
No sábado, o PPS elegeu Nardir Rosemundo Steffens, o Gardel, como novo presidente. E no domingo, foi o PMDB, que agora tem Renata Becker como presidente.

Aloisio Mallamnn (PPS), disse que é vereador comunitário de Porongos, São Luiz e Glória, mas ali fez só 20% dos votos necessários para se eleger. “E pelo que está ocorrendo as tres comunidades não terão mais vereador comunitário”. Disse haver comentários de que teria sido expulso do PPS, mas sábado, mesmo sem receber convite, foi até a convenção do seu partido e votou. “Lamento o que está ocorrendo, fui o verador mais votado”. Ele não disse, mas deixou a entender que está saindo do PPS e que, por perder o mandato, se prepara para concorrer novamente a vereador ano que vem. Não mais como vereador comunitário, pois segundo ele mesmo disse, não mais acontecerá este tipo de candidato.

Gilberto Fensterseifer disse que além do troca-troca de sementes da prefeitura, o colono está sendo muito incentivado pela Camera, que está fornecendo adubo, uréia e sementes,sem que ele precise “puchar dinheiro do bolso”, pois é calculado tudo em sacos de soja e descontado depois. “E o preço dos insumos está até sendo abaixo do mercado, é impressionante o que esta empresa está sendo boa para Estrela. Ela colocou novamente em atividades o que era um elefante branco, a ex-Farol e ex-Granóleo” - afirmou.

Cristiano Nogueira (PMDB) comentou a realização da convenção do partido e a assinatura de ficha por parte de Rafael Mallmann, que saiu do PSDB. “Com ele concorrendo a prefeito, haverá a coligação entre PMDB, PSDB e PSB”, afirmou Disse ainda que tem grandes nomes para vice, como o de Jorge Andres do PSDB e Inácio José Birck, do PSB.

Joel Mallmann (PSB) comentou novamente o roubo de carros nas proximidades do Hospital Estrela. Disse que dos 51 veículos furtados este ano em Estrela, 13 foram naquele local. Segundo ele, a comandante da Brigada Militar, Major Nádia Gerhardt disse na RBS que será feito patrulhamento mais frequente naquelas redondezas. Afirmou que a Polícia Civil também deve investitar para descobrir quem são os autores. José Alves (PTB) informou que hoje acontece reunião entre vereadores, Brigada Militar e Polícia Civil, quando será tratado do
assunto.

Marco Wermann (PT) disse que a Secretaria do Meio Ambiente não permite o corte de árvores que estão estragando as calçadas de Estrela. “Quem  dá este parecer, teria que levar seus avós e seus pais para caminhar nestes locais”, afirmou. Disse que não estava culpando a administração atual ou anterior, mas tem de ser achadas soluções. “Se cair alguém, devido as condições das calçadas, o que vai acontecer? O que é mais imporante, uma árvore ou as pessoas que passam caminham nestes locais todos os dias?” Disse que talvez deveria ser convidado o prefeito para passar nestas calçadas: “Com certeza, mudanças iriam acontecer no outro dia”, alfinetou.

Cláudia Argiles da Costa esteve na Câmara de Vereadores, convidando os edis par o II Fórum de Ensino Superior, que vai acontecer hoje, dia 29, a partir das 19h no auditório da Faculdade La Salle, em Estrela. Será uma Conferência da Educação como Estratégia, Apresentação de Pesquisas e Entrega do Guia de Turismo do Vale do Taquari.

Dia 28 de outubro acontece o Dia do Servidor Púlbico Municipal, quando será realizada um Jantar Baile pelo Sindicato da classe. O evento terá lugar no Centro Social Cristo Rei, acontecendo na noite apresentação  dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela. Segundo o presidente, Silvio Schiling, a animação será da Banda Real, do Paraná.

Jaci Hauschild (PP) reclamou da AES Sul, sobre algo que já apresentou na Tribuna anteriormente. Disse que há mais de seis meses estão numa valeta, em Linha Lenz, tres postes de concretos. “Estão lá atirados, já pensou se algum carro ou moto bate neles? Será um acidente sério, e de quem será a culpa?”, perguntou. Disse que se os postes não vão ser
instalados, que a AES Sul leve eles embora.

Marco Wermann (PT) reclamou novamente do estado da RS 129 entre Estrela e Bom Retiro do Sul. Disse que a estrada está quase intrafegável. E para o final de semana, está prevista mais chuva. “Vai piorar ainda mais”. Realmente, é muito dificil o DAER fazer algo em Estrela. Depois de muito tempo, colocaram asfalto junto ao trevinho da Boa União. Porém, falta a sinalização horizontal. E quanto as rótulas de acesso aos Loteamentos Populares 3 e 4, Linha Lenz e Novo Paraiso, nada. Nem projetos. Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário