Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 20.10.11

Luiz Carlos Freitag

PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 20.10.11

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS:

CRISTIANO (PMDB):"Remédio Genérico é fiel, similar não é o mesmo".

JOSÉ ALVES (PTB):"A defesa civil de Estrela precisa de um departamento de defesa civil".

CRISTIANO (PMDB):"Tem fofoqueiro de plantão que fica na esquina sem ter o que fazer".

JOEL (PSB):"Tive um fim de semana de luxo".

MARCO (PT):"Não dá prá colocar todos dentro do mesmo saco".

FRASE: "Cumprimento a Rádio Independente pela compra da Rádio Alto Taquari, agora teremos mudanças para melhor" (José Alves, vereador do PTB)

Marcelo Braun (PSDB) disse ter recebido várias reclamações sobre medicamentos distribuidos pela Secretaria da Saúde de Estrela. Segundo o vereador, alguns não estariam fazendo efeito: "Tem remédio similar, o que não quer dizer que não seja bom, mas alguns não passam pela Amvisa. Alguma coisa tem de errado, vou conversar com a Secretária", afirmou.

José Alves (PTB) cumprimentou o POE da Brigada Militar e a Polícia Civil por terem prendido o ladrão de automóveis, que vinha ocorrendo próximo ao Hospital. "Onde o POE entra, impõe respeito e a comunidade merece isso", comentou.

José Alves (PTB) cumprimentou também a Prefeitura por destinar R$ 107 mil para a CDL realizar a ornamentação natalina. "Vai ficar uma ornamentação mais bonita, mais feliz". Marco Wermann (PT) disse ainda que serão contemplados vários polos comerciais, como o Centro, Avenida Rio Branco, rua Coronel Müssnich, Boa União e Bairro das Indústrias.

Foi um sucesso a 1ª Noite Cultural realizada em Glória. Aloisio Mallmann (PSD) disse que foi casa lotada: "José Calvi e os artistas locais foram extraordinários, tanto que já estamos pensando na segunda edição desta promoção". Agradeceu também o apoio da Prefeitura e disse que foram arrecadados centenas de quilos de alimentos, que as comunidades Católica e Evangélica se encarregarão de distribuir.

Marco Wermann (PT) disse que Estrela tem a Câmara de Vereadores que menos gasta: "Isto que temos prédio próprio, estrutura e funcionários". E os gastos com diárias são muito reduzidos. Aliás, gastos estes plenamente justificados, pois com as conquistas que os vereadores trazem nas suas viagens à Brasilia, principalmente, seriam plenamente justificadas muitas outras diárias. É que o deslocamento dos edis só se dá quando as audiências estão confirmadas e com as reivindicações quase que garantidas no que diz respeito a retorno para o município.

Um dos detalhes quando se fala em exposições ou promoções, é quanto a local de estacionamento para veículos. E este foi o motivo para um elogio muito bem dado pelo vereador Jaci Hauschild (PP) para a comunidade evangélica de Novo Paraiso. É que foi realizada mais uma janta-baile no último sábado e segundo o vereador, agora o estacionamento de veículos foi aumentado e foi colocada iluminação para auxiliar a segurança.

Jaci aproveitou para falar do estacionamento no centro de Estrela, também destacando o ótimo resultado que está dando a demarcação para os veículos. Disse que inclusive estão sendo colocados locais especiais para pessoas que tem problemas físicos e isto está sendo respeitado pelos motoristas. "Parabenizo o Laone Heiermann, diretor do Trânsito". Ele pediu que também sejam feitas demarcações na rua Geraldo Pereira, nas proximidades do Hospital. O que deve ser atendido em seguida.

Mas Jaci Hauschild (PP) fez outro comentário, que chamou a atenção. Disse que a rua João Fell, que liga a Rota do Sol à BR 386 na altura da fábrica de reações da Cooperativa Languiru, na BR 386, precisa receber melhorias. Afirmou que muitos caminhões estão se utilizando desta rua para cortar caminho, o que está desviando boa parte do trânsito pesado do bairro Boa União. "O melhor seria iniciar uma batalha para o asfaltamento deste trecho, desafogaria muito o trânsito na Boa União". Concordo plenamente com o vereador. Ms primeiro, devemos lutar no DAER pelo projeto da obra.

Integrantes da Câmara de Vereadores de Estrela deslocaram-se a Brasilia, atrás da liberação de verbas. Segundo Juarez Fülber (PPS) um dos assuntos é acompanhar o andamento do projeto, pago pela Prefeitura, para a abertura do túnel sob a BR 386 ligando o bairro dos Estados à Boa União/Pinheiros, entre a rua Coronel Müssnich e a João Lino Braun.

Foi aprovado o Projeto de Lei de Gilberto Fensterseifer (PP), determinando que as escolas municipais executem, com os alunos, semanalmente e nas datas comemorativas, o Hino Nacional, Riograndense e de Estrela. "O critério será da direção de cada escola, que deve elaborar uma programação de execução/canto de um dos Hinos a cada semana". Segundo Gilberto, isso serve para promover o valor Cívico de cada Hino. Parabéns. Aliás, dá gosto ver atletas e torcedores cantando, antes da realização de jogos, os Hinos Nacional e Riograndense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário