Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 21 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 21 de novembro
A Comissão dos Direitos Humanos do Senado aprovou emenda do Senador Paulo Paim (PT) ao Plano Plurianual (PPA) para 2012/2015. A emenda prevê aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. A matéria agora será apreciada pela Comissão Mista do Orçamento.

O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado lançou um concurso cultural de logotipos alusivos aos 120 anos da escola, que serão comemorados em 2012. O concurso é aberto à participação de pessoas que tenham ou já tenham tido vínculo com a escola, como alunos, ex-alunos, professores e funcionários que devem enviar para o e-mail portal@ceat.net a sua inscrição até o dia 30 de novembro.

O prefeito de Capitão, César Beneduzzi, participa nesta semana em Brasília, de mobilização em defesa da distribuição dos royalties do pré-sal e da votação do Código Florestal. Beneduzzi ainda realiza visitas aos gabinetes de deputados em busca de emendas parlamentares para seu município.
           
Na semana passada, integrantes do Diretório Central dos Estudantes da Univates, panfletou protestando contra o aumento dos valores das mensalidades. Ainda como forma de protesto, os estudantes ainda devem promover uma caminhada nos próximos dias. O Reitor da Univates, Ney Lazzari, considerou normal e legítima a mobilização dos acadêmicos, e ainda criticou os professores que recolheram panfletos e cartazes.
           
Amanhã, às 13 horas e 30 minutos, acontece na sede do STR em Venâncio Aires, um encontro com representantes de todos os clubes de mães e de sociedades de damas do município. O encontro tem objetivo de definir a programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.
             
setor de Fiscalização da Prefeitura de Estrela intensifica fiscalização, combatendo o comércio ambulante clandestino. As abordagens acontecem principalmente a partir de denúncias que podem ser feitas diretamente na Prefeitura.
           
Na semana passada o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, apresentou a um grupo de agricultores e vereadores, a proposta do Programa Municipal de Incentivos à Agroindústria Familiar. Os incentivos serão destinados à construção, reforma ou ampliação de prédios num percentual de até 30% do orçamento do mesmo, ou seja, até o montante de 15 mil e 200 reais.
           
O Centro de Referência e de Assistência Social de Arvorezinha reuniu na semana passada um grupo de jovens para repassar informações sobre turismo. A meta é preparar jovens como guias ou orientadores em roteiros turísticos.
           
Em Arroio do Meio, a suplente de vereadora Méri Schmitt (PP) sugere que a partir deste ano, a devolução dos valores referentes a economia da Câmara, seja feita com a indicação de onde estes recursos deverão ser investidos. A sugestão da vereadora é que esta verba seja utilizada na área da saúde.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado hoje no Hospital Sírio Libanêsem São Paulo (SP), onde inicia o segundo ciclo da quimioterapia a que se submete para combater um câncer de laringe.
           
O pousonovense Vagner Oliveira ganhou o título de “Mister Top Beleza RS 2012”. O concurso ocorreu na cidade de Rosário do Sul. Vagner, que é servidor público e estudante de Direito, salientou que pretende se dedicar à carreira de modelo e ator.  
           
A administração municipal de Marques de Souza trabalha no embelezamento da cidade. Nos canteiros de vias públicas está sendo realizado o ajardinamento. O objetivo é preparar a cidade para ExpoMarques, que ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro.
           
A Câmara de Vereadores de Encantado realiza sessão ordinária hoje, às 17 horas.

Em Estrela, o poder legislativo se reúne a partir das 18 horas e 30 minutos.

Às 19 horas desta segunda-feira acontecem sessões ordinárias das câmaras de Coqueiro Baixo, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires.

Na cidade de Nova Bréscia o legislativo tem encontro marcado para às 19 horas e 30 minutos.

Já em Travesseiro, a sessão da Câmara de Vereadores ocorre a partir das 20 horas.

A Associação Gaúcha de Supermercados – AGAS realiza no dia 28 de novembro, a entrega da distinção “Carrinho AGAS 2011”, considerada uma das mais importantes premiações do segmento varejista brasileiro. A cerimônia acontece no Grêmio Náutico União, Porto Alegre, a partir das 20 horas. Serão homenageadas 31 organizações e personalidades do segmento que se destacaram em prol do crescimento do setor no Estado.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, reassumiu o cargo hoje pela manhã. Ele teve alta no dia 09, depois de ficar internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde reforçou os pontos de uma das suturas da cirurgia a que foi submetido no dia 15 de outubro para retirada de um tumor no cérebro.

O vice-prefeito de Travesseiro, Sérgio Nied, viaja hoje a Brasília em busca de recursos federais para investimentos no município. Nied visitará gabinetes de deputados e senadores da bancada gaúcha e Ministérios, tentando agilizar o andamento de projetos já encaminhados, e, reivindicar novos pleitos.
                       
Na sexta-feira tem mais uma visita a Clinica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado, organizada pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social de Travesseiro. Os interessados em acompanhar a visita devem fazer a inscrição no Cras até quarta-feira, informando o número da carteira de identidade. A saída de Travesseiro, em frente ao Cras, está marcada para às 19 horas.

A União Lajeadense de Clubes de Mães (ULCM) elegeu, na sexta-feira (18), no Salão Troller do Parque Histórico de Lajeado, a nova diretoria. A nova presidente é Alaídes Cirolini, que substitui a Gicelda Muller, que presidiu a entidade nos últimos 12 anos.

O Governo de Lajeado realizará mais uma edição do evento Diálogos Comunitários na próxima quarta-feira, dia 23, no Bairro Jardim do Cedro. Tendo por objetivo promover mais integração entre administração e comunidade, o evento terá início às 19h30min, no ginásio da comunidade, e contará com uma série de programações por parte das secretarias municipais.

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales informa que estarão abertas até o dia 09 de dezembro, as matrículas e rematrículas dos alunos da pré-escola (Educação Infantil); Ensino Fundamental, sendo este obrigatório para crianças com 6 anos até 31 de março, e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para alunos maiores de 15 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental em idade própria.

O período de matrículas para o ano letivo de 2012, na rede municipal de ensino de Encantado, iniciou hoje e se estende até o dia 02 de dezembro. Pais ou responsáveis devem procurar as escolas e apresentar documento de identidade, comprovante de residência, histórico escolar – no caso de transferência para outra escola – e uma foto 3x4. Para o ingresso ao 1º ano do Ensino Fundamental os alunos deverão apresentar também a Carteira de Vacinação em dia.

O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado realiza de hoje até a próxima sexta-feira, das 19 às 22 horas, o curso Compras Governamentais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo. O curso será oferecido gratuitamente. As vagas são limitadas e podem se inscrever até duas pessoas por Micro e Pequena Empresa. Informações e inscrições no Ponto de Atendimento do Sebrae.

No próximo sábado, dia 26, ocorre a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Teutônia. A iniciativa é do Ponto de Atendimento do Sebrae em parceria com a Emater, STR, CIC e Prefeitura, sob orientação do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa). A programação inicia às 9 horas no Centro Administrativo. 

O Cartório Eleitoral atenderá no município de Roca Sales na próxima quinta-feira, dia 24, das 9h30min às 18h30min. O atendimento será realizado no Centro Social Urbano. Os eleitores que precisam fazer seu título, transferência, revisão ou segunda via devem levar documento com foto, comprovante de residência ou alistamento militar para as pessoas do sexo masculino que completam ou completaram 18 anos, em 2011.

A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza quinta-feira, dia 24, às 11 horas e 45 minutos, no Clube Comercial, o último Almoço Empresarial do ano. O tema do encontro será: “Investimentos em tempo de crise: cenário atual e perspectivas econômicas para o Brasil”, com o consultor de investimentos Marcelo Machado Ketzer. Maiores informações podem ser obtidas na sede da ACI-E.
                       
A Societá Italiana Fiori Dei Piani de Estrela realiza assembléia na próxima sexta-feira, dia 25, para eleição da nova diretoria para o biênio 2012-2013.

No próximo sábado, dia 26, acontece no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o evento Garota UAME 2012. Oito candidatas estão inscritas para o concurso. A promoção é da União das Associações de Moradores de Estrela.
  
Em Fazenda Vilanova, os alunos interessados em receber o Auxílio Transporte referente ao segundo semestre deste ano, podem entrar em contato com a Secretaria da Educação.  O benefício é oferecido pela Administração Municipal para incentivar os munícipes a se aperfeiçoarem em cursos universitários e técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário