Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 28 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 28 de novembro


A partir de hoje, as famílias encantadenses que residem em áreas que foram atingidas pela enchente de julho e que não estavam na lista dos contemplados pelo programa de liberação do Fundo de Garantia, podem procurar a Secretaria de Assistência Social, para atualizar o cadastro. 
      
Depois de recuperada a estrada da Linha São Roque, com a construção de um muro de contenção e aterro, a Secretaria de Obras de Encantado está anunciando que nesta semana, a pista desta estrada vai receber uma camada de pedra britada.   
           
Os prefeitos Edgar Cerbaro, de Progresso, Jovane Nardino, de Pouso Novo, e,  José Flávio Godoy da Rosa, de Fontoura Xavier, estão acertando parceria e buscando recursos para construção de uma “ponte rasa”, praticamente ao nível do Rio Fão, para facilitar a ligação entre os três municípios. A obra se faz necessária enquanto não há recursos para a reconstrução da ponte grande, destruída pela enxurrada de janeiro de 2010.
          
Os professores da rede pública Estadual de Ensino iniciaram hoje a segunda semana de greve. A adesão é muito pequena no Vale do Taquari, sendo que na semana passada apenas seis professores haviam aderido a paralisação.
           
Marcado para o dia 09 de dezembro, o “Almoço Pró-Duplicação”, da RS 130, de Cruzeiro do Sul até Encantado, incluindo um trajeto da RS-129. O encontro ocorre no restaurante junto ao Posto Fórmula – antigo JR, em São Caetano – Arroio do Meio. A iniciativa é da administração municipal de Arroio do Meio. A expectativa é reunir prefeitos e vereadores da região, para pressionar os deputados, estaduais e federais, a se engajarem na mobilização.
                         
Hoje ocorrem sessões ordinárias de diversas câmaras de vereadores da região. Às 17 horas inicia a sessão do poder legislativo de Encantado, às 18:30h em Estrela, às 19 horas em Venâncio Aires, Coqueiro Baixo e Fazenda Vilanova. Já em Nova Bréscia a sessão inicia às 19 horas e 30 minutos.

As apostas da Mega da Virada já podem ser realizadas. A previsão da Caixa Econômica Federal é de que o prêmio ultrapasse os 170 milhões de reais, tornando-se um dos maiores da história das loterias no País.
           
A administração municipal de Arvorezinha projeta para o próximo ano, uma arrecadação de 21 milhões e 500 mil reais. A projeção representa 4 milhões e 800 mil reais, a mais do que no corrente ano.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Vilanova inicia hoje a noite, com aulas do curso Análise de Planejamento Financeiro. O curso voltado para pequenos empreendedores é gratuito.
           
Em Arroio do Meio a projeção do orçamento para 2012 é de 41 milhões de reais. O crescimento em relação a 2011, é de 30%. 
        
No município de Coronel Pilar acontece no dia 13 de dezembro, uma campanha de recolhimento do lixo no interior do município. O lixo deverá ser colocado na beira das estradas gerais um dia antes do recolhimento e separado por tipos, como: vidros, plásticos, metais e outros.  Não será recolhido o lixo que não estiver devidamente separado.
           
O deputado Estadual Luis Fernando Schmitt (PT), o deputado Federal Alceu Moreira (PMDB) e o Secretário estadual de Agricultura Luis Fernando Mainardi, prestigiaram o “Seminário do Leite”, realizado na sexta-feira, em Arroio do Meio.  O assunto principal foi o programa de erradicação de enfermidades bovinas como brucelose e tuberculose, iniciativa da Comarca que será copiada através de um programa estadual.
           
Tramita na Câmara de Vereadores de Marques de Souza, o projeto de lei reajustando a partir de 1º de dezembro, em 4,62%, a remuneração dos servidores municipais. Com o aumento, o salário do prefeito passa para 8 mil e 200 reais, e dos vereadores para 1 mil e 500 reais.
           
A administração municipal de Vespasiano Corrêa realiza audiência pública na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, às 16 horas, na Escola de Educação Básica. Na oportunidade acontece o debate, sobre a proposta orçamentária  do município para 2012.
           
O município de Arroio do Meio comemora hoje, 77 anos de emancipação. Para marcar a data, está programado para às 20 horas, o lançamento do livro que a conta a história da cidade, conhecida como “Pérola do Vale”. A programação se desenvolve na Rua de Eventos.
           
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, receberá na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro a presidente brasileira Dilma Rousseff, que chegará a Caracas para uma visita oficial. No dia seguinte, Dilma participa da reunião da cúpula da América Latina.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, afirmou que não passam de especulações as informações sobre sua saída da Pasta na reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff deve fazer no início do próximo ano. Segundo a ministra, até agora, não houve sinais de desinteresse da presidente em seu trabalho.

O deputado federal Osmar Terra (PMDB) participa na quinta-feira, dia 1º de dezembro, a partir das 19 horas, do painel “Crack, Internação Compulsória Resolve?”, promovido pelo Instituto Crack Nem Pensar, no Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre. Ele vai expor sua proposta de internação involuntária – por pedido feito pela família da pessoa drogada a um médico psiquiatra.

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) realiza no dia 05 de dezembro, o I Encontro dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento inicia às 14 horas, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A Univates sediará na quarta-feira, dia 30, o Encontro Regional de Responsáveis pela Assistência Farmacêutica na Atenção Primária na 16aCoordenadoria Regional de Saúde. A atividade ocorre nos turnos manhã e tarde, no auditório do Prédio 11. Os temas abordados no evento serão “Seleção de Medicamentos no Ciclo da Assistência Farmacêutica” e “Uso Racional de Medicamentos”. O evento é gratuito e voltado a profissionais farmacêuticos, acadêmicos do Curso de Farmácia da Univates e demais interessados. Inscrições podem ser efetuadas, até o dia da oficina.

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, pediu o adiamento por uma semana do depoimento que dará na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, sobre as denúncias de fraude em parecer técnico que encareceu em R$ 700 milhões um projeto de transporte para a Copa de 2014 em Cuiabá (MT). O presidente da Comissão, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), tentou agendar o depoimento para quarta-feira, mas Negromonte alegou ter "compromissos inadiáveis".

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro informa aos agricultores que estão a disposição as vacinas contra a febre aftosa que deverão ser aplicadas em todos os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. Para os agricultores da Sede, e para aqueles que não conseguiram aproveitar o roteiro pelo interior, as doses da vacina estão a disposição na Secretaria da Agricultura até o fim do mês e quem não retirar as doses da vacina dentro do prazo terá que comprar as vacinas e ainda corre o risco de ser multado.
                       
O encerramento do Projeto Pratas da Casa promove nesta quarta-feira, dia 30, às 21 horas, no auditório do Prédio 7 da Univates, a apresentação da Banda Luauê. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc e repassado a entidades carentes cadastradas no programa.

Nesta terça-feira, dia 29, em frente à Casa de Cultura de Lajeado, acontecerá a abertura oficial da decoração natalina da cidade. Para ocasião está prevista também a apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), a partir das 21 horas.

A Comissão Organizadora e a Prefeitura de Roca Sales realizam nesta terça-feira, dia 29, o lançamento da 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa. O evento acontece no Centro Social Urbano, a partir das 20 horas. A 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Roca Sales e CDL, com o apoio da administração municipal. O evento será realizado nos dias 09, 10 e 11 de março de 2012.

A Univates premiará nesta terça-feira, dia 29, os alunos vencedores da 3ª Olimpíada de Informática e da Feira de Ciências, eventos realizados durante o mês de outubro. A atividade ocorre a partir das 13h30min, no auditório do Prédio 11 do câmpus de Lajeado.

O STR de Roca Sales realiza na quarta-feira, dia 30, às 13 horas e 30 minutos, a sua assembleia geral ordinária, de final de ano. O evento acontece no salão da Comunidade Evangélica. Em debate, o convênio com a Unimed, anuidades e a previsão orçamentária para 2012.
  
No último sábado, dia 26, aconteceu no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o evento Garota UAME 2012. Doze candidatas concorreram, sendo a vencedora Júlia Tomasini, representante do bairro Cristo Rei. As princesas eleitas foram: Gabriela Bergmann (1ª) e Bárbara Machado (2ª). A promoção foi da União das Associações de Moradores de Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário