Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Rádio Jornal Vale do Taquari - 30 de dezembro


Rádio Jornal Vale do Taquari - 30 de dezembro

Em Capitão durante o mês de dezembro, todos os grupos que participam de atividades relacionadas ao CRAS tiveram seus encontros de encerramento e avaliação das atividades do ano. Conforme a 1ª Dama e Coordenadora do CRAS, Tatiana Beneduzi, o mês de janeiro será de reorganização do setor e de programação das atividades para 2012.

Nesta sexta-feira, dia 30, todas as agências bancárias estarão fechadas. A medida é baseada na recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Em Teutônia foi eleito presidente do poder legislativo para 2012, o vereador Jonatan Brönstrup (PSDB).

Diversas prefeituras atenderão em turno único nesta sexta-feira, dia 30. Estão nesta situação, as prefeituras de Coronel Pilar, Anta Gorda, Capitão, Nova Bréscia, Putinga, Arroio do Meio, Estrela, Teutônia, Fazenda Vilanova, Paverama, Forquetinha, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Boqueirão do Leão, e Lajeado.

Algumas prefeituras da região, como: Relvado, Roca Sales, Pouso Novo, Imigrante, Venâncio Aires e Taquari, encerram o expediente hoje e retornam somente na segunda-feira.

As prefeituras de Poço das Antas e Tabaí realizam apenas expediente interno nesta quinta e sexta-feira.

Em Lajeado os horários dos serviços de recolhimento de lixo e material reciclável permanecerão inalterados nesta sexta-feira dia 30, assim como o programa Agiluz, que trabalhará até às 18 horas.

O desempenho da receita municipal de Canudos do Vale em 2011 superou as metas orçamentárias. O orçamento previsto para este ano era de 6 milhões e 600 mil reais, mas, atingiu 8 milhões de reais. O aumento se deve a recursos externos obtidos principalmente junto ao Governo Federal.

Na tradicional prestação de contas de fim de ano, o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo César Kolrausch, classificou 2011 como um bom ano, com o orçamento de 10 milhões e 200 mil reais sendo superado com uma receita que se aproxima dos 13 milhões. O ano termina com obras em andamento somando cerca de 5 milhões de reais, sendo o destaque o Centro Administrativo Municipal.

O Banrisul antecipou do dia 03 de janeiro para hoje, a liberação de uma parcela do ICMS estimada em R$ 110 milhões para as prefeituras. Atende desta forma os pleitos da AGM e da Famurs, viabilizando aos prefeitos, ajustar contas antes de terminar o ano. 

Na última segunda-feira foi realizada uma grande programação no Ginásio Municipal de Ilópolis, para celebrar os 48 anos de criação do município. Na comemoração, atrações como o sorteio de prêmios da campanha de incentivo ao comércio e ao setor primário, apresentações do Grupo Metamorfose Show, da Banda Cadarço Rock, e de outros talentos locais.

Na última sessão ordinária do legislativo de Mato Leitão em 2011, foi eleita a mesa diretora para o próximo ano. A chapa liderada por Arcênio Maldaner (PMDB), contou com o apoio das bancadas do PSDB e PDT, venceu por 5 a 4. A oposição concorreu com a chapa liderada pela vereadora Loraci Hinterholz Schwengber. 

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Muller, entregou na Secretaria Estadual de Desenvolvimento o projeto do Distrito Industrial de Linha Primavera. Para viabilizar a implantação do Distrito, são necessários recursos na ordem de 4 milhões de reais. Técnicos da secretaria irão estudar o projeto e verificar de que forma o Governo do Estado pode colaborar para execução do mesmo.

Em função da escassez de chuva e dos prejuízos que este fator gerou principalmente para o setor primário, o prefeito de Progresso, Edgar Cerbaro, decretou situação de emergência. Antes do decreto, integrantes da defesa civil municipal e de técnicos da Emater realizaram um levantamento minucioso da situação, apresentando os dados comparativos da projeção de colheita e da realidade encontrada.

Na próxima semana a Secretaria da Fazenda de Fazenda Vilanova estará realizando somente expediente interno. O atendimento ao público será retomado no dia 09 de janeiro.

Nas alterações anunciadas pela Diocese de Montenegro, está incluída a saída do Padre Blásio Henz, da Paróquia São José de Roca Sales, para assumir a Paróquia São João Batista em Brochier. Em janeiro deve assumir em Roca Sales, o Padre Fabiano Emílio Canal, que vem da Paróquia São Cristóvão, de Estrela. Ele contará com o trabalho auxiliar do seminarista Marcos Leandro de Oliveira.

Recentemente foi escolhida a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Foi eleito presidente do legislativo para 2012, o vereador Ivo Pavi (PMDB). Apenas uma chapa estava inscrita. No mês de janeiro a Câmara de Marques de Souza estará de recesso, voltando as atividades no dia 02 de fevereiro. 

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado estará fechada em todos os sábados durante os meses de janeiro e fevereiro. O funcionamento aos sábados voltará à normalidade somente em março.

O prefeito de Encantado, Paulo Costi, e o secretário de Desenvolvimento, Roberto Turatti, receberam um cartão de prata da CDL em reconhecimento ao apoio prestado à entidade. O presidente da CDL, Airton Giordani, e demais integrantes da entidade, foram recepcionados no gabinete do prefeito. Costi agradeceu a homenagem e salienta que a Administração Municipal sempre está ao lado da CDL na promoção de eventos e campanhas que incentivem o comércio local.

A Secretaria de Saúde de Lajeado informa que as unidades de saúde realizarão turno único, das 7h30min às 13h30min, nesta sexta-feira, dia 30. As exceções são o Centro de Saúde Montanha, onde o funcionamento ocorrerá das 7h30min às 22h e a Farmácia Escola, que atenderá das 7h30min às 18h.

Na próxima quinta-feira, dia 05 de janeiro, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Estrela acontece reunião para debater a questão da Segurança Pública, principalmente no interior do município. Participam do encontro, líderes comunitários, representantes da Brigada Militar e Delegacia de Polícia, além de outros interessados. A iniciativa é do vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB).

Nesta sexta-feira, dia 30, não haverá atendimento no Centro de Saúde de Capitão. Quem necessitar de atendimento deverá acionar o Plantão, através do telefone 9148-27-00.

A Administração Municipal de Encantado informa que a Secretaria da Fazenda, a Tesouraria e os departamentos de Fiscalização e Cadastro estarão cumprindo expediente interno até o dia 04 de janeiro. Já nesta sexta-feira, dia 30, todos os setores do Centro Administrativo realizam somente expediente interno.

Nesta sexta-feira, dia 30, a equipe da Secretaria de Obras de Travesseiro realizará o trabalho de o recolhimento do lixo sucata em todo o município.

As repartições públicas estaduais, como Sine e Emater, não terão expediente nesta sexta-feira, dia 30. O mesmo acontece com as repartições públicas federais como o INSS.

Nesta sexta-feira, dia 30, as repartições públicas municipais de Coronel Pilar, terão turno único, com atendimento ao público das 08 às 12 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário