Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estrela-RS - Estiagem causa grande prejuízo na agricultura


Guilherme Bücker
Secretário da Agricultura, Paulo Scheeren e 
Vereador Marco Wermann

Preocupado com a seca que castiga boa parte do solo gaúcho, o vereador Marco Aurélio Wermann (PT) esteve na semana passada em reunião com o secretário de Agricultura de Estrela, Paulo Floriano Scheeren.
 
Na oportunidade o parlamentar colocou-se à disposição para viabilizar qualquer ajuda necessária frente ao Governo Estadual. Scheeren apresentou o decreto de situação de emergência lançado pelo Governo Municipal em 17 de janeiro, que aguarda o lançamento do mesmo decreto em nível estadual para captação de recursos. “Estamos na expectativa do Estado liberar o seu decreto, possibilitando assim auxílio aos agricultores mais atingidos”, observa o secretário. 

Conforme levantamento da Emater, são mais de 700 propriedades atingidas pela estiagem no município. Destas, 200 produtores perderam boa parte da lavoura de milho e mais de 50 a plantação de soja. O principal problema é com a silagem, que teve perda de 80%, prejudicando, por sua vez, a produção leiteira em Estrela. 

Por fim, Wermann e Scheeren trocaram idéias sobre o programa Troca-Troca de Milho, que disponibilizou uma grande quantidade de semente para compra imediata. Uma das possibilidades é subsidiar o insumo através do Fundo Rotativo de Desenvolvimento Rural (Funderal).
____________________________
Jônatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário