Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Notícias do Vale do Taquari - 20 de janeiro


Notícias do Vale do Taquari - 20 de janeiro

A presidente Dilma Roussef, confirmou o nome de Aloísio Mercadante, como novo Ministro da Educação e Cultura. Ele substitui a Fernando Haddad, que deixou o cargo para concorrer a prefeitura de São Paulo.

Com a ida de Aloísio Mercadante para o Ministério da Educação, o gaúcho de Cachoeira do Sul, Marco Antônio Raupp, assume o Ministério da Ciência e Tecnoclogia.

Outros dois gaúchos estão cotados para assumir ministérios. O Senador Paulo Paim (PT) pode ser indicado para o Ministério da Igualdade Racial, e o deputado federal Vieira da Cunha (PDT), disputa com outros dois pedetistas a indicação para o Ministério do Trabalho.

A Cosuel irá construir um novo supermercado em Arroio do Meio. A previsão é de que a terraplenagem do terreno inicie em março. De acordo com o gerente da Divisão Varejo da cooperativa, Rui Rahmeier, 80 novos empregos serão gerados. O novo supermercado ficará às margens da ERS-130, próximo ao trevo de entrada da cidade, no sentido Encantado. Com 5.900 mil metros quadrados, o empreendimento terá 150 vagas para estacionamento, sendo 85 com cobertura na parte subterrânea. O investimento é de 5 milhões de reais.

Dirigentes da Afubra estiveram ontem em Porto Alegre, convidando o governador Tarso Genro para participar da 12ª Expoagro Afubra, evento que ocorre nos dias 21, 22 e 23 de março. Junto com o convite foram entregues uma coletânea das sete edições da Revista Expoagro e uma cesta com produtos da agricultura familiar. Tarso confirmou participação no evento, faltando apenas definir o dia em que estará prestigiando a feira.

A Secretaria da Saúde de Encantado está facilitando o acesso aos exames de pré-câncer e de palpação de mama nos Postos de Saúde. A partir deste mês as unidades de saúde atenderão uma noite por mês para que as mulheres que trabalham possam realizar os exames. Dia 24, o Posto de Vacinas atenderá as mulheres das 19 às 21 horas. É necessário fazer o agendamento do exame nos postos ou com as agentes comunitárias de saúde. O serviço será disponibilizado também no dia 14 de fevereiro no Posto da Faterco e no dia 15 de fevereiro no Posto de Jacarezinho. A iniciativa da secretaria deverá ter continuidade ao longo do ano nos demais postos de saúde do município.

A proposta de paralisação do tráfego de veículos na RS 130 durante uma hora, próximo a praça de pedágio da Sulvias, em Palmas - Encantado, será o protesto da comunidade regional, quanto ao aumento nas tarifas de pedágio. Os organizadores do protesto também cobram da Sulvias, melhorias na rodovia. A manifestação está marcada para ocorrer no dia 25, às 18 horas, próximo a Santinha do Perau, distante 500 metros da praça do pedágio.
           
Encerram hoje às inscrições para o vestibular “continuado”, na Faculdade La Salleem Estrela. A prova será aplicada nesta sexta-feira, dia 20. Existe também a possibilidade de realizar a provas em outras datas, já indicadas no site da instituição.
           
Abertas até 5ª-feira, as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni). O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. A inscrição é feita pelo site do Ministério da Educação. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. 
           
Inicia hoje em Venâncio Aires, a mais tradicional festa religiosa do Rio Grande do Sul e uma das quatro maiores do estado.  A Festa do “Bastião”, que é realizada a 136 anos, atrai visitantes de diversos estados. A abertura será com missa às 20 horas e recepção da imagem do padroeiro que retorna da peregrinação nas 30 comunidades da Paróquia.
           
Amanhã, às 14 horas, a Prefeitura de Progresso realiza leilão público de uma minicarregadeira, equipada com capinadeira e vassoura hidráulica. O equipamento é avaliado em 85 mil reais.
           
Na próxima terça-feira, dia 24, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde realiza reunião com os secretários municipais de saúde, para enfocar as resoluções de 2012, na área da saúde mental.
           
Hoje, às 19 horas, acontece assembléia geral do Conselho Municipal de Saúde de Roca Sales. O encontro ocorre na sala de reuniões na Secretaria de Educação.

A Mega-Sena está acumulada e no sorteio do próximo sábado, dia 21, o prêmio pode chegar a 13 milhões e 500 mil reais. No sorteio de ontem, nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.355. Os números sorteados foram 11 - 17 - 24 - 39 - 46 - 49.
           
Prevista para terça-feira, dia 24, a tomada de preço para execução da obra de calçamento, de diversas ruas em Capitão. Os editais estão disponíveis na Prefeitura. Para reduzir o valor do investimento, a equipe da Secretaria de Obras já realizou a preparação da cancha e a rede de esgoto pluvial.
           
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Muller, recebeu em seu gabinete uma equipe técnica da Corsan que apresentou um relato dos investimentos feitos pela empresa no município no decorrer de 2011. Na oportunidade também foi confirmada a parceria entre Prefeitura e Corsan, para ampliação da rede de abastecimento de água para o interior. Serão contempladas as comunidades de Linha Primavera e do Distrito Industrial.
           
Está acontecendo em Alto Pinheral – Fazenda Vilanova, o Rodeio Crioulo do CTG João Dorneles, com uma grande estrutura de acampamento. Estão esperadas mais de 600 duplas de laçadores até domingo, para disputar R$ 80 mil em premiação.
           
Itacir Campo, presidente da comissão organizadora da Turismate 2011, realizada no mês de novembro, informou que o lucro do evento foi superior a 7 mil reais. Deste valor, 6 mil reais foram repassados para o Conselho Pró-Segurança Pública e o restante será utilizado no trabalho básico de organização do próximo evento.
           
A Prefeitura de Itapuca está realizando concurso público, para preenchimento de vagas em 15 cargos diferentes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 na prefeitura ou pelo site do município.

O prefeito de Capitão, Cézar Beneduzzi, esteve semana passada em Porto Alegre, onde realizou a entrega da documentação necessária para liberação de um recurso no valor de R$ 100 mil, para pavimentação da Rua Pedro Cadore, onde se localiza a EMEI Mundo Criança. O recurso já está empenhado junto à Caixa Econômica Federal e após a liberação, deve ser realizada a licitação para definir a empresa que vai executar a obra.          

A Emater Regional está acompanhando de perto as situações em mais de 30 municípios que tiveram altos prejuízos em função da estiagem. A preocupação maior é com a falta de água em algumas localidades.
           
Os prefeitos de Coronel Pilar, Coqueiro Baixo, Forquetinha, Canudos do Vales e Westfália, participaram de mais um encontro na Famurs, desta vez para formatar a defesa jurídica junto ao Supremo Tribunal Federal, mostrando que não existem mais condições de retornarem à condição de distrito dos respectivos municípios de origem. Segundo levantamento da Famurs, em quase 12 anos de administração própria, os 30 municípios contestados, investiram mais de 300 milhões de reais, criaram estrutura própria e alteraram o formato sócio-cultural comunitário.

O concurso Garota Verão 2012 será realizado dia 05 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Praça da Bandeira - Encantado. A Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo receberá as inscrições de meninas de 14 a 18 anos até o dia 31 de janeiro. Haverá premiação para a melhor torcida. Mais informações e inscrições na secretaria.

A Univates recebe até o dia 30 de janeiro, as inscrições para a atividade "Curtindo as Férias: desenvolvendo aprendizagens", que tem o objetivo de proporcionar às crianças, múltiplas vivências e promover situações de aprendizado. A programação, desenvolvida pela Univates, contará com diversas oficinas, de 6 a 10 de fevereiro, das 13h30min às 18h. As crianças poderão usufruir de atividades musicais, de idiomas, de exercícios físicos, de informática, de gastronomia de ciências naturais.

Na próxima terça-feira, dia 24, acontece a reunião para devolução das fichas das equipes interessadas em participar do Campeonato Municipal de Futebol Sete de Capitão. A reunião ocorre na Câmara de Vereadores a partir das 20 horas. Os jogos serão realizados aos domingos à tarde.

A Secretaria da Agricultura de Capitão comunica que até o dia 17 de fevereiro estarão abertos os pedidos de sementes forrageiras. Interessados devem procurar a Secretaria para fazer o pedido e assinar o termo de compromisso.

Os produtores rurais de Capitão devem procurar a Secretaria da Agricultura até o final do mês de abril, para realizar a Declaração Anual de Rebanhos, procedimento obrigatório, inclusive para os criadores de aves e suínos. A não realização da declaração resultará em multa para o proprietário no caso de fiscalização.

No dia 24 de janeiro, o Secretário da Saúde de Capitão Gilnei Cadore e a Psicóloga do Centro de Saúde Mariana Mazzarino, participam de uma reunião para tratar das Resoluções de 2012 para a Saúde Mental. A reunião acontece na parte da tarde, no auditório da 16ª Coordenadoria de Saúde, em Lajeado.

A administração municipal de Travesseiro contratou no mês de dezembro a farmacêutica Sabrina Poch, que atende no Posto de Saúde. Além de dispensar medicação aos pacientes, ela faz controle de estoque, encaminhamentos para medicação oferecida pelo Estado e esclarece úuvidas dos pacientes com relação aos medicamentos e seus usos.

Mesmo com o grande volume de chuvas registrado nos últimos dias, o município de Capitão manteve o decreto de situação de emergência junto ao Governo do Estado, em função das perdas causadas pela estiagem na produção primária do município. Conforme o Secretário da Agricultura Valmir Morschcheiser, a situação ainda inspira cuidados, em função de que as chuvas amenizaram parcialmente o problema da seca.

O Grupo da Terceira Idade Vida e Esperança, de Capitão, realiza no dia 17 de fevereiro, um passeio turístico de Maria Fumaça. O passeio é realizado de trem a vapor pela Serra Gaúcha. Para participar do passeio, os integrantes do Grupo devem comparecer na recepção da Prefeitura, entre os dias 1º e 10 de fevereiro, para realizar a inscrição.

Em Capitão, a Prefeitura realizou esta semana o Processo Licitatório para aquisição de medicamentos, na modalidade Pregão Presencial. No total, seis empresas participaram da licitação, que teve como finalidade a aquisição de 139 itens de medicamentos que serão distribuídos gratuitamente à população, através da Farmácia do Centro de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário