Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 13 de fevereiro

Notícias Vale do Taquari - 13 de fevereiro

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado realiza nesta terça-feira, dia 14, às 14 horas, reunião com os representantes das escolas de samba do município e do Bloco dos Palhaços para ajustar os últimos detalhes do Carnaval de Lajeado. O encontro ocorre na Casa de Cultura.

A Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado adquiriu um novo veículo para transporte de pacientes, uma Ducato/Fiat, com capacidade para 16 lugares. O veículo zero quilômetro foi adquirido com recursos próprios da secretaria, no valor de R$ 99 mil, através de licitação presencial.

O Governo do Estado concluiu mais uma obra de pavimentação asfáltica. Na semana passada foi inaugurada a pavimentação dos 12,3 Km da ERS 441 que ligam Vista Alegre do Prata a Guaporé.

Na noite de sexta-feira na Sociedade Rio Branco, foi escolhida a Garota Verão de Estrela. A eleita foi Laura Träsel, que vai representar o município na etapa regional do concurso, que ocorre no dia 25 de fevereiro, no Parque dos Dick, em Lajeado.

Está sendo realizado hoje, no fórum de Santo André, no ABC paulista, o julgamento do motoboy Lindemberg Alves, 25 anos, acusado de matar a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, após mantê-la refém em casa por mais de cem horas, num episódio que mobilizou dezenas de policiais e chamou a atenção do país em outubro de 2008. O réu atirou duas vezes contra a vítima. Sete jurados decidirão sobre a condenação e a pena de Lindemberg, que pode passar de 50 anos.

A Univates realizou na tarde de ontem, o maior Vestibular Complementar da sua história, com 360 inscritos. A prova única de redação foi aplicada nos câmpus de Lajeado e Encantado. Entre os 36 cursos oferecidos, os mais procurados foram Administração, Direito, Biomedicina, Ciências Contábeis e Psicologia. O listão dos aprovados será divulgado nesta terça-feira, dia 14, pelo site www.univates.br/vestibular. As matrículas deverão ser efetivadas no câmpus Lajeado, nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Setor de Atendimento ao Aluno, no Prédio 9.

Em Travesseiro, os beneficiários do programa Bolsa Família, devem comparecer no CRAS, até o dia 29 de fevereiro, para fazer o recadstro e a atualização dos dados da família. 

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado está convocando as famílias que ainda não efetuaram a atualização de do Cadastro Único para que compareçam com urgência no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As famílias que não fizeram sua atualização e tiveram seus benefícios bloqueados no mês de janeiro podem atualizar seus dados até o dia 29 de fevereiro. Após este prazo, as famílias que não fizeram a atualização terão seus benefícios cancelados.

O Carnaval de Rua de Fazenda Vilanova será realizado no dia 24 de fevereiro, a partir das 21 horas, na Avenida Rio Grande do Sul. Estão confirmadas as participações de uma Escola de Samba de Porto Alegre, Escola Inhandava de Bom Retiro do Sul e Bloco dos Palhaços de Lajeado, além do bloco Foliões da Fazenda.

O diretório estadual do PP gaúcho esteve reunido para mobilizar as lideranças para a corrida eleitoral às prefeituras e às câmaras de vereadores neste ano. Entre os temas abordados no encontro, esteve a importância das redes sociais nas campanhas. Também ficou estabelecido que de março a maio, o PP realizará 11 encontros regionais para orientar as lideranças do partido em todo o Estado.

A regulamentação do direito de greve dos servidores públicos, como prevê o artigo 37 da Constituição, deve entrar em debate nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O assunto consta do projeto de lei de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB). O projeto já foi lido na comissão, mas ainda não foi designado o relator para matéria.

Em Coronel Pilar as escolas municipais Bento Gonçalves e Benjamin Constant, e, a Escola Estadual de Ensino Médio São Lourenço, reiniciam as aulas no dia 22 de fevereiro.

Foi retomada em Travesseiro, a construção do Ginásio Municipal junto a Escola Criança Esperança, com 1.050 metros quadrados, com investimento estimado em R$284.103,00. os recursos para realização da obra são oriundos do Governo Federal e da Prefeitura de Travesseiro. O ginásio terá cobertura, piso, paredes, sanitários e arquibancadas.
                       
A Campanha da Fraternidade deste ano terá como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. O lançamento ocorre no dia 22 de fevereiro. As paróquias estão recebendo o material para realização da campanha.

Os produtores de Coronel Pilar interessados em adquirir calcário, devem encaminhar a análise de solo junto à Emater.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou hoje o tratamento de radioterapia contra o câncer na laringe. Lula está internado desde sábado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de reclamar de dores na garganta e de dificuldade em se alimentar. No boletim médico divulgado ontem, os médicos afirmam que Lula está "clinicamente bem e realizando tratamento fonoaudiológico, fisioterápico, hidratação endovenosa e assistência nutricional, alimentando-se por via oral". Uma tomografia feita no sábado para detectar a causa da inflamação confirmou o diagnóstico de exames realizados nas últimas semanas: o tumor na laringe desapareceu. No entanto, apenas uma endoscopia, a ser realizada em até seis semanas, pode confirmar que não existem outros tumores.

A nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, vai estrear a "posição de governo" sobre o aborto na ONU, em Genebra. Ela participa nesta semana de reunião do Comitê da ONU para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres. Em documento preparatório ao evento, o governo admite ser contra projetos como o Estatuto do Nascituro, que quer proibir o aborto.

A Secretaria de Educação de Capitão está realizando uma obra de ampliação na Escola Municipal de Linha Marinheira, que deve ser concluída até o retorno dos alunos na quinta-feira, dia 16. Ainda foram realizadas reformas e a ampliação da cozinha, que agora servirá também como refeitório para os alunos do turno integral.

A Secretaria da Agricultura de Encantado está realizando o levantamento das notas e contranotas dos talões de produtor, do exercício de 2011. O procedimento pode ser efetuado até o dia 29 de fevereiro.

A administração municipal de Imigrante realiza nesta terça-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores, mais uma audiência pública. Na oportunidade será apresentado o balanço do terceiro quadrimestre de 2011. 

A Prefeitura de Capitão recebe até o dia 24 de fevereiro as inscrições para a escolha da Soberana do Município. O evento acontece no dia 18 de março, na Praça Central, integrando a programação de aniversário do município. Para participar, a candidata deve ter entre 16 e 21 anos e residir a pelo menos 1 ano no município. Atualmente, a corte é formada pela Rainha Bárbara Gräff; rincesas Daiane da Costa e Luana Specht; e, Miss Simpatia Marlete Hansen.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    O Coral Municipal de Encantado retomará suas atividades em março. As pessoas interessadas em participar, podem realizar testes  nesta terça-feira, dia 14, a partir das 20 horas, na Casa de Cultura. 

A 18ª edição da Expovale ocorre de 09 a 18 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Para a realização da Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari, a primeira etapa será a escolha da rainha e princesas do evento, marcada para o dia 31 de março. As inscrições para o concurso de beleza, podem ser feitas no escritório da empresa MR Promoções & Eventos de Lajeado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário