Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 14 de fevereiro


Notícias Vale do Taquari - 14 de fevereiro

A Secretaria de Obras de Roca Sales está realizando inúmeras melhorias nas estradas do interior. Na Linha Garibaldi está sendo colocada brita na estrada. Em Três Pinheiros e Fazenda Lohmann os serviços de manutenção visam principalmente melhorias no escoamento da produção de grãos, suínos, aves e frutas.

A administração municipal de Arroio do Meio instituiu ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval, não tendo expediente nas repartições públicas municipais nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira.

Em Estrela a Secretaria da Saúde e Assistência Social e Departamento de Trânsito Municipal promove nesta quinta-feira, dia 16, a partir das 16 horas, ação educativa de trânsito junto à sinaleira, em frente à Sociedade Rio Branco. A atividade faz parte do Programa de Prevenção à Violência do Município, o "Vida. Dê a Preferência!", e tem o objetivo de alertar aos motoristas sobre cuidados no trânsito para evitar acidentes no feriadão de Carnaval.

Um dos diferenciais da 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa é o destaque para os talentos do município. O evento contará em quatro momentos com apresentações de grupos rocassalenses. No sábado, dia 10 de março, o Grupo Metamorfose Multishow realiza sua apresentação a partir das 17h. A banda Easy Rider sobe ao palco às 19h. Já no domingo, dia 11, das quatro apresentações do dia, duas são locais. O Grupo Mara Rosa entra em cena com suas performances a partir das 14h e, às 17h, será a vez das apresentações artísticas do CTG Tropeiros da Amizade. A 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa, será realizada nos dias 09, 10 e 11 de março, no Centro Social Urbano de Roca Sales, com entrada franca.

O projeto de Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 deve ser votado hoje pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O relator do projeto apresentou um substitutivo que contém, entre outros itens, a permissão para a venda de bebidas alcoólicas nos estádios onde serão disputados os jogos e a venda de 300 mil ingressos, por R$ 50, para idosos e outros grupos sociais, em substituição à meia-entrada determinada pelo Estatuto do Idoso.

O Supremo Tribunal Federal retoma amanhã o julgamento que definirá a validade da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições deste ano. A última tentativa de votação foi interrompida em dezembro por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Até agora, dois dos 11 ministros votaram: Joaquim Barbosa e Luiz Fux, ambos a favor da aplicação da norma. A lei veta a candidatura de políticos que foram condenados por um colegiado ou que tenham renunciado a mandato eletivo para escapar de cassação.

Conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, dos 5.563 prefeitos eleitos no pleito de 2008 em todo o Brasil, 383 perderam o mandato entre a posse e janeiro de 2012. Em 210 casos, o motivo foi a cassação. A maior causa para a destituição do cargo são atos de improbidade administrativa, seguidos por infrações à legislação eleitoral e infrações político-administrativas. O estado com o maior número de trocas de prefeito foi o Piauí, com 29 alterações contabilizadas até o momento.

No Rio Grande do Sul, ocorreram 12 perdas de mandato. Desde a posse em janeiro de 2009 até o início de 2012, as prefeituras de Roca Sales, Pinheiro Machado, Glorinha, Gravataí, Maximiliano de Almeida, Tuparendi, Unistalda, Ibirubá, Monte Alegre dos Campos, Vale do Sol, Chapada e Palmares do Sul tiveram o mandato de seus prefeitos cassados. As cassações representam cerca de 2,5% do total de 496 municípios do Rio Grande do Sul.

A Escolinha de Futebol CTE Roca Sales inicia suas atividades de 2012 no dia 25, sábado, às 10 horas, no Centro Social Urbano. Crianças e adolescentes de 08 a 15 anos poderão efetuar as inscrições. Os alunos que já frequentam a Escolinha devem comparecer para fazerem o seu recadastro. O Centro de Treinamento, mantida pela Prefeitura de Roca Sales, é o único da região que oferece este serviço gratuitamente.

O presidente da Amvat, prefeito Ivo dos Santos Lautert (PDT), participa hoje em Brasília, de reunião da bancada gaúcha no Congresso com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. O encontro ocorre na Câmara dos Deputados, às 17 horas e 30 minutos. Na pauta está a apresentação do Programa de Expansão Agropecuária Irrigada e do Projeto de Celulose para o Rio Grande do Sul. Será apresentado, ainda, o cronograma da bancada gaúcha para 2012.

A Prefeitura de Lajeado concluiu as obras de pavimentação asfáltica da rua Donga Menezes, no Bairro Montanha. A rua recebeu pavimentação asfáltica no trecho de 157 metros de extensão. Custeada pelo sistema de contribuição de melhoria, a obra demandou um investimento de 82 mil e 500 reais.

Em Roca Sales o Projeto Viver Bem a 3ª Idade realiza nesta quarta-feira, dia 15, o tradicional Baile de Carnaval. O evento inicia às 14 horas, no Centro Social Urbano.

Foi aberto hoje pela manhã o período de trabalho em parceria entre Prefeitura de Travesseiro e Sesc, por meio da Carreta Odontológica do Sesc, a OdontoSesc. O consultório dentário com capacidade para até quatro atendimentos simultâneos, está a disposição das 150 pessoas da comunidade inscritas no projeto. Os atendimentos dos pacientes já estão acontecendo desde a semana passada com as avaliações e agendamento das consultas. A OdontoSesc está instalada ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança e da praça Recanto da Alegria.

Em Lajeado, após período de férias e licença, por motivo de saúde, a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso reassumiu ontem o comando do poder executivo.

A Secretaria de Educação de Travesseiro está organizando o retorno às atividades dos professores e alunos. No dia 23 de fevereiro haverá abertura do ano letivo com todos os professores da rede municipal e estadual, com palestra a partir das 08h30min na Escola Municipal Pedro Pretto. Já os alunos retornam às aulas no dia 27 de fevereiro.

Os órgãos públicos municipais de Putinga estarão fechados nos dias 20 e 21, segunda e terça-feira, em função do feriadão de Carnaval. As atividades normais serão retomadas na quarta-feira, dia 22. .

Em audiência com o presidente da Assembléia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), o vereador de Nova Bréscia, Jorge Luiz Fontana (PDT), solicitou ao chefe do legislativo estadual que intervenha pela agilização da construção do ginásio esportivo da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Bréscia. Com previsão de inauguração ainda para o primeiro semestre deste ano, a obra está em fase final. Serão investidos aproximadamente R$ 400 mil, recursos resultantes de convênio entre o Governo do Estado e o CPM da escola.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado realiza hoje, às 14 horas, reunião com as escolas de samba do município e o Bloco dos Palhaços para ajustar os últimos detalhes do Carnaval de Lajeado. O encontro ocorre na Casa de Cultura.

O Coral Municipal de Roca Sales reinicia suas atividades nesta quarta-feira, dia 15. Os integrantes voltam aos ensaios a partir das 20 horas, na Comunidade da Igreja Luterana.

A Univates divulgou o listão dos aprovados do Vestibular Complementar, que foi realizado no último domingo. A lista pode ser conferida no site www.univates.br/vestibular. As matrículas deverão ser efetivadas no câmpus Lajeado, nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, no Setor de Atendimento ao Aluno, no Prédio 9.

A CDL de Encantado terá horário diferenciado de atendimento em função do Carnaval. No sábado, dia 18, o expediente será das 08 às 12 horas, retornando as atividades na quarta-feira, dia 22.

A partir do dia 1º de março, as agências da Previdência Social terão o horário de atendimento ampliado, com expediente ininterrupto das 07 às 19 horas.

Foi retomada em Travesseiro, a construção do Ginásio Municipal junto a Escola Criança Esperança, com 1.050 metros quadrados, e investimento estimado em 284 mil reais, os recursos para realização da obra são oriundos do Governo Federal e da Prefeitura de Travesseiro. O ginásio terá cobertura, piso, paredes, sanitários e arquibancadas.

Na tarde do dia 29 de março, estarão na sede de Coronel Pilar, servidores do Cartório Eleitoral de Garibaldi, para atendimento aos munícipes, confeccionado títulos novos, realizando transferências e revisões de títulos eleitorais. Esta ação faz parte do Projeto Justiça Eleitoral Presente da 98ª Zona Eleitoral de Garibaldi.

Em Dois Lajeados, o Carnaval de Rua acontece domingo, dia 19, a partir das 20 horas, junto a Praça central da cidade. O evento conta com o apoio da administração municipal.

A administração municipal de Teutônia encerra hoje as inscrições para o concurso público. São oferecidas 37 vagas, em diversos cargos. Maiores informações podem ser obtidas no site da Prefeitura.

A etapa regional do concurso Garota Verão ocorre no dia 25 de fevereiro, no Parque dos Dick, em Lajeado.

O Dia Internacional da Mulher – celebrado em 08 de março, promovido pela Regional Lajeado dos STR’s, será realizado este ano em Colinas. A programação será desenvolvida no Centro Comunitário e no Ginásio de Esportes de Colinas.

A Secretaria da Agricultura de Lajeado recebe até quinta-feira, dia 16, as encomendas de sementes de forrageiras (aveia, azevém e ervilhaca) e calcário. No ato deve ser apresentado o Talão de Produtor Rural e o CPF do agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário