Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rádio Jornal Vale do Taquari - 14 de fevereiro


Rádio Jornal Vale do Taquari - 14 de fevereiro

Um dos diferenciais da 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa é o destaque para os talentos do município. O evento contará em quatro momentos com apresentações de grupos rocassalenses. No sábado, dia 10 de março, o Grupo Metamorfose Multishow realiza sua apresentação a partir das 17h. A banda Easy Rider sobe ao palco às 19h. Já no domingo, dia 11, das quatro apresentações do dia, duas são locais. O Grupo Mara Rosa entra em cena com suas performances a partir das 14h e, às 17h, será a vez das apresentações artísticas do CTG Tropeiros da Amizade. A 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa, será realizada nos dias 09, 10 e 11 de março, no Centro Social Urbano de Roca Sales, com entrada franca.

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira, dia 15, o julgamento que definirá a validade da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições deste ano. A última tentativa de votação foi interrompida em dezembro por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Até agora, dois dos 11 ministros votaram: Joaquim Barbosa e Luiz Fux, ambos a favor da aplicação da norma. A lei veta a candidatura de políticos que foram condenados por um colegiado ou que tenham renunciado a mandato eletivo para escapar de cassação.

Conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, dos 5.563 prefeitos eleitos no pleito de 2008 em todo o Brasil, 383 perderam o mandato entre a posse e janeiro de 2012. Em 210 casos, o motivo foi a cassação. A maior causa para a destituição do cargo são atos de improbidade administrativa, seguidos por infrações à legislação eleitoral e infrações político-administrativas. O estado com o maior número de trocas de prefeito foi o Piauí, com 29 alterações contabilizadas até o momento.

No Rio Grande do Sul, ocorreram 12 perdas de mandato. Desde a posse em janeiro de 2009 até o início de 2012, as prefeituras de Roca Sales, Pinheiro Machado, Glorinha, Gravataí, Maximiliano de Almeida, Tuparendi, Unistalda, Ibirubá, Monte Alegre dos Campos, Vale do Sol, Chapada e Palmares do Sul tiveram o mandato de seus prefeitos cassados. As cassações representam cerca de 2,5% do total de 496 municípios do Rio Grande do Sul.

Cerca de mil pedras de crack foram apreendidas na manhã desta terça-feira no bairro Santa Rosa, zona Norte de Porto Alegre, em operação do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) e do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Duas pessoas foram presas e um menor foi recolhido à Fase. A ação cumpriu dez mandados de busca e apreensão e três de prisão. Segundo informações da polícia, desde o início das investigações, no mês passado, a operação chamada Santa Rosa já resultou em 23 prisões e na apreensão de 14 armas, entre elas um fuzil e uma metralhadora, três coletes à prova de balas, 23 quilos de maconha, um de cocaína, além do crack encontrado nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário