Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Rádio Jornal Vale do Taquari - 2 de fevereiro

Rádio Jornal Vale do Taquari - 2 de fevereiro
Uma equipe da Secretaria de Obras de Capitão realizou esta semana a troca de uma das caixas d’agua que abastece a comunidade de Picada São Paulo. A troca foi necessária em função da caixa anterior, que já estava instalada no local há mais de dez anos, ter apresentado rachaduras e consequente vazamento.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado está com inscrições abertas, para artistas que estejam interessados em expor suas obras ao longo de 2012. O agendamento pode ser feito diretamente na Casa de Cultura.

Hoje o Colégio Teutônia e a empresa Pioneer promovem “Tarde de Campo”. A programação inicia às 14 horas e terá por local a Granja do educandário, no bairro Teutônia. Na oportunidade serão apresentados os resultados dos híbridos Pioneer, mesmo com a falta de chuva.
           
A Secretaria de Planejamento de Arroio do Meio confirma que as 16 lombadas eletrônicas e os 10 pardais, que fiscalizavam a velocidade do trânsito no centro da cidade e bairros, serão substituídos por quebra molas. O secretário Henrique Meneghini esclarece que o sistema eletrônico foi implantado com erros na licitação e a recomendação do Tribunal de Contas e do Ministério Público, foi de encerrar o contrato com a empresa Kopp, administradora do sistema. 

Pelos próximos 15 dias, o comando da Prefeitura de Mato Leitão será da vice-prefeita Eunice Heuser (PDT). Ela substitui o prefeito Carlos Alberto Bohn (PSDB) que entrou em período de férias.
           
Agricultores da região dos vales poderão ser os primeiros do Estado a serem ouvidos pelo Ministério da Saúde a respeito do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é de Ingi Schneider, coordenadora da Comissão das Trabalhadoras Rurais da Fetag. Segundo a líder sindical, muitos agricultores ainda desconhecem o funcionamento do SUS. 

A Câmara dos Deputados estuda criar duas comissões permanentes para entregar ao PSD. Com 47 deputados em exercício, a sigla tem a quarta maior bancada, atrás apenas de PT, PMDB e PSDB.
           
Deve iniciar ainda este mês a construção de uma estiva no Arroio Forquetinha, travessia na localidade de Baixo Canudos, divisa com Forquetinha. O investimento será de R$83 mil, recursos do município de Canudos do Vale. O modelo será o mesmo de outras duas construídas pelo atual governo municipal, em outros pontos no mesmo arroio.
           
O prefeito de Anta Gorda, Vanderlei Moresco, entrou em férias e em seu lugar assumiu o vice Clécio Roveda, que fica no comando da administração até o final de fevereiro.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, entregou ao procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, o relatório final da comissão processante que investigou supostas irregularidades no Daer. Segundo Veiga, o relatório será enviado à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, que realizará sua análise.
           
Doutor Ricardo abre domingo a série de festas na região em honra de Nossa Senhora de Lourdes. A recepção será às 10 horas junto a gruta. A missa ocorre antes do meio dia e a tarde haverá a tradicional bênção da saúde. No encerramento da programação ocorre o concurso Garota Verão com cinco jovens inscritas.
           
Encantado está presente no 29º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria com uma delegação formada por tradicionalistas do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi. O primeiro resultado positivo já é conhecido com Mauricio Vian classificado para a final do concurso Gaita Ponto que acontece hoje. Outra expectativa é para a apresentação do Grupo de Danças “Birivas” composto por integrantes das duas entidades tradicionalistas.
           
visita dos membros do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao município de Ilópolis, nos dias 30 e 31 de janeiro, serviu para uma avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Uma das metas é adaptar o cardápio, levando em conta o período de produção. Outra é estimular mais produtores a fornecer alimentos da agricultura familiar para o município.
  
O secretario da Agricultura de Capitão, Valmir Morschcheiser, reforça o pedido para que os produtores antecipem em dez dias a comunicação para a retirada de dejetos suínos de suas propriedades. Todos serão atendidos, mas dentro da ordem de solicitação. O secretário reitera que a prioridade e abastecer as propriedades que ainda enfrentam problemas de falta de água devido à estiagem.
           
A Secretaria de Agricultura de Encantado transferiu a reunião dos produtores de frango, que estava marcada para ontem, para às 20 horas desta 5ª-feira. Será no Auditório Imigrante do Centro Administrativo municipal, mantendo o mesmo temário.
           
Estão abertas as inscrições para concurso público para professores na Uergs, sendo duas vagas para a unidade em Encantado. Uma vaga para professor Assistente - Medicina Veterinária, com Inscrição até  07 de fevereiro. A outra vaga é para Professor Assistente - Engenharia de Alimentos, com Inscrição até o dia 24 de fevereiro. Informações podem ser obtidas através do link http://www.uergs.edu.br/concursosdocentes

A Secretaria da Saúde de Capitão realiza no dia 07 de fevereiro, mais um encontro de Gestantes, coordenado pela psicóloga Mariana Mazzarino. Os encontros acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, às 15 horas e abordam diversos assuntos relacionados ao período gestacional e também ao nascimento do bebê, sendo realizados na sala de reuniões do Centro de Saúde.

A Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, está internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde passará por uma série de exames. Segundo assessores da ministra, ela sentiu-se mal em Brasília devido a problemas de pressão e foi atendida no Incor da capital federal, onde passou por exames preliminares.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado abriu o período de inscrições para as aulas de cerâmica, ministradas na Casa de Cultura. As aulas são gratuitas e serão ministradas a partir de março, de segundas a sextas-feiras, pela ceramista Vera Lau. Será cobrada apenas uma taxa semestral para a compra de material.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado realiza domingo, dia 05, na Praça da Bandeira, o concurso Garota Verão 2012, a partir das 17h30min. Nove garotas sobem na passarela para disputar o título e representar o município na etapa regional, que ocorre dia 25 de fevereiro, no Parque dos Dick, em Lajeado. Haverá premiação para a melhor torcida. Também participa do evento o município de Vespasiano Corrêa, com suas candidatas.
As candidatas de Encantado são:
Ana Paula Dutra – 17 anos
Bruna Luzzi – 15 anos
Dienifer Gass – 16 anos
Estela Schveiger – 16 anos
Heloisa Pires da Silva – 14 anos
Jaíne Simonetti – 17 anos
Juciey Caroline dos Santos Galvão – 14 anos
Sabrina Borges Parecy – 14 anos
Viviane Lima Ferreira – 14 anos

O deputado Márcio Biolchi é o novo líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa. Biolchi substitui na função ao deputado Giovani Feltes, que passa a ocupar a liderança partidária.

O novo Telecentro Municipal de Capitão que está sendo estruturado em frente ao prédio do CRAS está em fase de conclusão e disponível para atender a comunidade. Em breve, o local também será utilizado para promover cursos na área da informática, oferecidos através de parceria com a Administração Municipal.

A Univates inscreve até o dia 28 de fevereiro, para o Curso de Formação de Instrutor Teórico-prático de Centro de Formação de Condutores (CFC). O interessando deve ter pelo menos 21 anos de idade, ser habilitado há pelo menos dois anos como condutor de veículo automotor, possuir Ensino Médio completo e se submeter a seleção psicológica.
           
A Emater de Travesseiro levanta dados junto a famílias rurais com interesse em participar do novo programa do Governo Estadual para construção de micro açudes e cisternas. O projeto terá os moldes de programas anteriores, com a parceria entre estado e agricultor, de 50% para cada na construção de cisternas. Na construção de açudes, a parceria tem a proporção de 20% para o Estado e 80% do agricultor.
           
O expediente administrativo da Câmara de Vereadores de Encantado continua em turno único, das 7h às 13h. O expediente em dois turnos volta somente no dia 13 de fevereiro.
           
A Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza hoje, às 17 horas, a sua primeira sessão ordinária do ano. Na ordem do dia está o projeto que cria a Secretaria de Assistência Social. Os trabalhos serão presididos pelo vereador Lairton Heineck.

A administração municipal de Travesseiro está trabalhando na organização da programação comemorativa ao aniversário do município, que é comemorado em março. Entre as atrações está o lançamento do CD do Coral Municipal Juvenil Novo Brilho, a segunda edição dos Jogos Rurais em Cairu, a festa da IECLB na Picada Vinagre, o 4º encontro de Trilheiros promovido pelo Moctra, o desfile temático, shows com Os 3 Xirus e Musical Zabadake, festa dos ex-moradores no salão do Travesseirense, com show do Musical Calmom e abertura do Campeonato Municipal de Voleibol.

Hoje o presidente da Câmara dos Vereadores, Mauro Zacher (PDT), assumiu a Prefeitura de Porto Alegre. O prefeito José Fortunati (PDT) embarca para o Oriente Médio a convite das embaixadas da Palestina e de Israel. O retorno de Fortunatti está agendado para o dia 12.

A administração municipal de Encantado realiza hoje, às 18h30min, na Escola Municipal Porto XV, uma audiência pública com os moradores do Bairro Porto XV para discutir a construção de uma quadra poliesportiva coberta, nas proximidades da escola. 

A Secretaria de Saúde de Imigrante realiza hoje a primeira das reuniões voltadas para a saúde do homem. A partir das 20 horas, no salão comunitário de Daltro Filho, ocorrem palestras médicas que enfocam temas como: câncer de próstata e de pele, colesterol e diabetes. 

Na próxima terça-feira, dia 07, ocorre sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado, para escolha da nova mesa diretora. A eleição realizada em dezembro, quando foi eleito presidente Lorival Silveira (PP), foi anulada pela justiça, pois apenas quatro, dos dez vereadores participaram do processo, o que não é permitido pelo regimento interno da Câmara.

Em Roca Sales encerram hoje as inscrições para a etapa municipal do concurso Garota Verão 2012. As meninas interessadas podem inscrever-se no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).  A escolha ocorre sábado, dia 04, a partir das 21 horas, na Praça Júlio Lengler.

A Faculdade La Salle de Estrela realiza nesta sexta-feira, dia 03, mais uma prova do seu Vestibular Continuado. As vagas são para os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão em Turismo e Secretariado.

O Grupo da Terceira Idade Vida e Esperança, de Capitão, realiza no dia 17 de fevereiro, um passeio turístico de Maria Fumaça. O passeio é realizado de trem a vapor pela Serra Gaúcha. Para participar do passeio, os integrantes do Grupo devem comparecer na recepção da Prefeitura, até o dia 10 de fevereiro, para realizar a inscrição.
           
Até segunda-feira, dia 06, a Univates estará com inscrições abertas para o Vestibular Complementar. As inscrições podem ser feitas no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 da Univates Lajeado, na Secretaria do Câmpus de Encantado ou pelo sitewww.univates.br/vestibular. O valor da inscrição é de R$ 40,00. A prova, composta por uma redação, será aplicada no dia 12 de fevereiro, às 13h30min, com duração de três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário