Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 24 de março de 2012

Secretaria de Educação de Lajeado recebe nova casa




Integrando a comemoração dos 157 anos de fundação do nosso município, nesta sexta-feira (23), o Governo de Lajeado inaugurou as novas instalações da Secretaria de Educação (SED). O prédio, situado na Rua Borges de Medeiros, nº 370, é carinhosamente conhecido como Casa da Borges. A construção data do início do século XX e é patrimônio histórico do município, recebendo cerca de 665 mil reais em obras de melhorias em seus mais de 933 metros quadrados, observando o princípio da acessibilidade e dos espaços, além da preservação das características históricas da edificação. A cerimônia contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Francisco Oscar Karnal, coordenados pelo maestro Rodrigo Ruárez. Os jovens entoaram músicas aos convidados.

Para a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso, o sonho tomou forma. “Este prédio, situado nesta região, parte importante da história coletiva de Lajeado e de muitas de nossas famílias, foi reformado e recebeu ampliações, para abrigar uma das mais importantes secretarias de nossa administração. As novas instalações, recebem um especial relevo, preservando suas marcantes características arquitetônicas, de tratar-se de um espaço bem maior, mais aconchegante, com um significativo aumento de sua área construída”, declarou Carmen. “Hoje, o Governo de Lajeado, através deste prédio, converte idéias em projetos, inovações em ações, coragem em trabalho, em compromisso, em realizações”, concluiu a prefeita.

A titular da SED, Rejane Thomas Ewald, declarou ser chegada a hora de abrigar um patrimônio de todos. “Este prédio, cuja reforma foi suada, discutida, esperada, abrigará todos os núcleos de serviço da Secretaria de Educação, como o seu setor administrativo, a Equipe de Apoio, coordenação dos Projetos Vida, Equipe de Manutenção das Escolas e Conselho Municipal de Educação”. Rejane lembrou ainda que das 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 16 receberam ginásios e nove receberam prédios novos. Os prédios foram entregues à Lauro Mathias Muller, Alfredo Lopes da Silva, Dom Pedro I, Oscar Koefender, Nova Viena, Porto Novo, Vida Nova, Santo André e São José, de Conventos. “Prédios que acolhem 4.822 alunos, com mais de 800 alunos atendidos em turno integral”, citou a secretária, citando também a construção de nove Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e a adequação de mais dois prédios para atender os pequenos. “Incorporamos 100% dos nossos prédios ao patrimônio da municipalidade”, disse, agradecendo às secretarias de Obras, Agricultura, Planejamento, além de todas as outras envolvidas nesta realização, e especialmente à equipe da SED. “Legitimamos, neste momento, unidade, cooperação, criatividade e de um indescritível sentimento de amor pela educação de nossa cidade”, concluiu Rejane.

A História

De acordo com o Inventário do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o prédio da Sed teve como proprietários iniciais a família Schneider, e ao longo do tempo já abrigou o Registro de Imóveis de Lajeado, e também a sede do Banco Popular do Lageado Ltda. (Spar und Darlehnskase Von Lageado) – fundado em 1906, e depois adquirido pelo atual Banco Sicredi.

Na década de 1960, enquanto estas duas repartições funcionavam no andar térreo do prédio, em seu andar superior morava o doutor Adalberto Breier, autor do atual Brasão de Lajeado.

Em 1992, o prédio passou a integrar o Inventário do Patrimônio Histórico de Lajeado, numa iniciativa do governo municipal, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Antes de ser adquirido pelo Governo de Lajeado, em 2007, o prédio abrigou também a Biblioteca Pública Municipal.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário