Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 24 de março de 2012

Taquari-Antas - Consulta pública registra os desejos da população de Bento Gonçalves e arredores


 
 
O Dia Mundial da Água – 22 de março - foi comemorado de forma especial em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Cerca de 130 pessoas participaram da consulta pública do Plano da Bacia Taquari-Antas, realizado no auditório do campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Essa foi a terceira das cinco consultas públicas sobre os usos e qualidades da água pela população, sucedendo Lajeado e Guaporé. 

Vacaria e Caxias do Sul são as próximas a receber o processo coletivo, respectivamente nos dias 29 de março e 12 de abril.

As manifestações dos moradores revelaram uma maior preocupação com a qualidade da água para abastecimento humano entre as classe 1 e 2, numa escala que vai de especial a 4 conforme o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). 

São intenções que forçariam uma mudança no quadro atual da região, que em função da grande concentração populacional e intensa atividade econômica tem rios com alto nível de poluição. “Percebemos nessa consulta uma distribuição maior dos usos e da necessidade de preservação das regiões produtoras de água e que fornecem água para a região”, destacou o presidente do Comitê Taquari - Antas, Daniel Schmitz. 

O balanço final, com a consolidação das vontades e usos prioritários estabelecidos pela sociedade, será apresentado no segundo semestre, quando uma nova rodada de consultas públicas será realizada em cada um dos cinco municípios que estão sediando os processos.

A atividade em Bento Gonçalves oportunizou aos moradores conhecer a realidade sobre os recursos hídricos dos 118 municípios que compõem a Bacia Taquari-Antas. E além disso, possibilitou que as pessoas explanassem e defendessem seus pontos de vista. “Que através das suas repartições ambientais o Governo possa investir para que tenhamos evolução na qualidade da nossa água”, cobrou o integrante da Associação Ativista Ecológica de Bento Gonçalves, Gilnei Rigotto. Wilson Bossle, da Emater, utilizou o espaço livre para afirmar os princípios que norteiam sua participação em todas as consultas, entre os quais o de que “a água é um bem público e que ninguém é dono do rio”. 

Em defesa do setor energético, Luís Antônio Leão, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE),salientou a importância das usinas de geração e fez considerações às possibilidades de uso dos rios de maneira equilibrada e racional.

A consulta pública teve a presença do diretor da Metroplan, Ricardo Cesar, representante do Governo do Estado; do vereador Mário Gabardo, pelo Poder Legislativo de Bento Gonçalves; e reitor da UCS, Isidoro Zorzi. “Temos aqui no Estado uma legislação de recursos hídricos que é referência nessa área para o Brasil. Vamos respeitá-la, traduzi-la e fazer com que a sociedade se aproprie dela. E quando isso acontece, não há retrocesso”, comentou o reitor.

Legendas:
Auditório da UCS de Bento sediou consulta pública
Reitor Isidoro Zorzi também manifestou suas intenções quanto ao futuro dos recursos hídricos da Bacia
Votação teve a participação de 130 pessoas
População pôde manifestar seus desejos nos diferentes trechos de rios da Bacia

Fotos: Simone Rockenbach Kamphorst

Nenhum comentário:

Postar um comentário