Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 30 de março de 2012

Umidade relativa do ar abaixo dos 15% em municípios do Rio Grande do Sul


O tempo seco e o baixo volume de chuva fizeram com que a umidade relativa do ar ficasse abaixo dos 15% em municípios do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou índice de 12% em Santa Rosa, no Noroeste. Em Santo Augusto, na mesma região, a umidade no ar foi de 15%, e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, de 18%.


Quando o índice fica abaixo de 12%, a situação atinge nível de "emergência", conforme uma escala definida pela Universidade Estadual de Campinas, (Unicamp), em São Paulo. O índice registrado em desertos geralmente fica próximo dos 10%. Dificuldades respiratórias e irritação nos olhos são consequências comuns nestas situações.

— A região noroeste e a Fronteira Oeste são afastadas do oceano e continuam sob o efeito da seca que atingiu o Estado. Por isso a baixa umidade — explica a meteorologista Estael Sias, da Central RBS.

Índices da escala da Unicamp:

Entre 20 e 30% — estado de atenção
Entre 12 e 20% — estado de alerta
Abaixo de 12% — estado de emergência

Municípios que tiveram umidade relativa do ar inferior a 20%:

Santa Rosa (12%)
Santo Augusto (15%)
Uruguaiana (18%)
Cruz Alta (18%)
São Gabriel (19%)

Variação da temperatura:

A tarde de sexta-feira no Rio Grande do Sul também foi marcada pela variação das temperaturas. O amanhecer teve frio de 6,8°C em Santa Rosa. À tarde, o termômetro chegou a 30,8°C, uma diferença de 24ºC.

Santa Rosa também registrou a menor tempertura do dia no Estado, de 6,8ºC. São Gabriel registrou a maior, de 30,8ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário