Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caminhada da Leitura pelo centro de Lajeado

PROJETO LAJEADO LEITOR ANO VIII: Caminhada da Leitura pelo centro de Lajeado marca início das ações em 2012

Carmen parabenizou os alunos pela criatividade das placas de incentivo à leitura
Rafael Scheeren Grün

No Dia Nacional do Livro Infantil e em que se comemora o nascimento de Monteiro Lobato, dia 18 de abril, a Secretaria de Educação (SED) promoveu o lançamento das ações do VIII ano do Projeto Lajeado Leitor. As atividades tiveram início com o pronunciamento da prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso, que falou para cerca de 400 crianças que aguardavam no largo da prefeitura. “Ler é querer, é viver, é tudo de bom”, disse Carmen, fazendo menção aos cartazes das crianças e parabenizando-as pela criatividade. “Por buscarem o hábito da leitura, vocês demonstram querer fazer de Lajeado uma cidade ainda melhor de se viver”, disse a prefeita, enquanto segurava uma das placas de incentivo à leitura, confeccionadas pelos alunos. Em seguida, eles partiram para a caminhada que se estendeu pela Rua Júlio de Castilhos, desde a prefeitura até a Rua Pinheiro Machado.
Distribuindo mensagens de incentivo à leitura para a população, os pequenos pararam a Júlio enquanto eram bem recepcionados pelos lojistas e comerciantes da cidade. “Isto tudo é muito positivo. A leitura abre muitos caminhos”, afirmou a professora aposentada de Língua Portuguesa, Gilca da Silva. Segundo ela, os adolescentes de hoje não se interessam pela leitura, além de muitos deles serem prepotentes. “Antigamente, eles te ouviam e te respeitavam”, lembrou Gilca, se questionando o porquê disso ter mudado. Além de toda essa movimentação pela causa da leitura, nos ônibus da empresa Ereno Dörr, a contadora de histórias Tatiana Linhares arrancava gargalhadas e surpreendia os usuários de transporte coletivo, que tiveram a sorte de dividir o espaço dos ônibus com ela. Não bastasse isso, no decorrer do dia foram distribuídas poesias feitas pelos alunos aos proprietários de restaurantes e padarias da cidade, que aderiram à ação “Poesia para Todos”. Durante a programação das rádios Independente e Tropical FM, também foram sorteados diversos livros, estendendo o alcance da iniciativa.
De acordo com a titular da SED, Rejane Ewald, o lançamento da programação do VIII ano do Projeto Lajeado Leitor superou as expectativas. “Além de incentivar o hábito da leitura, estamos contribuindo para o exercício da cidadania, estimulando as pessoas a expandirem seus horizontes e a perderem muitos de seus preconceitos”, afirmou Rejane.
Agraciado em 2006 com o Troféu Gestor Público, conferido pelo Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do RS, o Projeto Lajeado Leitor também recebeu em 2011, o prêmio Amigo do Livro, conferido pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Seu objetivo é fazer de Lajeado uma cidade de leitores, contribuindo com o exercício de uma cidadania mais consciente. Com ações feitas nas escolas, Rejane salienta que o projeto incentiva a comunidade lajeadense ao gosto e hábito da leitura, incentiva a criação e a produção literária nas escolas, democratiza o acesso à leitura e ao livro à toda comunidade, capacita professores e auxiliares de bibliotecário como mediadores da leitura e também estimula a comunidade a frequentar ainda mais os espaços de leitura.
Entre as atividades desenvolvidas através do projeto, destaca-se o Poesia para Todos, Leitura na Parada que disponibiliza materiais para leitura nas paradas de ônibus da cidade, Leitura no Parque que consiste na distribuição de material de leitura em praças e parques; além do incentivo à leitura nas escolas, feira do livro em parceria com o SESC, encenações, hora do conto, lançamento de livros de autores locais, mostra de trabalhos, aquisição anual de livros de Literatura Infantojuvenil para as escolas, Autor Presente que traz autores reconhecidos para falar com os alunos sobre suas obras, Concurso de Oratória em parceria com a JCI e a publicação da Revista Pedagógica Interfaces.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário