Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jornal A Hora - 10 Anos no Vale do Taquari


Jornal A Hora

Durante evento alusivo aos dez anos, veículo anuncia Manual de Redação e outras novidades 
A conclusão do Manual de Estilo e a criação do quadro Ombudsman marcam os dez anos do jornal A Hora. 
O evento alusivo à celebração ocorreu ontem à noite, no Estrela Palace Hotel, em Estrela. 
O aniversário do veículo de comunicação ocorre em 1º de julho. 

A Hora será diário 

De acordo com o diretor geral, Adair Gilberto Weiss, a expectativa da direção era tornar o jornal diário ainda no primeiro semestre de 2012. 
No entanto, foi prorrogada para os próximos meses. “Não queremos ser um jornal laudatório, pois o leitor desmerece isso. É preciso excelência e qualidade em todas as edições.” 
Adair cita que a filosofia é trabalhar com uma equipe enxuta e bem remunerada. 
A seleção de novos empregados será cada vez mais minuciosa, e todos devem estar cientes da política editorial e da conduta da organização. “Nosso foco é ser uma empresa de comunicação que faça eco aos anseios do Vale do Taquari. Para isso, só haverá espaço para profissionais inquietos e que sempre buscam melhorar.” 
Ele comenta sobre outras novidades para este ano, como a formação de um departamento de pesquisas, de um banco de dados, e dos comitês editoriais. Esse último, se resume a reuniões permanentes envolvendo líderes e autoridades ligadas a assuntos pertinentes, sempre dentro da linha editorial do jornal. 

As novidades e promoções são direcionadas ao leitor. O diretor de redação, Fernando Antônio Weiss fala a respeito do processo de reformulação e aprendizado pelo qual repórteres e diagramadores passaram nos últimos dois anos. “Foi uma espécie de reciclagem, tanto na área operacional como na ética dos nossos profissionais.” Durante o período, houve ajustes na equipe. Hoje, trabalham 11 jornalistas, dois correspondentes, dois diagramadores, uma secretária de redação e o editor-chefe. 
A reformulação se fez por meio de um trabalho ministrado pelo filósofo, especialista em linguagem da escrita, e ex-professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ademir de Jesus La Roque. Ele será o ombudsman a partir de novembro. Hoje, é o responsável pelo desenvolvimento e produção do Manual de Estilo. 
Conforme Weiss, durante o período foram corrigidos, principalmente, os chamados “vícios” de escrita, os jargões, a falta de objetividade no texto, e questões éticas e editoriais do jornal. “Estamos longe do que consideramos ideal. Mas a profissionalização e os avanços dos últimos anos, encorajam a direção a apostar e ousar”, acrescenta, referindo-se ao Manual e o quadro Ombudsman. 

Fonte: Jornal A Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário